Diversidade cultural

Categories: Trabalhos

0

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA CURSO de PEDAGOGIA á Distância Márcia Machado Mendes, RIJ 650453 Santa Ricardo Pagani , RU 655577 RELATÓRIO DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 2 p SÃO LEOPOLDO 201 1 MARCIA MACHADO MENDES – RU 650453 SANTA RICARDO PAGANI – RIJ 655577 3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA NSTITUIÇAO. 4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO……. 06 5 CONSIDERAÇOES FINAIS. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS………………………. ………………………………….. 2 NTRODUÇÃO A atividade de estágio nos permitiu atuar diretamente no cenário de trabalho, enfrentando situações que ão poderiamos reproduzir em aula e tomando contato com diferentes técnicas e realidades que existem fora de nossa sala de aula, dai resultaram novos assuntos para discussão acadêmica ou temas para a pesquisa, além de parâmetros valiosos para a adequação do currículo do curso. O estágio serve para avaliar os futuros profissionais e, muitas vezes, resulta em melhoria da produção ou desempenho de nossas atividades.

Nós, Márcia Machado Mendes e Santa Ricardo Pagani, neste relato representamos a síntese de nossa caminhada como observadoras do sistema educacional de jovens e adultos numa scola de periferia/rural, da cidade de Sapucaia do Sul/RS, com cidadãos de classe operária e onde se trabalha o conhecimento no horário noturno na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antonina Ramires da Silveira, nos dias 28 de junho de 2011 á OI de juho do mesmo ano.

Nosso objetivo foi o estágio observador na classe da EJA nas turmas de terceiros aos uintos anos, afim de conhecermos a metodologia aplicada, ai os alunos fazem com 2 2 com o teórico e prática, pois na prática o processo que se revela na forma de teorias, sem ela não podemos nos socializarmos nem trocarmos informações sobre o conhecimento . Nesse projeto usamos como metodologia a pesquisa de campo e pesquisa.

Sendo assim apresentaremos neste presente relatório que a aprendizagem foi recíproca, e que compreender e construir conhecimento só pode acontecer a partir dos conhecimentos já disponíveis, assim toda consciência é fruto de um processo histórico determinado pelo contexto social e pela interação entre os sujeitos atuantes deste processo. Pois é através dela que construímos nossa identidade histórica que nos constitui como seres atuantes dentro de um contexto. IDENTIFICAÇAO DA INSTITUIÇAO ESTAGIADA A Escola Estadual de Ensino Fundamental Antonina

Ramires da Silveira, localizada na rua Estrada dos Ramires, s/ no,km 1,5 – Bairro Costa do Morro, na zona rural de Sapucaia do Sul,RS. Telefone 381. 1000 . É uma escola pública estadual, tendo como nível sócio-economico de classe baixa em sua maioria. Os turnos de atendimento da escola são manhã das 7 horas e 30 minutos às 11 e 30 minutos,tarde das 13 horas às 17 horas e à noite das 19 horas às 22 horas. A instituição possui cerca de 120 alunos no diurno, distribuídos entre 0 10 e 060 ano, com 25 alunos distribuídos em 2 turmas noturnas de EJA.

Possui atualmente 6 professores , na ua maioria com formação superior e licenciaturas. 30F 12 concepção pedagógica da escola estagiada preocupa-se em oportunizar atividades significativas do cotidiano, a consciência baseada na interação, na busca da verdade, da realização humana, do respeito, da solidariedade, responsabilidade, criatividade, para uma educação transformadora do ser humano e do meio em que está inserido. Procura criar condições para construção de identidades, através do reconhecimento de igualdade e direitos, orientando e Incentivando o senso critico dos alunos.

A escola tem como objetivo, propiciar ao aluno ondições para uma busca da realização humana, mostrando que cada um tem seu valor. Existe a preocupação de que o aluno construa o seu aprendizado através da experiência. A escola conta com uma equipe de trabalho participativa, crítica, criativa e consciente que procura perceber quais os problemas que dificultam a aprendizagem de seus alunos e ajuda na formação e na inclusão escolar educando a uma consciência participativa.

A escola procura passar aos alunos uma educação de qualidade, utilizando os conteúdos trabalhados para contribuir com o desenvolvimento das capacidades do aluno ajudando na ormação e aguçando o interesse, fazendo com isso que o aluno esteja apto para uma vivência em sociedade. DESCRIÇAO E ANALISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTAGIO Ramires da Silveira, visitad er[odo de 28 de junho AGE 4 2 observada estava cursando 0 40 ano do ensino fundamental na modalidade EJA. O ambiente em que as aulas ocorreram foi em uma das salas de aula, mas tivemos a oportunidade de conhecer toda a escola.

