Didatica geral

Categories: Trabalhos

0

ATIVIDADE AVALIATIVA QUESTIONÁRIO Curso Pedagogia Período Letivo 12011/2 Semestre 120 sem Nome Tutor Presencial Nome Professor EAD Nome Aluno(a) IRA I Número: ORIENTAÇÕES Disciplina Didática Nome: Paula Viviana Miotto IJória Pessoa de Oliveira Silva Nome: Janaína Aparecida de Sousa p Leia as questões abaixo e responda individualmente. Para finalizar, salve o arquivo em formato Word 97-2003 (. oc), contendo: I Seu nome e seu RA Nome do tutor presencial Nome da disciplina Nome do professor EAD Conteúdo das respostas das questões de novembro de 2011 à 02 de dezembro de 2011 Lembrem-se ! Esta questão deve ser respondida Individualmente e você deverá postá-la no ambiente virtual de aprendizagem conforme as datas previstas no I cronograma de aula, ou seja, 28 de novembro de 2011 à 02 de dezembro de 2011, impreterivelmente. IA atividade postada no prazo regular valerá de (zero) a 1,5 (um ponto e meio).

Em caso de atraso na postagem dessas atividades avaliativas, o valor máximo a ser atribuído para a tarefa é de (hum) ponto, ou seja, a latividade valerá de 0,0 (zero) à 1,0 (hum) ponto, ea data final para entrega delas será informado no ambiente virtual. I Atividade Avaliativa Questionário – Disciplina Didática Questões Dissertativas 1) 1) Haydt (2006) afirma que a Didática é uma seção ou ramo específico da Pedagogia; explicite o sentido dessa afirmação, detalhando o que I I você entendeu sobre as relações que têm sido estabelecidas entre a Didática e a Pedagoga. 0,2) Resposta: A pedagogia é mático da educação. É a uma seção ou I ramo específico da pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento. Enquanto a pedagogia pode ser conceituada como a ciência e a arte da ducação a didática é definida como a ciência e a arte do ensino. A didática, por sua vez, sendo parte da pedagogia, também está calcada numa concepção filosófica. Até o século XIX, a didática encontrava seus fundamentos lexclusivamente na filosofia. 2) Ao estabelecer os fins da Educação opta-se por um modelo, ao mesmo tempo, de homem e de sociedade. Essa escolha não é abstrata e atemporal. Há tantas escolhas possíveis quanto classes e grupos em conflito, pois a determinação dos fins pedagógicos exprime esses conflitos. Essa I afirmação coloca, em primeiro plano, qual função da educação? Explique. (0,2) Resposta: A função da educação é uma relação entre educador e educando, estimulando e ativando o interesse do aluno.

O professor traz funções para o desenvolvimento do educando incentivar, energizar e orientar. A educação, construção do conhecimento é um processo interativo e social nos quais os agentes que deles participam, estabelece relação entre si. Nesta interação, eles transmitem e assimilam conhecimentos, trocam ideias, expressam opiniões, compartilham experiências, manifestam suas formas de ver e conceber o mundo e veiculam os valores que norteiam I suas vidas. Resposta: Abordagem interdisciplinar refere-se a prática de relacionar as matérias (disciplinas), podemos citar como exemplo para trabalhar essa interdisciplinar, desenvolver uma receita usando para tal várias disciplinas: a português — para ler e interpretar a receita; a matemática – para as quantidades e também valores dos ingredientes; a geografia – para investigar lugares mais propícios para se encontrar I certos ingredientes; a ciência — para estudar as reações da mistura dos ingredientes.

Consideramos que esta seja uma boa prática de abordagem nterdisciplinar. 14) Após as teleaulas, leituras e discussões sobre os principais referenciais curriculares brasileiros para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, qual a sua compreensão sobre currículo e objetivos educacionais? Quais as relações que se estabelecem entre esses dois elementos do planejamento do ensino? (0,2) Resposta: A relevância deste estudo surge em âmbito educacional, é um tema a ser discutido.

As práticas curriculares utilizadas precisam ser conhecidas e compreendidas, o que pode ser possibilitado com integração da avaliação curricular às práticas vivenciadas. O objetivo deste I artigo é discutir as tendências curriculares, na tentativa de buscar a compreensão do cotidiano das instituições de ensino superior. O currículo é concebido com construção social do conhecimento historicamente produzido e das formas de assimilá-lo.

Portanto, a pesqulsa bibliográfica apresentada, leva a concluir que produção transmissão e assimilação s que compõem uma entre “dizer e o fazer”. A importância dos objetivos educacionais, a prática educacional baseia-se nos objetivos por meio de ma ação intencional e sistemática para oferecer aprendizagem. Desta forma os objetivos são fundamentais para determinação de propósitos definidos e explícitos quanto às qualidades humanas que precisam ser adquiridos.

