Fordismo
Fordismo : É o nome dado ao modelo de produção automobilística em massa, instituído pelo norte-americano Henry Ford. Esse método consistia em aumentar a produção através do aumento de eficiência e baixar o preço do produto, resultando no aumento das vendas que, por sua vez, iria permitir manter baixo o preço do produto. Os primeiros automóveis surgiram na segunda metade do século XIX. No entanto, eram tão lentos na locomoção que se igualavam às carruagens. Foram os motores a combustão desenvolvidos pelos alemães Benz e Daimler, na última década do século XIX, ue incentivaram o rápido aperfeiçoamento dos automóveis.
Taylorismo : é uma concepção de produção, baseada em um SWP to page método científico de engenheiro american re ora Taylor publicou “Os p Sv. ipe to expôs seu método. Desde então, e cada , desenvolvida pelo 56-1915). Em 191 1, óst ao”, obra na qual ercadoria, e o trabalhador, que “vende” sua mão-de-obra, portanto, seu tempo, tem a incumbência de cumprir com suas tarefas no menor tempo poss[vel, para que possa produzir mais e mais. Tayotismo : é o modelo japo japonês de produção, criado pelo japonês Taiichi Ohno e mplantado nas fábricas de automóveis Toyota, após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Nessa época, o novo modelo era ideal para o cenáno japonês, ou seja, um mercado menor, bem diferente dos mercados americano e europeu, que utilizavam os modelos de produção Fordista e Taylorista. Tecnopolo : é um centro tecnológico que reúne, num mesmo lugar, diversas atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), em áreas de alta tecnologia, como institutos e centros de pesquisa, empresas e universidades, que facilitam os contatos pessoais e institucionais entre esses meios, produzindo ma economia de aglomeração ou de concentração espacial do desenvolvimento tecnológico.
O efeito de sinergia facilita o desenvolvimento de inovações técnicas, novos processos e novas idéias. Os tecnopolos geralmente concentram grande quantidade de mão-de-obra altamente qualificada, como pesquisadores e professores universitários, geralmente com pós-graduação de alto nível (doutorado, pós-doutorado ou PHD) e muitos especializados. Infovias : Infovias são estradas eletrônicas onde pode transitar todo tipo de informação, na forma de texto, som ou imagem, entre um ponto gerador e diferentes pontos
PAGFarl(F3 de informação, na forma de texto, som ou imagem, entre um ponto gerador e diferentes pontos receptores. Elas são formadas por plataformas eletrônicas, destacando-se como principais o telefone, a televisão, a Internet, os servidores, as bibliotecas multimídia e as salas de videoconferência. Clonagem : A Clonagem é o processo natural ou artificial em que são produzidas cópias fiéis de outro indivíduo (homem, animais, etc. ), ou seja, a clonagem é o processo que formará um clone. O termo clone foi criado em 1903, pelo botânico norte americano Herbert J.
Webber, segundo ele, o clone é basicamente um descendente de um conjunto de células, moléculas ou organismos geneticamente Igual à de uma célula matriz. O processo de clonagem natural ocorre em alguns seres, como as bactérias e outros organismos unicelulares que realizam sua reprodução pelo método da bipartição, além disso, o tatu também produz um clone através da poliembrionia. No caso dos humanos, os clones naturais são os gêmeos univitelinos, ou seja, são seres que compartilham do mesmo material genético (DNA), sendo originado da divisão do óvulo fecundado. Fabrica Global PAGF3ÜF3