Gestação

Categories: Trabalhos

0

A Gestaçao DSTs Contraceptivos 3 p mesmo antes de ter acontecido a concepção (fecundação). Dessa forma, a semana 1 começa com 0 10 dia da ultima menstruação. Ainda não há bebê. A partir da concepção, no final da 2a semana, pela nossa contagem, o bebê aparece e passará por uma série de transformações. O desenvolvimento do bebê pode ser dividido em 2 fases muito importantes do ponto de vista da intensidade de crescimento e da formação e amadurecimento dos sistemas e órgãos.

O período embrionário, que corresponde as primeiras nove semanas a partir do dia da concepção, é aquele m que todos os órgãos e sistemas se formam (organogênese). Nessa fase o bebê é chamado de embrião. É uma fase de intensa proliferação de células. Só para ter-se uma idéia, o bebê, que começou a desenvolver-se a partir de 2 células, chega ao final da 4a semana com milhões delas. Esse é também o período de maior vulnerabilidade aos agentes teratogênicos, ou seja, as substâncias químicas ou os meios físicos e biológicos causadores de malformações.

O período fetal Inicia-se a partir da 10a semana pós-concepção e vai até o nascimento. Nesse período o bebê erá chamado de feto e os órgãos já formados sofrerão um processo de crescimento e amadurecimento, até se apresentarem em plenas condições de funcionamento no final da gestação. De uma maneira geral, o bebê estará pronto para vir ao mundo com 40 semanas (varia de 37 a 42 semanas). Múltiplos (gêmeos, trigêmeos, etc. ): A contagem é feita da mesma forma. Se a paciente engravidou por fertilização “in vitro” (FIV), comece a contar 14 dias antes da transferência dos embriões para o útero.

A Futura Mamãe: Deve adquirir hábitos saudáveis [pic] e abandonar o 2 OF n embriões para o útero. picl e abandonar os maus hábitos desde já, para que tenha um bebê sadio. Para as mulheres com ciclos de 28 dias, a ovulação acontece por volta do 14a dia do ciclo. Esse é um bom período para engravidar. Deve-se fazer uma dieta rica em frutas e vegetais; praticar exercícios regularmente; iniciar um suplemento de ácido fólico, principalmente, se for usuária de pílulas anticoncepcionais.

Pare de fumar, tomar bebidas alcoólicas e usar medicações sem prescrição médica. Fique longe de substâncias tóxicas e descanse bastante. Aprenda como se preparar para a gravidez. gravidez única. Múltiplos: Proceda da mesma forma que para Ações de Prevenção de Deficiência Antes de Engravidar: • Vacinação contra Rubéola (na gravidez ela afeta o bebê em formação, causando má formação, como cegueira, deficiência auditiva, etc. ; • Procurar um serviço de aconselhamento genético (quando houver casos de deficiência na família principalmente); • Evitar casamentos entre parentes; • Fazer exames de sangue para detectar sífilis e toxoplasmose. Essas doenças podem causar deficiências severas; • Fazer exames de sangue para verificar o tipo sanguíneo e o fator Rh. Semana 2 – O útero se prepara Na segunda semana da gravidez o útero começará a forma um revestimento rico do sangue, que também é conhecido por endométrio.

Além disso, nesta semana o colo do útero produzirá o muco cervical, como resultado do aumento dos níveis de estrogênio. Isso ajudará o espermatozóide a se movimentar com facilidade nas trompas de falópio para encontrar o óvulo, uma vez após a fe n movimentar com facilidade nas trompas de falópio para encontrar o óvulo, uma vez após a fertilização. Alterações do Corpo O revestimento do útero, que irá nutrir o bebê está se esenvolvendo e o corpo da mulher irá secretar o hormônio folículo estimulante, que estimula o ovário a amadurecer.

No final desta semana, estará no meio do ciclo menstrual (no caso de um ciclo de 28 dias), e a ovulação irá ocorrer. Cuidados a serem tomados durante a segunda semana da gravidez: Nessa semana a “gestante” precisará fazer um pouco mais de esforço para que a sua gravidez se torne ainda mais saudável. Portanto, se possuir algum tipo de vício como tabaco, álcool, drogas ou até mesmo café, deverá evitá-los. Também deverá evitar a exposição a eventos extremamente estressantes. *Álcool O álcool usado excessivamente durante a gravidez traz sérios prejuizos ao desenvolvimento do feto.

Uma mãe alcoólatra pode causar no seu bebê a “Síndrome fetal pelo álcool”, que tem como seqüela o retardo mental. Bebida alcoólica para a mamãe é totalmente desaconselhável. Semana 3 – A Fecundação A Fecundação A fecundação, isto é, o encontro do óvulo com o espermatozóide, ocorre ao fim da segunda semana, geralmente na trompa. Um único espermatozóide de milhares contidos no sêmen do homem é capaz de fecundar o óvulo. Nesse momento, as características físicas do bebê são definidas omo a cor dos olhos e cabelo, sexo e estatura.