Em relação aos conteúdos é necessário destacar que sua seleção deve ser feita tendo em vista as necessidades históricas e sociais do tipo de sociedade no qual a escola se insere. A democratização das relações internas passa pela cogestão, pelo diálogo e pela criação de condições que possibilitem o repensar critico da prática pedagógica, I m todos os seus aspectos, tais como: priorização de conteúdos, organização curricular, adequação metodológica e aperfeiçoamento do processo de avaliação do rendimento escolar.

O planejamento tem sido visto como um meio para facilitar e viabilizar o atingimento dos dois elementos desejados. 5) Em nossas teleaulas e discussões, apresentamos diferentes perspectivas de organização do processo de ensino e aprendizagem, nas quais o professor poderá pautar-se para propor situações didáticas adequadas aos objetivos e conteúdos que ensina. Quais são as pnnclpals aracterísticas do procedimento de ensino-aprendizagem individualizante? (O, 1) Resposta: Aula expositiva, Estudo dirigido, Método Montesson, Centros de interesse. ) Há uma discussão do “ser” rofessor que envolve a diferenciação entre a peda essor e a pedagogia do S discípulo confia no mestre para I que o instrua e o conduza, enquanto ele não for capaz de se conduzir sozinho, entendendo que a condição de discípulo é provisória. Assim, a I experiência do mestre, adquirida mediante a prática e a sagacidade, é, na verdade, a capacidade de discernimento dos spíritos. O pressentir I las possibilidades de cada um, propõe fins ao alcance dos discípulos, assim como os meios de alcançá-los, por meio da utilização das suas I capacidades.

Discorra sobre as ideias que o texto afirma. (0,2) Resposta: O texto nos fala da complexidade de ser professor, ou melhor, ser mestre, no sentido de saber prever as capacidades de seus discípulos e saber conduzir e aperfeiçoar sempre para um melhor resultado. O mestre não só ensina, mas também mostra o caminho a ser percorrido, mostrando aos seus discípulos o conhecimento a i mesmo, para que possam assim ter o melhor desempenho. 7) É necessário adotar alguns critérios ao oportunizar os recursos audiovisuais nas situações de ensino-aprendizagem.

Comente alguns e escreva sobre eles. (0,2) Resposta: A escolha e a utilização de recursos audiovisuais na educação evidenciam a importância da utilização de diversos recursos na sala del aula. Podemos citar o uso do computador, que no processo de ensino e aprendizagem significa muito mais que transpor as mesmas metodologias e materiais didáticos da sala de aula regular para um ambiente nformatizado e requer m tura do professor e do diferente e talvez mais interessante para ele um assunto do currículo escolar, promovendo I assim maior interesse e um aprendizado mais proveitoso. ) A avaliação do processo de ensino e aprendizagem, que se pauta exclusivamente nos resultados obtidos pelos alunos em Instrumentos como provas e testes é denominada somativa. Escreva um texto caracterizando a avaliação formativa e a diagnóstica. (0,2) Resposta: A avaliação formativa é componente indispensável e indissociável da prática pedagógica, suas múltiplas funções se onsubstanciam na I orientação e regulação do processo ensino-aprendizagem no âmbito da aprendizagem significativa.

Para o aluno, a função dessa concepção de avaliação é fornecer subsídios para que ele compreenda o seu próprio processo de aprendizagem e o funcionamento de suas capacidades cognitivas Isubjacentes na resolução de problemas. Dentro desse escopo, o foco se desloca do nivel do desempenho para o nível da competência. para o professor, a avaliação formativa orienta e regula a prática pedagógica, uma vez que se propõe analisar e identificar a dequação de ensino como verdadeiro aprendizado dos alunos.

A avaliação diagnóstica é uma avaliação pedagógica e não punitiva, que vai além da prova clássica, cujo objetivo é contabilizar acertos e erros. Com a avaliação diagnóstica, o professor deve ser capaz de chegar à matriz do erro ou do acerto, interpretando a produção do aluno. De acordo com a avaliação diagnóstica, o professor precisa localizar num determinado momento, em que etapa Ido processo de construção do conhecimento encontra-se o estudante e, em seguida, i ntervenções pedagógicas

Como, quando e onde surgiu

0

Como, Quando e Onde surgiu Tales, da colônia grega de Mileto — por isso chamado Tales de Mileto(l) – é

Read More

Computação ubíqua

0

Computadores Paralelos Trabalho apresentado como parte das exigências da disciplina de Organização e Arquitetura de Computadores ao docente Marlon Paolo

Read More