Generos literarios
GÊNEROS LITERÁRIOS A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA. Quanto à forma, o texto pode apresentar-se em prosa ou verso. Quanto ao conteúdo, estrutura, e, segundo os clássicos, conforme a “maneira de imitação”, podemos enquadrar as obras literárias em três gêneros: •€l_írico: quando um “eu” nos passa uma emoção, um estado; centra-se no mundo interior do Poeta apresentando forte carga subjetiva. A subjetivi marcante do lírico. O OF5 característica ace dos “mistérios da vida”. A lírica já foi fi,-.. são da “primeira p pessoa do singular d ??€Dramático: quando os “atores, num espaço especial, apresentam, por meio de palavras e gestos, um acontecimento” Retrata, fundamentalmente, os conflitos humanos. (*) •€Épico: quando temos uma narrativa de fundo histórico; são os feitos heróicos e os grandes ideais de um povo o tema das epopéias. O narrador mantém um distanciamento em relação aos acontecimentos (esse distanciamento é reforçado, naturalmente, pelo aspecto temporal: (os fatos narrados situam-se no passado). Temos um Poeta-observador voltado, portanto, para o mundo exterior, tornando a narrativa objetiva.
A objetividade ? característica marcante do gênero épico. A épica já foi definida como a poesia da “terceira pessoa do tempo passado”. em quatro gêneros literários, desmembrando do épico o gênero narrativo (ou, como querem alguns, a ficção), para enquadrar as narrativas em prosa. (*). Gênero Lírico Seu nome vem de lira, Instrumento musical que acompanhava os cantos dos gregos. por muito tempo, até o final da Idade Média, as poesias eram cantadas; separando-se o texto do acompanhamento musical, a poesia passou a apresentar uma estrutura mais rica.
A partir daí, a métrica (a medida de um verso, efinida pelo número de sílabas poéticas), o ritmo das palavras, a divisão em estrofes, a rima, a combinação das palavras foram elementos cultivados com mais intensidade pelos poetas. Mas, cuidado! O que foi dito acima não significa que poesia, para ser poesia, precise, necessariamente, apresentar rima, métrica, estrofe. A poesia do Modernismo, por exemplo, desprezou esses conceitos; é uma poesia que se caracteriza pelo verso livre (abandono da métrica), por estrofes irregulares e pelo verso branco, ou seja, o verso sem rima.
O que, também, nao impede que “subitamente na esquina do poema, duas rimas se ncontrem, como duas irmãs desconhecidas… ‘ terror. Aristóteles afirmava que a tragédia era “uma representação duma ação grave, de alguma extensão e completa, em linguagem figurada, com atores agindo, não narrando, inspirando dó e •€Comédia: é a representação de um fato inspirado na vida e no sentimento comum, de riso fácil, em geral criticando os costumes.
Sua origem grega está ligada às festas populares, celebrando a fecundidade da •€Tragicomédia: modalidade em que se misturam elementos trágicos e cómicos. Originalmente, significava a mistura do real om o imaginário. (*) •€Farsa: pequena peça teatral, de caráter ridículo e caricatural, que crítica a sociedade e seus costumes; baseia-se no lema latino Ridendo castigat mores (Rindo, castigam-se os costumes). Gênero Épico A palavra “epopéia” vem do grego épos, ‘verso’+ poieô, ‘faço’ e se refere à narrativa em forma de versos, de um fato grandioso e maravilhoso que interessa a um povo. ? uma poesia objetiva, impessoal, cuja característica maior é a presença de um narrador falando do passado os verbos aparecem no pretérito). O tema é, normalmente, u andioso e heróico da 3 as principais epopéias foram escritas no século XVIII: • Caramuru (Santa Rita Durão) • O Uraguai (Basaio da Gama) Gênero Narrativo 4DF5 novela, temos a valorização de um evento, um corte mais limitado da vida, a passagem do tempo é mais rápida, e o que é mais importante, na novela o narrador assume uma maior importância como contador de um fato passado. *) •€Conto: é a mais breve e simples narrativa centrada em um episódio da vida. O crítico Alfredo Bosi, em seu livro O conto brasileiro contemporâneo, afirma que o caráter múltiplo do conto já desnorteou mais de um teórico da literatura ansioso por encaixar a forma conto no interior de um quadro fixo de gêneros. Na verdade, se comparada à novela e ao romance, a narrativa curta condensa e potencia no seu espaço todas as possibilidades da ficção” •€Fábula: narrativa com fundo didático que tem como objetivo transmitir uma lição moral.
Normalmente a fábula trabalha com animais como personagens. Quando os personagens são seres inanimados, objetos, a fábula recebe a denominação de apólogo. (ú) A fábula é das mais antigas narrativas, coincidindo seu parecimento, segundo alguns estudiosos, com o da própria linguagem. No mundo ocidental, o primeiro grande nome da fábula foi Esopo, um escravo grego que teria vivido no século VI a. C..
Modernamente, muitas das fábulas de Esopo foram retomadas por La Fontaine, poeta francês que viveu de 1621 a 1695. O grande mérito de La Fontaine reside no apurado trabalho realizado com a linguagem, ao recriar os temas tradicionais da fábula. No Brasil, Monteiro Lobato realizou tarefa semelhante, acrescentando, às fábulas tradicionais, curiosos e certeiros comentários dos personagens que viviam no Sítio do Picapau Amarelo. S