Feira cultura
TRABALHO SOBRE A AGU A ÁGUA Introdução Fundamental para a vida no nosso planeta, a água tem se tornado uma preocupação em todas as partes do mundo. O uso irracional e a poluição de rios,mares e lagos podem ocasionar,em breve,a falta da água doce,caso não ocorra uma mudança drástica na maneira com o que ser humano usa e trata esse bem natural. A água é um recurso natural de valor inestimável.
Mais que um insumo indispensáve desenvolvimento eco OF9 ciclos biológicos, geol ia , S. wp page equilibrio os ecossist bem social indispens população. o estratégico para o a manutenção dos ntem em rância cultural e um de de vida da A conservação da quantidade e da qualidade da água depende das condições naturais e antrópicas das bacias hidrográficas, onde ela se origina, circula, percola ou fica estocada, fora de lagos naturais ou reservatórios artificiais.
Isso porque, ao mesmo tempo em que os rios, riachos e córregos alimentam uma determinada represa, por exemplo, eles também podem trazer toda a sorte de detritos e materiais poluentes que tenham sido despejados diretamente neles ou no solo por onde passaram. Recentemente muito se tem falado a respeito da “crise da ?gua”, e especula-se sobre a possibilidade da escassez deste recurso vital se tornar motivo de guerras entre países. ? preciso haver consciência de que, exceto no caso de regiões do planeta emque há uma limitação natural da quantidade de água doce -lal Studia quantidade, mas sim a qualidade desse recurso, cada vez pior devido ao mau uso e à sua gestão inadequada. Segundo o pesquisador Aldo Rebouças, professor titular do Instituto de Geociências da Universidade de Sáo Paulo, USP, uma análise comparativa entre a disponibilidade hídrica e a demanda da população no Brasil mostra que o nível de utilização a água disponível em 1991 era de apenas 0,71%.
Mesmo para os estados mais populosos e desenvolvidos, como São Paulo e Rio de Janeiro, este índice também era muito confortável, estando por volta de 10%. ou seja, a questão que se coloca diante de nós não é a disponibilidade ou falta de água, mas sim as formas de sua utilização que estão levando a uma acelerada perda de qualidade, em especial nas regiões intensamente urbanizadas ou industrializadas. Causas e conseqüências Os principais fatores deterioração dos rios,mares e lagos e oceanos são: poluição e contaminação por produtos químicos e esgotos.
O homem tem causado, desde a Revolução Industrial (segunda metade do século WIII), todo este prejuízo a natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle. Em função destes problemas, o governo com consciência ecológica tem motivado a exploração racional de aqüTeros (grandes reservas de água doce subterrânea). Na América do Sul, temos o Aquifero Guarani, um dos maiores do mundo e ainda pouco utilizado.
Grande parte das águas deste aqü(fero situa-se em subsolo brasileiro (região sul). Pesquisas realizadas pela Comissão Mundial de Água e de utros órgãos ambientais internacionais afirmam que cerca de três bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de três bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias. Cerca de um milhão não tem acesso à água potável.
Em razão desses graves problemas, espalharam-se diversas epidemias de doenças como diarréia, leptospirose, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de pessoas por ano, sendo que um numero maior de doentes sobrecarregam os hosp’tais e postos e saúde destes países. Busca de soluções Com o intuito de buscar soluções para os problemas dos recursos hídricos da Terra, foi realizado no Japão, entre 16 e 23 de março de 2003, o III Fórum Mundial de Água.
Politicos, pesquisadores e autoridades de diversos países aprovaram vários documentos que visam a tomada de atitudes para resolver os problemas hídricos mundiais. Estes documentos, reafirmam que a água doce é extremamente importante para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte no século XXI, alguns desafios devem ser urgentemente superados: o tendimento das necessidades básicas da população, a garantia do abastecimento de alimentos, a proteção dos ecossistemas e mananciais, a administração de riscos, a valorização da água, a divisão e a eficiente administração dos recursos hídricos do planeta.
