Florestas

Categories: Trabalhos

0

A Taiga, do (russo Tahrá), também conhecida por floresta de coniferas, ou ainda floresta boreal, é um bioma comumente encontrado no norte do Alasca, Canadá, sul da Groelândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e Japão. No Canadá, usa-se o termo floresta boreal para designar a parte meridional desse bioma, e o termo taiga é usado para designar as áreas menos arborizadas a sul da linha de vegetação arbórea do Ártico.

Em Portugal e no Brasil, o termo taiga é geralmente usado para designar as florestas russas, enquanto que se usa floresta boreal ou floresta de coníferas para lal Studia Florestas Premium By alohreno uapTn 18, 2011 pagos Tundra A tundra é uma vegetação proveniente do material orgânico que aparece no curto período de desgelo durante a estação “quente” das regiões de clima polar, apresentando assim apenas espécies de que se reproduzem rapidamente e que suportam baixas temperaturas. Essa vegetação é um enorme bioma que ocupa aproximadamente um quinto da superfície terrestre.

Aparece em regiões como o Norte do Alasca e do Canadá, Groenlândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Sibéria. A tundra ártica surge no sul da região dos gelos polares do ?rtico, entre os 600 e os 750 de latitude Norte, e estende- se pela Escandinávia, Sibéria, Alasca, Canadá e Groelândia. to vien Situada próximo do p apresentando um cli gelado e coberto de vegetação é rasteira, musgos e l[quens. Taiga OF8 Sw. p to next page luz e pouca chuva, Olo permanece rte do ano, a abundancia de as dos restantes países. Nela, os abetos e os pinheiros formam uma densa cobertura, impedindo o solo de receber luz intensa.

A vegetação rasteira é pouco representada. O período de crescimento dura em média 8 meses e as chuvas são pouco frequentes. Trata-se da zona mais setentrional em que as árvores e as espécies que delas necessitam podem sobreviver. É uma região biogeográfica subártica setentrional e seca, na qual as formas de vida vegetal principais são larícios, abetos, pinheiros e espruces, que estão adaptadas ao clima frio. Também ocorrem algumas árvores de folha larga, nomeadamente vidoeiros, faias, salgueiros e sorveiras.

Os pauis e as plantas a eles associadas também são comuns nesta zona, que ocupa a maior parte do interior do Canadá e do norte da Rússia. A taiga assemelha-se à tundra, porém tem um tipo de vegetação m pouco mais rico. Floresta temperada A floresta de clima temperado localiza-se nas regiões de clima temperado da Terra: encontra-se em grande parte do oeste da América do Norte, por quase toda a Europa, no oeste da Ásia (Turquia, Geórgia, Azerbaijão e Irã) e leste da Ásia (Coreia, Japão e parte da China), na Austrália, na Nova Zelândia e ao sul do Chile, no Hemisfério Sul.

A Floresta Temperada foi bastante devastada pelos seres humanos, sendo substituída, principalmente, pela agricultura. Hoje, essa formaçao vegetal está restrita a poucos parques e reservas. Floresta temperada decídua ou caducifólia A floresta temperada diz-se decídua ou caducifólia quando as suas árvores perdem as folhas periodicamente (outono/inverno). A queda das f caducifólia quando as suas árvores perdem as folhas periodicamente (outono/inverno).

A queda das folhas está associada a uma adaptação das plantas na defesa contra a seca fisiológica, uma vez que o inverno, que dura cerca de três meses, é bastante rigoroso e a água congela no solo. No outono as folhas adquirem coloração típica, do vermelho ao castanho, passando pelo alaranjado, dourado e cobre. Caem e cobrem o solo com espessa camada de matéria orgânica, que ermite o desenvolvimento de musgos. No inverno, sem as folhas, a transpiração é muito pequena. Na primavera, com o aumento do nível de radiação solar, há uma grande profusão de folhas.

Espécies As florestas temperadas decíduas exibem elevada diversidade de espécies, com vegetação predominantemente arbórea (por exemplo, cawalho, bordo, faia e nogueira), e uma fauna rica, constituída por mamíferos diversos (ursos, veados, esquilos, lobos, raposas, lebres), répteis, anfíbios, inúmeras aves, insetos, Floresta tropical A floresta tropical ocorre em três regiões na Terra: na americana, na africana e na indo-malaia. No caso da americana cobre a Mata Atlântica compreendida pelo Brasil, indo ao sul até à bacia do Prata.