O ovo ou Zigoto, como o óvulo fecundado é denominado, passa a se dividir em milhares de células enquanto se dirige ao útero que se prepara para recebê-lo tornando-se mais espesso. [PiC] 4 enquanto se dirige ao útero que se prepara para recebê-lo tornando-se mais espesso. Nesta semana o zigoto se implanta no endométrio (revestimento do útero) podendo ocorrer um pequeno sangramento que não prejudica a gravidez ou um corrimento vaginal intenso. O zigoto continua a se multiplicar e desenvolver rapidamente. A partir do momento em que se mplanta no útero, começa a formação da placenta.

A placenta alimenta o bebê durante toda a sua estadia dentro do útero. Ao fim da gravidez, esta pode chegar ao peso de 400g. Se a mãe pudesse ver esse pequeno aglomerado de células, o tamanho seria de uma cabeça de alfinete. Alterações no corpo Durante esta semana poderá sentir alguns sintomas da gravidez como fadiga, micção frequente e inchaço nos seios. Estes sintomas são normais durante este período da gravidez, portanto não há motivos para se preocupar. Aos poucos, deixará de ter estes sintomas.

Vitaminas Durante a terceira semana da gravidez os médicos ecomendam que as gestantes comecem a ingerir vitaminas pré- natais, este é o período ideal ara começar. Mulheres com histórico de abuso de det stâncias, mulheres s OF consuma uma boa quantidade de cálcio. Além do cálcio, o ferro também é uma vitamina essencial durante a gravidez, pois ela faz com aumente o volume de sangue do bebê. As melhores fontes de cálcio são os ovos, carnes vermelhas e legumes. É muito importante conversar com o médico sobre as vitaminas que devem ser consumidas durante a gravidez. Cigarro Ficar longe dos cigarros e de pessoas fumantes é a melhor opção da futura mamãe. Os cigarros, além dos prejuízos para a mamãe, podem causar aborto, partos prematuros e baixo peso ao nascer, mesmo que o bebê não seja prematuro. Semana 4 – Confirmação A menstruação esperada não aparece. Aqui a suspeita da gravidez começa. Alguns sintomas podem começar, tais como seios doloridos e inchados, escurecimento da aréola, cansaço, sonolência e náuseas. O zigoto mede um pouco mais de 1 mm.

Ele começa a se dividir em três tecidos diferentes (folhetos germinativos): – ectoderma – que futuramente será pele, cabelos, olhos, esmalte dos dentes e sistema nervoso; esoderma – se transformará em esqueleto, músculos, rins, coração e vasos sangü[neos; – endoderma – formará os pulmões, fígado, sistema digestivo e o pâncreas. A placenta ainda se desenvolve. Ela trará oxigênio e nutrientes para o embrião, além de produzir os hormônios da gravidez (progesterona e estrogênio). Ela está ligada ao embrião pelo cordão umbilical, em formação como a rede vascular, que fará trocas com o sangue materno.

Ao fim dessa semana, o zigoto apresentará também um tubo neural (que será o sistema nervoso), notocorda e intestino primitivo (arquêntero). O 6 n ubo neural (que será o sistema nervoso), notocorda e intestino primitivo (arquêntero). O embrião estará alojado na parte superior do útero envolvido por uma bolsa cheia de líquido amniótico chamada de saco gestacional, que o protegerá de traumas e infecções até a 12a semana ou 3 meses. O líquido anmiótico se renova a cada seis horas e chega a 1 litro ao fim da gravidez.

Confirmação A confirmação da gravidez pode ser diagnosticada através de exames de urina ou de sangue. Todos têm grandes probabilidades de acerto, mas o exame de sangue é o mais precoce e confiável (a partir de 15 dias da concepção). Tanto na urna como no sangue é Identificado o hormônio gonadotrofina coriônica que só a placenta produz. Os Sintomas *Desaparecimento da menstruação; *Seios aumentados e sensíveis: é comum que os seios aumentem e tornem-se doloridos antes da menstruação. Isto fica mais evidente quando se engravida. Ao longo da gestação, pode escorrer um líquido amarelado dos mamilos.

Este líquido é o colostro, que será o primeiro alimento do bebê ao nascer, até que o leite desça completamente. *Enjoos: nem todas as gestantes sentem este desconforto inicial da gestação, mas de um modo eral, as náuseas e os vômitos são sinais marcantes neste período. A náusea ocorre com mais frequência de manhã, quando o nlVel de açucar no sangue está baixo. *Cansaço: no início da gestação é normal que a gestante se sinta mais cansada, com sono e mole. *Micturição: a gestante sente mais sede e por isso ao ingerir mais líquidos, sente mais vontade de fazer xixi.

Além disso, ao longo da gestação, com o aumento do úter liquidos, sente mais vontade de fazer xixi. Além disso, ao longo da gestação, com o aumento do útero, a bexiga ficará mais comprimida, construindo também para que suas idas ao banheiro ejam mais frequentes. *Corrimento Vaginal: pode aparecer um ligeiro corrimento vaginal, sem irritação nem purido, que não é causado por infecção. É o resultado de um aumento das secreções vaginais normais. *Pigmentção: durante a gestação, a pele dos mamilos torna-se castanha, devido a um aumento de pigmentação local.