Embora muitas soluções sejam buscadas em esferas governamentais e em congressos mundiais, no dia-a-dia todas as pessoas podem colaborar para que a água doce não falte no futuro. A preservação, economia e o uso racional da água devem estar presentes nas atitudes diárias de cada cidadão. A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdício de água doce ode trazer perigosas conseqüências num futuro pouco distante. Tratamento da água 3 de água doce pode trazer perigosas consequências num futuro pouco distante.
Nem sempre a água própria para o consumo humano e para o abastecimento de uma população está em boas condições. A agua pode estar contaminada ou poluída. Contaminação = existência de seres vivos, como microorganismos e vermes provocando doenças. Exemplo: esquistossomos (verme que provoca a esquistossomose). Poluição = existência de substâncias tóxicas em excesso. Exemplo: mercúrio e óleo. O mercúrio (Hg) é um metal muito denso e venenoso que s garimpeiros usam nas margens dos rios para separar o ouro de outras partículas que vêm junto ou grudadas nele.
O óleo que é descartado pelos navios no mar impede que as plantas realizem a fotossíntese. Como a água chega nas casas? A água é transportada dos mananciais ou represas até as estações de tratamento através de tubos muito grandes chamadas adutoras. Nas estações de tratamento, a água é purificada. Depois disso, ela é conduzida para outras tubulações que ligam às caixas d Égua e reservatórios que abastecem a cidade.
Todas as cidades precisam ter uma estação de tratamento orque os mananciais vem com agua impropria para o consumo, muitas vezes contaminada ou poluída. Estações de tratamento de água Como a água dos mananciais pode estar com muitas impurezas, ela deve passar por uma estação de tratamento. Se esta água não for bem tratada pode provocar sérios problemas na saúde da população. Alguns dos procedimentos gerais para o tratamento da água são: floculação, decantação, filtração e cloração.
A agua chaga imprópria para o consumo na estação de tratamento. Primeiro ela passa o 4DF9 A água chaga Imprópria para o consumo na estação de tratamento. Primeiro ela passa por tanques que contém uma solução de cal (óxido de cálcio CaO) e sulfato de sódio (A12 (S04 )3 Essas substâncias reagem formando outra substância que é o hidróxido de alumínio (Al (OH)3 O hidróxido de alumínio se deposita arrastando as impurezas sólidas em suspensão na água. Este procedimento é a floculação, nome dado devido à formação de flóculo.
Na etapa seguinte, a água vai para um tanque de decantação, onde as partículas que se formaram na floculação estão mais densas que a água e, portanto decantam neste tanque. Então, neste momento, a água já está um pouco mais impa. O próximo processo é a filtração, onde a água passa por um filtro com várias camadas de cascalho e areia e carvão ativado. Ao passar por estas camadas, ela vai deixando suas impurezas. Depois de todos estes processos, a água ainda não está purificada.
