Doenças causadas por poluição

Categories: Trabalhos

0

Doenças causadas por poluição atmosferica Sem dúvida, a doença mais frequente é a inflamação. Durante os episódios de poluição, quando a CETESB avisa que o ar está rum, muitas pessoas sentem ardência nos olhos, nariz, garganta, traquéia e, por vezes, tossem. A inflamação nada mais é do que uma das formas com que os tecldos reagem perante irrltantes químicos, físicos ou microrganismos. Nestas áreas do corpo haverá maior produção de lágrima ou muco e os tecidos ficam vermelhos.

Trata-se de um incômodo maior ou menor, porém que depois de algumas horas cessa espontaneamente. OS POLUENTES que causam inflamação são muitos, os mais importantes são : óxidos de nitrogênio, dióxido de enxofre, Swipe to page hidrocarbonetos, ald fotoquímicos (por ex p D ora to view nut*ge É preciso entender a que muitas vezes é o o e oxidantes rbono (CO), alidade do ar. Essencialmente, trata-se de uma subst ncia que prejudica a oxigenação dos tecidos e, por isso, é classificado como um asfixiante sistêmico.

A substância que carrega oxigênio aos tecidos é a hemoglobina que está dentro dos glóbulos vermelhos do sangue (também chamados de hemácias ou eritrócitos). Ao ível dos capilares pulmonares, a hemoglobina recebe oxigênio do ar que está nos alvéolos e, depols, continua pelos vasos sangüíneos para levar este elemento vital a todos os tecidos. Lá ele troca o oxigênio por dióxido de carbono que transporta até aos pulmões para liberá-lo no ar alveolar e carregar-se, novamente, com oxigênio.

O perigo do CO reside no fato de que impede a oxigenação dos tecidos, que é um fenômeno biológico complexo e suas manifestações clínicas são complicadas. Todos os órgãos necessitam de oxigênio, principalmente o sistema nen. •oso central. Portanto, casos graves de intoxicação por CO, que amais ocorrem ao ar livre mas apenas em ambientes fechados (garagens, túneis longos e mal ventilados), provocam confusão mental, inconsciência, parada das funções cerebrais e morte.

No caso das poluições atmosféricas de São Paulo, a inalação crônica de CO não é perceptível. No entanto, sabe-se que pode agravar ateroscleroses, principalmente do coração, sobretudo em fumantes. Toneladas de material particulado jogados á atmosfera De acordo com o Inventário, entre os anos de 1998 e 2003, 130 milhões de toneladas de C02 foram jogadas na atmosfera. Já em 2009, este número subiu para 170 milhões de toneladas, as quais 38% originaram-se de automóveis, incluindo ve[culos movidos a Gás GNV, e caminhões.

As projeções para 2020 são ainda mais graves. O setor rodoviário, por exemplo, poderá emitir 60% a mais do que emitiu em 2009, chegando à casa dos 270 milhões de toneladas de C02, dos quais, 40% será emitido por automóveis. Já em relação à emissão de material particulado, o relatório aponta que, em 1997, 69 mil toneladas do poluente foram lançadas à atmosfera. Em 2009, o segmento de caminhões pesados respondeu por das emissões, enquanto a frota de ônibus foi responsável pela emissão de 20% de MP à atmosfera.

Enfermagem

0

DISCIPLINA ASSISTCNCIA INTEGRAL: você ATUA EM UMA UNIDADE CIRÚRGICA E RECEBE PARA INTERNAÇAO UM PACIENTE QUE IRA SE SUBMETERA UMA

Read More

Contabilidade e a controladoria, tema atual e de alta relevância para a profissão contábil – resenha

0

Controladoria CURSO DE CIÊNCIAS CONTABEIS -40 ano (A Contabilidade e a Controladoria, Tema Atual e de Alta Relevância para a

Read More