Generos literarios

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GКNEROS LITERБRIOS A LITERATURA Й A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA. Quanto а forma, o texto pode apresentar-se em prosa ou verso. Quanto ao conteъdo, estrutura, e, segundo os clбssicos, conforme a “maneira de imitaзгo”, podemos enquadrar as obras literбrias em trкs gкneros: •Ђl_нrico: quando um “eu” nos passa uma emoзгo, um estado; centra-se no mundo interior do Poeta apresentando forte carga subjetiva.

A subjetivi marcante do lнrico. O OF5 caracterнstica ace dos “mistйrios da vida”. A lнrica jб foi sгo da “primeira p pessoa do singular d ??ЂDramбtico: quando os “atores, num espaзo especial, apresentam, por meio de palavras e gestos, um acontecimento” Retrata, fundamentalmente, os conflitos humanos. (*) •ЂЙpico: quando temos uma narrativa de fundo histуrico; sгo os feitos herуicos e os grandes ideais de um povo o tema das epopйias.

O narrador mantйm um distanciamento em relaзгo aos acontecimentos (esse distanciamento й reforзado, naturalmente, pelo aspecto temporal: (os fatos narrados situam-se no passado). Temos um Poeta-observador voltado, portanto, para o mundo exterior, tornando a narrativa objetiva. A objetividade ? caracterнstica marcante do gкnero йpico. A йpica jб foi definida como a poesia da “terceira pessoa do tempo passado”. em quatro gкneros literбrios, desmembrando do йpico o gкnero narrativo (ou, como querem alguns, a ficзгo), para enquadrar as narrativas em prosa. *). Gкnero Lнrico Seu nome vem de lira, Instrumento musical que acompanhava os cantos dos gregos. por muito tempo, atй o final da Idade Mйdia, as poesias eram cantadas; separando-se o texto do acompanhamento musical, a poesia passou a apresentar uma estrutura mais rica. A partir daн, a mйtrica (a medida de um verso, efinida pelo nъmero de sнlabas poйticas), o ritmo das palavras, a divisгo em estrofes, a rima, a combinaзгo das palavras foram elementos cultivados com mais intensidade pelos poetas.

Mas, cuidado! O que foi dito acima nгo significa que poesia, para ser poesia, precise, necessariamente, apresentar rima, mйtrica, estrofe. A poesia do Modernismo, por exemplo, desprezou esses conceitos; й uma poesia que se caracteriza pelo verso livre (abandono da mйtrica), por estrofes irregulares e pelo verso branco, ou seja, o verso sem rima. O que, tambйm, nao impede que “subitamente na esquina do poema, duas rimas se ncontrem, como duas irmгs desconhecidas… ” terror.

Aristуteles afirmava que a tragйdia era “uma representaзгo duma aзгo grave, de alguma extensгo e completa, em linguagem figurada, com atores agindo, nгo narrando, inspirando dу e •ЂComйdia: й a representaзгo de um fato inspirado na vida e no sentimento comum, de riso fбcil, em geral criticando os costumes. Sua origem grega estб ligada аs festas populares, celebrando a fecundidade da •ЂTragicomйdia: modalidade em que se misturam elementos trбgicos e cуmicos. Originalmente, significava a mistura do real om o imaginбrio. *) •ЂFarsa: pequena peзa teatral, de carбter ridнculo e caricatural, que crнtica a sociedade e seus costumes; baseia-se no lema latino Ridendo castigat mores (Rindo, castigam-se os costumes). Gкnero Йpico A palavra “epopйia” vem do grego йpos, ‘verso’+ poieф, ‘faзo’ e se refere а narrativa em forma de versos, de um fato grandioso e maravilhoso que interessa a um povo. Й uma poesia objetiva, impessoal, cuja caracterнstica maior й a presenзa de um narrador falando do passado os verbos aparecem no pretйrito).

O tema й, normalmente, u andioso e herуico da 3 as principais epopйias foram escritas no sйculo XVIII: • Caramuru (Santa Rita Durгo) • O Uraguai (Basaio da Gama) Gкnero Narrativo 4DF5 novela, temos a valorizaзгo de um evento, um corte mais limitado da vida, a passagem do tempo й mais rбpida, e o que й mais importante, na novela o narrador assume uma maior importвncia como contador de um fato passado. (*) •ЂConto: й a mais breve e simples narrativa centrada em um episуdio da vida.

O crнtico Alfredo Bosi, em seu livro O conto brasileiro contemporвneo, afirma que o carбter mъltiplo do conto jб desnorteou mais de um teуrico da literatura ansioso por encaixar a forma conto no interior de um quadro fixo de gкneros. Na verdade, se comparada а novela e ao romance, a narrativa curta condensa e potencia no seu espaзo todas as possibilidades da ficзгo” •ЂFбbula: narrativa com fundo didбtico que tem como objetivo transmitir uma liзгo moral.

Normalmente a fбbula trabalha com animais como personagens. Quando os personagens sгo seres inanimados, objetos, a fбbula recebe a denominaзгo de apуlogo. (ъ) A fбbula й das mais antigas narrativas, coincidindo seu parecimento, segundo alguns estudiosos, com o da prуpria linguagem. No mundo ocidental, o primeiro grande nome da fбbula foi Esopo, um escravo grego que teria vivido no sйculo VI a. C..

Modernamente, muitas das fбbulas de Esopo foram retomadas por La Fontaine, poeta francкs que viveu de 1621 a 1695. O grande mйrito de La Fontaine reside no apurado trabalho realizado com a linguagem, ao recriar os temas tradicionais da fбbula. No Brasil, Monteiro Lobato realizou tarefa semelhante, acrescentando, аs fбbulas tradicionais, curiosos e certeiros comentбrios dos personagens que viviam no Sнtio do Picapau Amarelo. S

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