Ainda há microorganismos nela. Então ela deve passar por um depósito que contém cloro. O cloro (Cl) é uma substância que é capaz de matar os microorganismos presentes na água. Chamamos este processo de cloração. Agora a água está própria para o consumo. Já está purificada. Ela fica em depósitos até ser distribu[da para a cidade. Rios da Cidade de São Paulo Rio Tietê, um dos principais rios paulistas. Na imagem, o rio está na altura de Cabreúva, mas percebe-se que anda há poluição da metrópole. Ribeirão do Abrigo * Ribeirão Água Fria * Ribeirão Água Quente * Ribeirão Anhumas * Rio Aguapeí * Ribeirão Aguda S (afluente do Rio Turvo) * Rio Alambari (afluente sul do Rio Tietê, entre Anhembi e Barra Bonita) * Rio das Almas * Rio Anhangabaú * Rio da Anta * Rio Araguá * Rio Araraquara * Rio Aricanduva * Rio Apiaí-guaçu * Rio Apiaí-mirim * Rio Avecutá * Ribeirão Azul * Ribeirão Banguaçu * Rio Baquirivu-Guaçu Ribeirao Barra * Rio Barra Mansa * Rio Barueri Mirim * Rio Batalha * Ribeirão Batatais * Rio Bauru * Rio Biritiba-mirim * Ribeirão Boa Vista * Ribeirao Bonito * Rio Branco * Ribeirão do Bugio * Rio Boa Esperança * Rio Boturóca * Rio dos Bugres * Rio Busca-Vidas * Rio Cabuçu * Rio Cachoeirinha * Rio Cachoeirinha Grande * Córrego Campestre * Ribeirão Canoas RIO Itapeti * Rio Itapetininga * Rio Itapicuru * Rio Itimitim * Riacho do Itororó * Rio Itupeva Cachoeira do Pimenta, a maior do Rio Jacuí * Rio Jabaquara * Ribeirão Jacarecatinga * Rio Jacaré-Guaçu * Rio Jacaré-Pepira * Rio Jacuí * Rio Jacupiranga Rio Jaguareguava * Ribeirão Jaguaretê * Rio Jaguari * Rio Jaguari-Mirim * Rio Jaqueri * Ribeirão do Jardim * Rio Jataí * Rio Jaú * Rio Jundiaí * Rio Jundiuvira * Rio Juquiá * Rio Jurubatuba * Ribeirão Lajeado * Ribeirão Lambari * Rio Lambari-paratei * Ribeirão Laranja Doce * Rio Lenheiros * Rio Lençóis * Ribeirão Macaúbas * Rio Macuco * Ribeirão Mato Grosso * Rio do Meio RIO Piçarrão * Rio Pilões * Rio Pinheiros * Rio Piracicaba * Ribeirão Piracicamirim * Rio Pirapozinho * Ribeirão das Posses * Rio Preto * Rio Quilombo * Rio do Quilombo * Rio Ribeira * Rio Ribeira de Iguape * Rio Saboó Rio Sandi * Rio Sandin * Ribeirão Santa Bárbara * Ribeirão do Saltinho * Ribeirão Santa Rita * Rio Santa Rita * Rio Santo Amaro * Rio Santo Anastácio * Ribeirão de Santo Inácio * Ribeirão São Bento * Rio São Domingos * Córrego São João (ou Córrego Prata) * Ribeirão São João * Rio São Jerônimo * Rio São Jorge * Rio São José * Rio São José dos Dourados * Rio São José Guapiara * Rio São Lourenço * Córrego São Pedro * Rio Sapucaí-Mirim * Rio Sarapuí * Rio dos Soldados 8 população aumentaram os problemas, porque o tratamento de esgotos e de fossas não conseguiu acompanhar o ritmo de rescimento urbano. Produtos químicos e sujeira dos esgotos são jogados diretamente nos rios ou afetam os lençóis d’água que formam as nascentes. O excesso de sujeira funciona como um escudo para a luz do sol, afetando o leito dos rios e seu ciclo biológico. Ou seja, as plantas e animais que nele vivem passam a sofrer problemas. Dicas para economizar água no planeta NO BANHEIRO: * Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba. * Não tome banhos demorados. * Conserte os vazamentos o quanto antes melhor. Mantenha a válvula de descarga do vaso sanitário sempre egulado não use o vaso como lixeira ou cinzeiro. NA COZINHA * Antes de lavar os pratos e panelas, remova bem os restos de comida e jogue-os no lixo. * Mantenha a torneira fechada ao ensaboar a louças. * Deixem de molho as louças com sujeira mais pesada. * Só ligue a máquina de lavar louça quando estiver cheia. NA LAVANDERIA * Não lavando aos poucos,deixe acumular e lave tudo de uma vez. * Mantenha a torneira fechada ao ensaboar e esfregar as roupas. * Deixe as roupa a sujeira mais pesada. AS TORNEIRAS * Não deixe a torneira pingando. * A perda por vazamento em torneiras à muito grande g