A floresta indo-malaia é a menos continua devido à agressão milenar que vem sofrendo; compreende a da costa da Indochina, a costa norte da Austrália, as Filipinas, Nova Guiné e Bornéo, entre outras. Das três, a menor área de floresta tropical é a africana, que compreende a Libéria, o golfo da Guiné, e principalmente a região da bacia do rio Congo. Somando-se todas estas áreas temos aproximad 3 Guiné, e principalmente a região da bacia do rio Congo. Somando-se todas estas áreas temos aproximadamente 17 ilhões de km? e florestas tropicais, isto significa que 20% das terras do planeta ainda estão com razoável cobertura vegetal, apesar das tentativas dos seres humanos em destrui-las. Este bioma é composto por grande quantidade de espécies vegetais e animais, apesar do solo ser muito pobre; esta pobreza se deve ao fato de haver uma camada de areia facilitando a infiltração rápida da água, mas ocorre a decomposição da matéria orgânica (folhas, fezes e restos de seres vivos) propiciada pela sombra, calor e umidade, formando-se uma camada de cerca de 50 centímetros de húmus.

A temperatura média anual é sempre m torno de 20 oc, a pluviosidade anual aproximadamente de 1200 mm, sua localização média é na faixa entre os trópicos, daí a denominação de floresta tropical. Uma das principais características da floresta tropical é a biodiversidade vegetal e animal. Em torno de 60% de todas as espécies do planeta se encontram neste ecosistema. Mata Atlântica Na floresta amazônica, em dez mil metros quadrados encontramos cerca de 100 espécies de árvores além de epífitas e cipós. A altura média das árvores gira em torno de 55 metros, a quantidade de espécies de insetos e animais ainda é desconhecida.

Em caso de desmatamento, a perda é imensa, pois a biodiversidade é tão localizada e variável que, ao fazer uma queimada, podem ser destruídas espécies que jamais foram conhecidas ou catalogadas. A floresta atlântica é uma floresta tropical plena associada aos ecossistem 4DF8 tropical plena associada aos ecossistemas costeiros de mangues nas enseadas, fozes de grandes rios, baías e lagunas de influência. Características Flora: São fechadas e heterogêneas. Nelas aparecem árvores de grande e médio porte como bromélias, begônias, orquídeas, cipós , briófitas, pau-brasil, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa.

Fauna: Mico-leão-dourado, onça-pintada, bicho-preguiça, capivara. Clima: A temperatura média anual é sempre em torno de 20 oc, a pluviosidade anual aproximadamente de 1200 mm Ocupação Humana: O uso de plantas para se produzir remédios, matérias-primas para a produção de vestimentas, corantes, essências de perfumes; insumos para a indústria alimenticia ou ainda o corte de árvores feitos de maneira incorreta, trazem prejuizos para esse bioma Impactos Ambientais: Causam a extinção de algumas espécies da fauna e da flora, reduzem a região de ocupação desse bioma e também são favoraveis ao clima.

Savana uma savana é uma região plana cuja vegetação predominante são as gramíneas, com árvores esparsas e arbustos isolados ou em pequenos grupos. Normalmente, as savanas são zonas de transição entre bosques e prados. A savana é o bioma típico das regiões de clima tropical com estação seca (Avv e As na classificação de Kõppen-Geiger). Estas zonas se encontram em diferentes tipos de ecossistemas, e seus tipos são: • Savanas tropicais e subtropicais, são biomas geralmente situados em latitudes tropicais e subtropicais dos cinco continentes.

São caracterizadas or: S ropicais e subtropicais dos cinco continentes. São caracterizadas por: o água: escassa (semi-áridas) o temperatura: duas estações – uma quente e seca e outra chuvosa. o solo: fértil o plantas: gram[neas; não são frequentes as concentrações de árvores. o animais: diferentes espécies de mamíferos, pássaros e insetos. As savanas da África são o exemplo clássico. Uma das mais famosas é o Serengueti. O Serengueti fica na área leste da África, próximo à Etiópia.

