Gerenciamento de riscos
Gerenciamento de Riscos em Projetos Em qualquer projeto de engenharia, e os projetos de software não fogem a esta regra, existe um conjunto de Incertezas: A necessidade de um computador é algo realmente claro? As funções a serem implementadas estarão prontas antes do prazo final? Que problemas técnicos serão enfrentados ao longo do projeto? Eles serão contornados de modo a cumprir o cronograma? As mudanças de requisitos que eventualmente aparecerão não provocarão um aumento considerável no tempo (e nos custos) de Swipe lo nexL page desenvolvimento?
A análise de riscos é gerenciamento de u asos, esta atividade O seu objetivo é det seguidos para deter ors portância no mbora, em muitos to view passos a serem s no projeto: identificação, avaliação, classificação, definição de estratégias para administrar os riscos, resolução dos riscos, etc.. A análise dos fatores de risco possibilita a chance de melhor compreender a natureza do projeto, envolvendo os participantes do projeto de modo a identificar e responder as potenciais forças e riscos do projeto e responder a eles, geralmente associ associados a tempo, qualidade e custos.
Os processos principais no gerenciamento de risco são: . Identificação dos Riscos – determinar quais os riscos são mais prováveis de afetar o projeto e documentar as características de cada um. 2. Quantificação dos Riscos – avaliar os riscos e suas interações no sentido de avaliar possíveis consequências. 3. Desenvolvimento das Respostas aos Riscos — definir as melhorias necessárias para o aproveitamento de oportunidades e respostas às ameaças. 4. Controle das Respostas aos Riscos – responder às mudanças nos riscos no decorrer do projeto.
Diferentes áreas de aplicação usam, frequentemente, diferentes nomes para os processos descritos aqui. Por exemplo: • A identificação dos riscos e a quantificação dos riscos são tratadas às vezes como um processo único, e o processo resultante é conhecido como análise de risco ou avaliação de riscos; • O desenvolvimento de respostas aos riscos é, algumas vezes, chamado de planejamento de respostas ou redução de riscos. • O desenvolvimento de respostas aos riscos e o controle de respostas aos riscos são, às vezes, tratados como um processo único e o processo resultante podem ser chamados de gerência de riscos. PiC] Identificação dos Riscos A identific PAGFarl(F3 er chamados de gerência de riscos. [pic] A identificação dos riscos pode ser obtida a partir da identificação das causas-eefeitos (o que pode acontecer e o que acontecerá depois) ou efeitos-e-causas (que resultados devem ser evitados ou encorajados e como cada um deve acontecer). Quantificação dos riscos A quantificação dos riscos envolve a avaliação dos riscos e suas interações para previsão do espectro de prováveis resultados do projeto. Seu principal foco é na determinação dos eventos de risco que justificam uma resposta.
Ela é complicada por uma série e fatores incluindo, porém não se limitando, aos seguintes: • As oportunidades e ameaças podem interagir de formas não previstas (atrasos de cronograma podem forçar a consideração de uma nova estratégia que reduza a duração global do projeto). Um evento de risco único pode causar múltiplos efeitos, como quando a entrega tardia de um componente chave produz um estouro no custo, atrasos de cronograma, pagamentos de penalidades, e um produto de baixa qualidade. • As técnicas matemáticas utilizadas podem criar a falsa impressão de precisão e confiabilidade. PAGF3ÜF3