Economia
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA- Questões para revisão 1) Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção? Porque caso não houvesse escassez de recursos não teria razão para pensar em que, quanto, como e para quem produzir já que todas as pessoas do planeta teriam acesso a todos os recursos disponíveis dado que os recursos seriam ilimitados e por isso todos os produtos poderiam ser produzidos em unidades ilimitadas.
OF4 2) O que mostra a c a de transformação. A Curva de Possibilid e produção ou curda ostra como o roduto potencial de uma economia pode ser repartido nos diferentes produtos entre produções distintas, ou seja, dada produção atual, o quanto a sociedade tem que abrir mão de determinado bem para poder produzir, e conseqüentemente consumir, mais do outro bem. ) Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente. A curva de possibilidades de produção expressa a capacidade máxima de produção da sociedade. Devido à escassez de recursos, a produção total de um país tem um limite máximo (produção potencial ou produto pleno emprego) quando todos os ecursos disponíveis estão empregados. ) Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os economia de mercado, percebemos que o fluxo de mercadorias e serdiços entre as firmas (unidades produtivas) e as famílias (unidades consumidoras e detentoras dos direitos sobre as firmas) tem por contrapartida um fluxo monetário, dos pagamentos dos serviços (comissões e salários) e dos bens (preço pago pelos produtos) e a remuneração dos fatores de produção (lucros das firmas distribuídos às famílias que detém sua propriedade acionária).
Este fluxo de bens e serviços e de agamentos é que determina quais os produtos devem ser produzidos, em que quantidade, de que forma e para quem. 5) Conceitue: bens, de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção. Bens de capital: são bens utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo. Bens de consumo: bens que se destinam diretamente ao atendimento das necessidades humanas. Bens intermediários: são aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo produtivo.
Fatores de produção: são os recursos de produção da economia, sendo constituídos de recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia 6) O que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos? Exemplifique. A Economia pode subdividir-se em Economia positiva e em Economia normativa. O argumento positivo diz respeito ao que é, enquanto o argumento normativo refere-se ao que deve ser. A Economia positiva refere-se à descrição da realidade, ao passo que a Economia normativa Economia positiva refere-se à descrição da realidade, ao passo ue a Economia normativa liga-se à política econômica. ) Qual a importância da Matemática e da Estatística para estudos econômicos? Exemplifique. É a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. O estatístico planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições. FUNDAMENTOS DA ECONOMIA PROFESSORA Gisele Aluna: Ana Lídia Brasil Turma: 002 1) Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
R: Os mercantilistas se preocupavam com o acumulo de riquezas de uma nação e os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza,desejadas pela Providência Divina para a felicidade dos homens. 2) Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais as principãs idéias? R: O Mais destacado foi Adam Smith suas principais idéias eram baseadas na livre iniciativa, considerava que a causa das riquezas das nações era o trabalho humano, que a produtividade decorre da divisão do trabalho e ainda a idéia de que todos os antes em usca do lucro máximo acabaria promovendo o bem-estar de toda a comunidade. ) O que diz a teoria de vantagens comparativas? Quem foi seu autor? R: O autor dessa teoria foi David Ricardo, ele defendia a questão de até onde era bom e int der e comprar de outro 3 pais. 4) Qual a principal diferença entre a lei de Say e o principio Keynesiano da demanda efetiva? R: Para a Lei Say a oferta cria sua própria procura e para o Keynesiano o responsável pelo volume de emprego é o nlVel de produção nacional de uma economia ,determinado pela demanda agregada ou efetiva, ou seja a demanda agregada de bens e erviços sobre o nivel de emprego. ) Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesianos, marxistas e institucionalistas? R: Monetarismo é uma teoria econômica que defende que é possível manter a estabilidade de uma economia capitalista através de instrumentos monetários, pelo controle do volume de moeda disponível e de outros meios de pagamento. Fiscalista é relativo ao direito fiscal ou tributário. Pós-keynesiana: é baseada nas idéias de John Maynard Keynes.
Difere da economia keynesiana em diversos aspectos, enfatizam papel da moeda e da especulação financeira, da demanda agregada e a incerteza dos empresários. O Marxismo: é o conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels. Baseado na concepção materialista e dialética da História, Interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí conseqüentes. nstitucionalistas :Tendência para multiplicar as instituições, os organismos de controle etc. , principalmente nas áreas política e econômica. 4DF4