Engenharia hidraulica

Categories: Trabalhos

0

Para os líquidos estas grandezas variam com a pressão e a temperatura. A água tem o valor máximo de massa volúmica à temperatura de 40C, que à pressão atmosférica normal toma o valor de 1000 kg/m3. Considerando a aceleração da gravidade igual a 9,8 ms-2, o peso volúmico, à mesma temperatura será 9800 Nm3. . 2. Viscosidade A viscosidade dos fluidos traduz-se pela resistência que estes oferecem à deformação. Assim, no seu escoamento desenvolvem-se forças resistentes, que dão parte à dissipação de parte da energia mecânica possuída pelo fluido em movimento.

Ao pretender modificar-se a forma de uma massa de fluido, observa-se que as camadas do mesmo se deslocam umas em relação às outras, até que se alcance uma nova forma. Durante este processo ocorrem tensões tangenciais (esforços de corte) que dependem da viscosidade e da velocidade do fluido. O comportamento de u 20Fg esforços de corte) que dependem da viscosidade e da velocidade do fluido. O comportamento de um fluido sob a acção de um esforço de corte é importante na medida em que determinará a forma como ele se movimentará.

A fim de que se possa introduzir a noção de esforço de corte (tensão tangencial), torna-se necessário analisar as forças exteriores que actuam numa determinada massa de fluido sujeita à acção da aceleração da gravidade. Num fluido em repouso não existem tensões tangenciais e de acordo com a lei de Pascal a pressão num ponto é igual em todas as direcções. Nos fluidos em movimento, em que se manifeste a acção da viscosidade desenvolvem-se tensões tangenciais ou esforços de corte.

A viscosidade é uma propriedade física que é definida como sendo a resistência de um fluido ao seu escoamento uniforme. 2. 3 Compreensibilidade A compressibilidade dos fluidos traduz-se pela diminuição do volume ocupado por uma determinada massa de líquido quando aumenta a pressão a que esta está sujeita. De acordo com o seu comportamento sob a acção de uma pressão aplicada exteriormente os fluidos podem ser classificados da seguinte forma: Incompressíveis – Se o volume de um elemento de fluido é independente da sua pressão e temperatura.

Nos líquidos as pequenas variações de pressão, podem-se considerar incompressíveis para a maior parte dos fenómenos. Compressíveis – Se o volume de um elemento de fluido varia com a sua pressão e temperatura, como acontece nos gases. Note-se contudo que nenhum dos 30Fg sua pressao e Note-se contudo que nenhum dos fluidos reais é completamente incompressível. No entanto, os líquidos podem ser encarados como tal para efeitos de estudo de grande parte das aplicações práticas. no entanto importante realçar que em alguns fenómenos, como por exemplo na análise do choque hidráulico, deve ser considerada a compressibilidade do fluido. Quando a pressão num ponto de um líquido desce até à respectiva tensão de saturação de vapor, o líquido entra em ebulição. A tensão de saturação do vapor de um líquido, varia em função da temperatura. A tensão de saturação de vapor para a água à temperatura de 200C é de 2330 N/m2, e à temperatura de 1000C iguala a pressão atmosférica normal.

No escoamento de líquidos aparecem, em certas condições, zonas em que a pressão desce até à tensão de saturação de vapor, formando bolhas de ar, indicadoras da ocorrência do fenómeno de cavitação O escoamento é variável se, numa dada secção transversal, a velocidade média e o caudal variarem com o tempo. O escoamento é permanente se, em qualquer secção transversal, a área da secção líquida e a velocidade média forem invariáveis com o tempo. Num escoamento permanente a velocidade pode variar de ponto para ponto, mas, em cada onto, mantêm-se constante ao longo do tempo.

Um escoamento uniforme é um movimento permanente em que a velocidade é constante ao longo de uma mesma traject 40Fg uniforme é um movimento permanente em que a velocidade é constante ao longo de uma mesma trajectória (em módulo, direcção e sentido). Pode então dizer-se que o escoamento é uniforme se as trajectórias forem rectilíneas e paralelas e se a área da secção líquida, a velocidade media, forem invariáveis com o tempo e a secção transversal considerada. O movimento uniforme só é possível em condutas e canais de eixo rectilíneo e de secção constante.

Escoamentos transitórios são escoamentos que se estabelecem na transição entre duas situações de escoamentos permanentes. As redes de condutas consideram-se sistemas complexos porque são constituídas por tubagens ligadas em série elou paralelo, formando feixes ou malhas de condutas. Estes sistemas aparecem normalmente nas redes de abastecimento de água municipais ou industriais e nas redes de combate a incêndios. Chama-se nó ao ponto de intersecção de três ou mais condutas e malha a todo o circuito fechado constituído por três ou mais condutas ligadas em série.

Pesquisa

0

Centro Integrado de Educação Profissinonal Curso Técnico em Radiologia Médica Informática aplicada à Radiologia Radioatividade Agricultura Medicina ±amViewer npvl nonbITKe

Read More

Bambu

0

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ Bruno Santos Fonseca Elisangela Teles Higuchi Henrique Coradassi Thiago André Koteski A APLICABILIDADE D 6 p

Read More