Ao observarmos o aspecto físico, percebemos que a escola é bem pequena,tendo apenas 3 salas de aula, uma minúscula cozinha, não possui refeitório e os alunos tem ue fazer a merenda na própria sala de aula,uma secretaria, 2 banheiros, sala de informática. As salas e corredores tem estantes de livros, já que não possui uma biblioteca. As condições do prédio são excelentes quanto a organização, limpeza e uma boa conservação das salas. Notamos que o laboratório de informática é bem equipado, embora a realidade dos estudantes seja diferenciada da realidade da região central, já que a maioria é de trabalhadores rurais.

Possui um pátio bem cercado e em ótimas condições. A sala de aula em que estagiamos, é bem arejada e iluminada, facilitando uma aula agradável. Uma ótima conservação dos móveis. A distribuição das classes é bem espaçosa e os alunos podem circular pela sala para pratica de atividades. As salas comportam bem o numero de alunos que ali estudam, existe um acolhimento bom devido ao espaço ser pequeno, o entrosamento aluno/professor se torna mais acessível.

A escola conta com apenas 2 funcionárias, uma merendeira e uma auxiliar de limpeza. No quadro de professores, conta com 6 profissionais, diretora e vice-diretora e 1 secretária. A turma de Eja estagiada conta com poucos alunos devido a algumas desistências e até mesmo pela dificuldade de cesso, ora pelo tipo de emprego que alguns mantém, ora pela distância que outros tem que percorrer até a escola. A turma observad 2 A turma observada tem 13 alunos, sendo 2 alunos homens e a maioria mulheres, a faixa etária varia de 20 a 65 anos.

Todos muito concentrados e interessados, alguns tinham dificuldade de raciocínio lógico, mas demonstravam muito interesse na aula A comunicação entre os alunos e a professora era muito boa, com uma fácil compreensão da linguagem. Percebemos um certo carinho e envolvimento por parte da professora, que se mostrou uma excelente profissional. Observando as aulas pudemos perceber que a professora além de atenciosa é bastante calma, demonstrou multa gentileza e preocupação com o bem-estar dos alunos, aplicou atividades lúdicas, segundo ela “para melhorar o conteudo, pois quando tocamos nas coisas temos mais noção da realidade”. s métodos usados por ela foram de acordo com a realidade e a dificuldade de cada um, sempre respeitando as diferenças, tanto de idade,como crenças, etc. Segundo nossa rápida entrevista, a professora é muito experiente no que se diz respeito a Educação de Jovens e Adultos, notamos um grande ntrosamento da turma com a professora, que nos pareceu muito prestativa e humana. Como a escola e a turma são pequenas, sentimos como se fosse uma continuação de família e os assuntos abordados giram em torno da realidade do meio em que vivem e também percebemos que a curiosidade de alguns eram bem esclarecidas sempre que surgiam dúvidas.

A professora falava eloquentemente e num tom muito agradável, sempre a disposição do aluno para esclarecer as dúvidas que iam surgindo no decorrer das aulas. A professora se veste adequadamente para o exercício de sua função, com roupas confortáveis que facilitam seus ovimentos durante a aula. 6 2 exercício de sua função, com roupas confortáveis que facilitam seus movimentos durante a aula. A turma era dinâmica e bastante entrosada, na sua maioria eram animados e mostravam uma grande participação na aula ministrada.

O grupo nos pareceu multo unido,não sentimos nenhuma discriminação entre eles,o clima social existente não interfere na apredizagem pois um procura ajudar o outro em suas dificuldades. Os alunos foram bem receptivos em relação à nossa pequena estadia entre eles. Ficamos sensibilizadas pelo fato de encontrar pessoas com tanta vontade de aprender, pessoas uito simples em seus modos de ser, mas muito simpáticas e carinhosas. A metodologia empregada pela professora, nas aulas por nós assistidas, foram elaboradas, aplicadas e bem aceitas pelos alunos.

Foram usados recursos tanto visuais como materiais que ajudaram nos conteúdos por ela desenvolvidos. As aulas foram condinzentes com a faixa etária e com a realidade ali existente. A professora tem uma postura exemplar, carismática e envolvente. Nas aulas por nós assistidas foram feitas duas atividades de avaliação, onde a professora procurou ver a assimilação das disciplinas já cursadas, matemática, português e ciências. Essas atividades eram passadas aos alunos, dando um tempo para esclarecer e eliminar dúvidas antes da execução das mesmas.

Foram dados 30 minutos de duração para responder as questões. A escola em que fizemos o estágio procura assegurar a continuidade dos estudos dos alunos,fazendo com que os alunos se integrem na sociedade através de atividades práticas e atuais, incentivando a curiosidade e aguçando a vontade de aprender mais. Devido ao nível sócio-econ 2 curiosidade e aguçando a vontade de aprender mais. Devido ao nível socio-economico da classe, a dificuldade maior é de conciliar os horários de trabalho com o studo.