O cerrado brasileiro é um tipo de savana, sendo o segundo bioma mais ameaçado do país. • Savanas temperadas, biomas localizados em latitudes médias os cinco continentes, caracterizadas por possuírem um clima de verão mais úmido e invernos mais secos: o água: semi-áridas o temperatura: uma estação temperada e uma mais quente. Invernos frios. o plantas: gramineas o animais: mamíferos, pássaros, répteis e insetos. • Savanas mediterrâneas, são biomas localizados em latitudes médias, em regiões com clima mediterrâneo.

Se caracterizam por: o solo: pobre o plantas: vegetação endêmica constituida pelos denominados “chaparral”, “matorral”, “maquis” ou “garrique” (dependendo do aís : arbustos perenes do tipo sclerophvlla e pequenas á po de savana é um dos egradação e perda de habitats devido a cortes excessivos para obtenção de lenha, excesso de pastoreio, conversões agrícolas, urbanização e introdução de espécies exóticas. • Savanas pantanosas, são ecossistemas localizados em regiões tropicais e subtropicais dos cinco continentes, com frequentes inundações. água: muito úmidas o clima: tropical o solo: rico • Savanas montanhosas se encontram em altitudes elevadas (zonas alpinas e sub-alpinas) em diferentes regiões do planeta. Se caracterizam por terem evoluído de forma isolada devido às condições climáticas em determinadas altitudes e, requentemente, albergam muitas espécies endêmicas. As plantas características destes habitats mostram adaptações tais como: estruturas em forma de roseta, superfícies cerosas e folhas pubescentes.

Oceano Um oceano (de QKEavóç, “Okeanos” em grego) é um corpo principal da água salina, e um componente principal da hidrosfera. Aproximadamente 71% da superficie de Terra (uma área de uns 361 milhões de quilômetros quadrados) é coberta pelo oceano, um corpo de água contínuo que geralmente é dividido em diversos oceanos principais e mares menores. Mais do que a metade desta área está sob mais 3. 00 metros (9. 800 pés) de profundidade. Quase três quartos (71%) da superfície da Terra é coberta pelo oceano (Cerca de 61% do Hemisfério Norte e de 81% do Hemisfério Sul).

Este oceano global interconectado de água salgada é dividido pelos continentes e grandes arquipélagos em cinco oceanos, como segue: • Oceano Pacífic pelos continentes e grandes arquipélagos em cinco oceanos, como segue: • Oceano Pacífico • Oceano Atlântico • Oceano Indico • Oceano Glacial Ártico • Oceano Glacial Antártico – definido em 2000 pela Organização Hidrográfica Internacional, da qual Brasil e Portugal são embros. As fronteiras entre os oceanos são estabelecidas pela Organização Hidrográfica Internacional.

Regiões menores dos oceanos são conhecidas como mares, golfos, estreitos, etc. Água doce Chama-se água doce a água dos rios, lagos e a maioria dos lençóis subterrâneos, com uma salinidade próxima de zero, por oposição à água do mar (que tem geralmente uma salinidade próxima de 35 gramas de sais dissolvidos por litro) e à água salobra, como a dos estuários, que tem uma salinidade intermédia. A água doce é procedente de um processo de precipitação chuva, granizo, neve) ou do degelo de geleiras.

Distribuição da água doce na Terra • Gelos, geladeiras e geleiras — 77,39% • Águas subterrâneas — 22,03% • Lagos, rios etc — • Umidade do solo — 0,18% • Vapor atmosférico — As águas dos lagos, rios, represas e as águas subterrâneas são considerados “água dispon[vel para consumo humano”, correspondentes a 22,4% do total da água doce existente na Terra. Dessa água doce disponível, as águas subterrâneas correspondem a cerca de 97—98% e os rios e lagos correspondem a 2% apena ponível para consumo 8 DE 8

Celuals tronco

0

células-tronco estão presentes desde a vida embrionária até a vida adulta, e provavelmente até nossa morte. São elas as responsáveis

Read More

Nessus

0

Aluno: Jonatha Augusto Silva Gomes 50 per(odo do curso de redes Segurança da Informação Prof. Flavio Pereira da silva ROTEIRO

Read More