Fichamento gerenciamento da informação
BEIJREN, Ilse Maria. Gerenciamento da Informação: Um Recurso Estratégico no Processo de Gestão Empresarial. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009. A autora mostra a necessidade de adaptar as informações às mudanças que vêm impactando o ambiente organizacional, tanto no que diz respeito às ameaças quanto às oportunidades. Ela analisa o papel da informação no processo de gestão empresarial, explorando a interface da informação com a estratégia empresarial em três perspectivas: elaboração, execução e avaliação de desempenho.
Mostra alguns conceitos básicos para Swip page o gerenciamento do tividades empresari E preciso que os gest que está sobre sua r que os gestores cons e deve permear as OF4 ult em a organização meio da informação rtunidades e ameaças que o ambiente oferece. “Ainda que a maioria das decisões tenha alguns aspectos em comum, é preciso atentar para o fato de que as decisões podem materializar-se em diferentes níveis de gestão, ambientes, momentos, pessoas etc. ” (p. 14).
Todas as pessoas que compóem uma organização necessitam de informações, dados e conhecimento para desenvolver suas tarefas cotidianas, bem como para traçarem estratégias de atuação. Portanto, dados, informação e conhecimento são insumos básicos para que essas atividades obtenham resultados satisfatórios ou excelentes, porém a autora diz ainda que “A viabilidade de utilização da informação para a elaboração da estratégia empresarial é amplamente discutida na literatura. A mesma ênfase não é atribuída ao uso da inf informação no momento em que as estratégias definidas passam para o plano operacional.
Identifica-se, apenas nos últimos anos, pesquisas que focalizam, com bastante timidez, questões primordiais relacionadas ao gerenciamento da informação, no omento de traduzir as estratégias definidas em execução” (p. Hoje em dia, a informação assume uma importância crescente dentro das organizações, nao só na elaboração da estratégia empresarial, mas, também, na execução, seja para exploração das oportunidades de investimentos, ou para conhecer a concorrência, é um recurso importante e indispensável tanto no contexto interno como no relacionamento com o exterior.
Quanto mais confiável, oportuna e exaustiva for essa informação, mais coesa será a empresa e maior será o seu potencial de resposta às solicitações concorrenciais. Alcançar este objetivo epende, em grande parte, do reconhecimento da importância da informação e do aproveitamento das oportunidades oferecidas pela tecnologia. O gerenciamento da informação, atualmente é considerado um assunto com maior relevância, tanto do ponto de vista acadêmico como de suas aplicações no mundo dos negócios. Dentro do contexto econômico, essa função é considerada como uma das responsáveis pelo sucesso das organizações seja no nível de sobrevivência ou no estabelecimento de maior competitividade” (p. 64). Porém ainda existe uma deficiência de metodologias disponíveis para orientar ou apoiar o processo de erenciamento da informação. Gerenciar informações é tomar, em relação às informações de que dispomos, os cuidados necessários para que elas estejam à mão quando precisamos delas.
A empresa que não tem informações ágeis para que elas estejam à mão quando precisamos delas. A empresa que não tem informações ágeis para tomar suas decisões estratégicas e execução das mesmas, fica em desvantagem em relação a seus concorrentes. “A percepção da necessidade Informativa dos gestores na definição da estratégia, bem como saber informar os resultados de ações relevantes, é ondição vital num cenário onde a empresa busca uma vantagem competitiva” (p. 65).
As mudanças acontecem de forma muito rápida é preciso ter agilidade, para utilizar as informações que possuem de forma eficiente, por isso é tão importante saber gerenciar todas as informações, e ter um gestor nessa área dentro das empresas, a autora informa que é “um aspecto de extrema importância, para a manutenção desse proposita, consiste em uma compreensão ampla da sequência das tarefas do processo de gestão da informação, a saber: identificação de necessidades e requisitos e informação, coleta/entrada de informação, classificação e armazenamento da informação, tratamento e apresentação da informação, desenvolvimento de produtos e serviços de informação, distribuição e disseminação de informação, analise e uso da informação” (p. 68). Concordo com a autora não basta ter em mãos as informações é preciso utiliza-la de maneira correta, e no momento certo. Esse cenário cada vez mais competitivo vem impondo as empresas novos desafios, exigindo mais conhecimento das variáveis ambientais, da própria empresa e uma tomada de decisão baseada em estudos, fatos e análises. Isso faz aumentar a demanda dos administradores por informações que ajudem as empresas a minimizar os riscos e garantir a sobrevivência e o bom desempenho da performance 3 ajudem as empresas a minimizar os riscos e garantir a sobrevivência e o bom desempenho da performance no futuro.
As informações não podem ser tomadas com base na intuição precisa se conscientizar que o gerenciamento das informações internas e externas aumentam a possibilidade de conhecimento do mercado e da empresa, sobrevivência e sucesso do negócio. Neste cenário extremamente competitivo o que diferencia uma mpresa da outra é a forma como ela se utiliza da informação. O processo de gestão precisa está ligado com a tecnologia da informação, para viabilizar e agilizar as informações de todas as áreas da empresa aos gestores, e esses de posse das informações pode analisar e corrigir os processos cr[ticos, ou seja, tomar a decisão de forma mais assertiva. O gerenciamento de informações não deve confundir-se com o tratamento de informações, a gestão moderna exige que a tomada de decisão seja feita com o máximo de informação.
Segundo Greewood, referido por Cautela e Polioni (1982), “A nformação é considerada como o ingrediente básico do qual dependem os processos de decisão”, mas se, por um lado, uma empresa não funciona sem informação, por outro, é importante saber usar a informação e aprender novos modos de ver o recurso informação para que a empresa funcione melhor, isto é, para que se torne mais eficiente. Assim, quanto mais importante for determinada informação para as necessidades da empresa, e quanto mais rápido for o acesso a ela, tanto mais essa empresa poderá atingir os seus objetivos, torna-se cada vez mais estratégico o papel que a informação exerce. 4DF4