Baseado nesta dificuldade da turma, elaboramos um plano de estágio com o tema: “Como podemos preservar a natureza e o meio ambiente” , com o objetivo de tornar as aulas mais prazerosas e atrativas, procurando um contexto mais próximo da sua realidade, pois os alunos querem ver a aplicação imediata do que estão aprendendo e, ao mesmo tempo, precisam ser estimulados para resgatarem a sua auto-estima O tema exposto foi importante para os alunos, porque houve uma identificação rápida, já que o meio em que vivem e trabalham é ligado direto com a natureza e nós como professoras, procuramos mostrar que para adquirir uma onsciência sobre esta questão ambiental todos teriam que se envolver em um aprendizado constante, pois a natureza também está em continua transformação. Sabemos que para a raça humana existir precisou de condições ambientais, social e a natureza como pano de fundo abrigou também essa Idéia, mas é nos laços de solidariedade que se estabelece os vínculos entre os pares para sobreviver precisamos nos afirmar no grupo, é ele que irá determinar os passos que podemos seguir sem ele a não há sobreviventes.

Os objetivos de nosso plano de estág o: -Conscientizar -Sensibilizar -Valorizar tudo aquilo que temos Reciclar e reaproveitar de uma forma consciente Proposta de trabalho; Além de conscientizar sobre o consumo exagerado, e todo beneficio do lixo reciclado, procurando construir novas maneiras de ver e sentir o 80F 12 benefício do lixo reciclado, procurando construir novas maneiras de ver e sentir o meio ambiente,mostrar que o planeta terra é muito importante e é através do aprimoramento das técnicas utilizadas em sala de aula (teoria e prática) que irá despertar o interesse em protegê-lo, podendo ser através de reciclagem de embalagem, na conscientização de não poluir os rios, o ncentivo de reflorestamento e o ponto mais importante é levar essas atividades simples às crianças, os jovens e os adultos, desenvolvendo ações e a participação de toda a comunidade escolar.

A atividade feita por nós não pode ser totalmente aplicada devido a alguns contratempos, mas a teoria foi bem aceita e despertou o interesse da maioria, fazendo assim com que alguns de nossos objetivos fosse alcançados. Conseguimos de certa forma conscientizar a importância da reciclagem do lixo e da preservação da natureza através de uma coleta seletiva. Nestes dias de estágio podemos perceber que o rocesso de aprendizagem desta escola está dentro dos padrões de outras escolas, poderiámos até dizer que melhor, em se tratando do fator humano. Sentimos um comprometimento com o aluno, com a educação,considerando suas condições sociais e culturais.

Todo ser humano é um ser em evolução e vive em grupo e é para ele que se constitui, como forma de preservação da espécie, no grupo o sujeito fica intocável, mais forte com característica do grupo, com o passar dos tempos a sujeito se constitui, na sociedade que pertence, isso define pelo modo de vida social que se desenvolve implica assim no reconhecimento e que a atividade humana está vinculada a construção de significados que dão sentido a existência, análise da cultura, dessa forma, não pode ficar restrita ao produto da a existência, análise da cultura, dessa forma, não pode ficar restrita ao produto da atividade humana mas ao processo que esta atividade é elaborada. Segundo Mario Michaliszyn (2011,p. 24) Define cultura como o processo através do qual o homem dá sentido a 51 e a todas as coisas que o cercam: a natureza e o outro como qual estabelece relações de convivência.

A cultura não possui conteúdo em si na mesma e é produto exclusivo da condição humana. O homem é tanto seu produtor quanto o é por ela produzido. odos os seres humanos fazem parte de uma história e isto nos remete a que todos seres humanos são constituídos historicamente e socialmente na própria escola que como espaço de movimento que se destina a seres em construção, tendo como responsabilidade o social, ela é um lugar de diferenças históricas, sociais culturais e ambientais. E colocamos aqui também e isso pode ficar para estudos posteriores é um lugar de curiosidades e experimentações como já dizia Paulo Freire (1978, p. 2) Não haveria criatividade sem a curiosidade que nos move que nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo que fazemos. É na aprendizagem que o ser humano se descobre o prazer da descoberta, a curiosidade pelo conhecimento e a compreensão deste, por isso a cultura nao pode ser excluída da aprendizagem, é preciso que ela esteja Junto ao ensino do jovem para que este conheça diferenças e saiba utilizá-las. Antes de entrar na escola o aluno já aprendeu muitas coisas e continuará aprendendo várias outras fora da escola. Certo é que, o professor não é a única influencia que o aluno recebe para a educação. Fora 0 DF 12

Mc donalds

0

• uma enorme grelha na qual se poderia fritar vários hambúrgueres simultaneamente; • uma estação de temperos onde se poderia

Read More

Lutero

0

Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas Disciplina de História da Enfermagem Título: “Lutero” Aluna: Angela pereira de Sousa

Read More