Estudo de caso cbc
Foi criada na união de um gerente de modas de grande conceito no mercado, com um expert da indústria parisiense de confecções, conhecedor profundo de todas as fases técnicas da produção. Pela obsessão na diminuição dos custos e por produzir em série, sinaliza que está focada para as classes de menor poder aquisitivo. Possui grande poder de mercado devido às inovações tecnológicas do diretor técnico, tendo como missão oferecer produtos de qualidade com preços compet Swipe to view next page competitivos.
Em 1978 transforma-se a empresa em sociedade anônima denominada CBC, a qual será minuciosamente explanada. sistema organizacional era dividido entre os dois sócios, sendo que o Cláudio seria o responsável por toda a burocracia e administração da empresa e Marcel o responsável pela parte técnica e operacional da empresa. Todas as decisões administrativas eram tomadas pelo Cláudio, derivadas pelo sua autoconfiança e habilidade na área, sendo ele a pessoa que detinha a palavra final em qualquer situação.
Porquanto Marcel, sendo especialista na parte técnica, não nterferia na área do Cláudio por justamente ter pavor da burocracia e decisões administrativas. Cláudio e Marcel, ao verificarem o crescimento da empresa, resolveram criar cargos de direção e promoveram antigos funcionários calcados no critério de lealdade apenas, sem se preocuparem de verificar se os mesmos detinham o conhecimento técnico necessário inerentes aos cargos.
Apesar de a direção compor a área estratégica da empresa, apenas Cláudio continuava a ter a palavra final sobre qualquer assunto. A única estratégia de planejamento visível era aseada no espaço de tempo de um ano por ser a CBC uma empresa de modas influenciada pelas estações do ano. Devido a isso, suas metas restringiam-se ao presente, dentro do contexto de moda daquela estação do momento, sem se preocuparem com planejamento a médio e longo prazo. 3.
O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC Pelo sistema não democrático implantado por Cláu a qualquer tipo de liberdade para que algum Pelo sistema não democrático implantado por Cláudio, não havia qualquer tipo de liberdade para que algum funcionário, seja no âmbito gerencial ou operacional, pudesse expressar qualquer idéia ou sugestão. Isso fica ou operacional, pudesse expressar qualquer idéia ou sugestão. Isso fica claramente explicitado pela própria direção que apenas cumpria o que o Cláudio decidia.
Esse tipo de atitude transmite aos demais funcionários da empresa que a hierarquia inter-funcional é falha, sinalizando aos mesmos que ao cometerem erros por motivos de negligência ou falta de atenção seus superiores não teriam como puni-los ou advertirem. Esse tipo de percepção é grave, pois cada funcionário é parte integrante de um processo pré-definido em uma empresa, e ao falharem, criam entraves em todo o rocesso. Da mesma forma, cada qual tem que ter bem definido em sua mente, qual posição ocupa, para que não sobrepuje decisões hierárquicas superiores a sua.
Deve existir a liberdade de expressão ao emitirem sugestões, mas não na decisão da implantação, pois cabe aos seus superiores para tal. No caso da CBC, as decisões são tomadas pelo diretor presidente, não delegando para mais alguém essa prerrogativa, porém essa prerrogativa deveria existir também no planejamento tático e operacional, pois é na ponta da operação que se tem o feeling mais aguçado das ecessidades operacionais da empresa. 4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC Conforme já explicitado, não havia delegação de decisões a quem quer que seja, apenas o diretor presidente detinha essa prerrogativa.
Devido a isso e a forma arbitrária de promoção de seus diretores, sinaliza a todos os funcionários que o sistema meritocrático sugerido por Falconi é inexistente, desmotivando significativamente. Também devido a isso, não deve existir algum tipo de pesquisa de clima organizacional, onde os funcionários poderiam exprimir de maneira anônima, suas sugestões e sentimentos para com a empr uncionários poderiam exprimir de maneira anônima, suas sugestões e sentimentos para com a empresa mediante preenchimento de formulário.
Poder-se-ia utilizar um esquema de punições como medidas disciplinares como também utilizar recompensas salariais, sociais ou materiais para obter aceitação, motivação e o comprometimento, mas na CBC devido à arbitrariedade do diretor presidente, esse tipo de indicador perde a razão de ser, desqualificando esse medidor.
A capacidade profissional e técnica de Cláudio e Marcel são inquestionáveis, porém no que tange a capacidade erencial é nula pois na administração participativa, valoriza-se a capacidade de tomar decisões e resolver problemas, aprimorando a satisfação e a motivação no trabalho, contribuindo para o melhor desempenho e para a competitividade sadia dentro da empresa. Nas organizações que adotam esse modelo, as pessoas são responsáveis por seu próprio comportamento e desempenho.
Através desse caso da empresa CBC, vê-se claramente que o Cláudio e o Marcel, cada qual em sua área, possuíam o conhecimento necessário para que sua empresa alcançasse o sucesso como de fato ocorreu, porém no sentido erencial foram absolutamente falhos em vários aspectos, incorrendo no declínio da empresa em dado momento. O fato deles não partilharem entre si seus conhecimentos diferenciados foi um dos motivos que impactaram no momento em que o Cláudio teve de se ausentar, ainda mais devido ao fato de que o Marcel não possuía qualquer conhecimento administrativo e de resolutividade em conflitos inter-funcionais.
O fato de não utilizarem critérios profissionais na escolha do staff da direção, também impactou na ausência do Cláudio, por que mesmo que a rofissionais na escolha do staff da direção, também impactou na ausência do Cláudio, por que mesmo que a direção não detinha antes a premissa de influenciar nas decisões, no momento em que o Cláudio se ausentou, se os mesmos possuíssem a qualificação necessária, poderiam assumir a responsabilidade das decisões naquele momento de transição.
E nesse momento de transição, se não houver uma equipe profissional e qualificada com poder de decisão, toda a cadeia de valor se perde, gerando conflitos de toda ordem e em todos os níveis funcionais, gerando os problemas que foram elencados no caso. Se eu fosse o consultor contratado, teria as seguintes determinações: 1 . Convocaria as gerências de cada área, expondo o problema e solicitando sugestões para a regularização.