Há também, um aumento de pigmentação ao longo de uma linha que vai do púbis até o umbigo. Em algumas mulheres, há um aumento de pigmentação na face também. Essa pigmentação costuma desaparecer por completo ao final da gestação. Curiosidades Vitaminas: Nunca tomar vitaminas em forma de comprimidos ou de suplementos poli vitamínicos sem recomendação médica. Algumas, como a vitamina A, são perigosas para o feto. Água-de-coco: gelada, pode ajudar nos enjoos típicos dos primeiros meses de gestação. Os líquidos gelados, de um modo geral, facilitam o trabalho do estômago combatendo a náusea.

Anomalias Infelizmente, no momento da concepção, pode ocorrer algo que provoque alterações nos genes e cromossomos. Muitas dessas anormalidades e imperfeições são corrigidas pela própria natureza, terminando em aborto espontâneo. Ex: a presença de um cromossomo a mais, ou seja, 47 cromossomos em vez de 46. Há uma anomalia que não resulta em aborto. Seria a ausência de um determinado cromossomo, em geral um cromossomo sexual. A criança se desenvolve normalmente, mas torna-se estéril. Existem casos de defeitos cromossômicos qu 8 OF n desenvolve normalmente, mas torna-se estéril.

Existem casos de defeitos cromossômicos que provocam malformações em vários órgãos, não permitindo que a criança consiga sobreviver após o nascimento. Em outros casos, a criança consegue viver, mas apresenta características anormais. Ex: síndrome de Down. Em alguns casos, os cromossomos são normais, mas ocorre uma alteração num só gene, ou num par. Os genes também podem ser dominantes ou recessivos. Em doenças provocadas por genes anormais dominantes, como o nanismo congénito, é possível que só o pai ou a mãe sofram a doença, mas isto basta para que ela seja herdada pelo bebê.

Se a anormalidade se manifesta quando ambos os pais são normais, trata-se de um caso de mutação e o gene responsável por isso é um gene mutante. Os genes também podem ocasionar defeitos metabólicos, isto é, anomalias o funcionamento interno do organismo. Na maioria dessas situações, não se pode detectar o problema até que a criança A fenilcetonúria é um exemplo de alteração nasça. metabólica causada por esses genes anormais. A criança não consegue metabolizar uma substância chamada fenilalanina que se encontra no leite e em outros alimentos. ? preciso estabelecer uma dieta rigorosa que exclua qualquer alimento que contenha essa substância. Outra doença causada pelo mesmo problema é a fibrose c[stica. As crianças afetadas não crescem normalmente devido à má absorção dos alimentos e a repetidas nfecções respiratórias. Semana 5 – O embrião O zigoto já é chamado de embrião e mede 2mm. o esqueleto do bebê começa a se formar, assim como o coração. O sistema nervoso central (base para o cérebro sistema nervoso central (base para o cérebro e medula espinha) e músculos ganham forma. picl Com as alterações hormonais, as unhas das futuras maes podem ficar mais resistentes. Poderá sentir vontade de urinar constantemente e isso a acompanhará a gravidez toda. Alterações no humor também podem aparecer. Para aliviar o cansaço, deverá alimentar-se de modo balanceado e saudável e unca tomar remédios, mesmo os quais esteja acostumada, sem consultar o seu médico. Eles podem atrapalhar no desenvolvimento do bebê. Os enjôos são mais freqüentes, o olfato fica mais apurado por causa das alterações hormonais. Isso ocorrerá somente no primeiro trimestre da gravidez.

Para aliviar os enjôos, não poderá ficar muito tempo sem comer, deverá fazê- lo pelo menos a cada três horas, evitar gorduras e beber bastante líquido (nao quando estiver enjoada). Após o diagnóstico de gestação pela dosagem hormonal, o pré-natal já pode ser programado. Na primeira consulta, devem ser realizadas s investigações de possíveis queixas, a orientação quanto aos sintomas e a solicitação de exames laboratoriais de rotina para a identificação de possíveis patologias que possam gerar problemas no transcorrer da gravidez, como anemia, infecção urinária, sífilis, rubéola, toxoplasmose, AIDS, diabetes.

Atenção ao tipo sanguíneo É bom saber o tipo sanguíneo, pois ele pode reagir com o sangue do bebê na hora do parto. Se o tipo sanguíneo da mãe for Rh negativo e do bebê Rh positivo, na hora do parto esses sangues entrarão em contato. Se for a primeira gravidez da mãe não haverá problemas, pois 0 DF 73

Ed.fisica

0

DESCRIÇÃO DO PROJETO Curso: Educação Física. Disciplina: Basquetebol. Professor Responsáv Carvalho. Titulo do Projeto: mao na massa. ” Alunos do

Read More

Documento de especificação de requisitos

0

Sistema de Controle Escolar Documento de Especificação de Requisitos . Introdução Este Documento contém a especificação de requisitos para o

Read More