Habitos regionais do norte do brasil

Categories: Trabalhos

0

HÁBI OS DA REGIÃO NORTE DO BRASIL A região norte é composta pelos estados de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Amapá, e Tocantins. Ê uma região de clima quente e úmido e pode-se dizer que a culinária nesta região se divide em frutos do mar e frutos da terra. Em Roraima encontram-se opções variadas, não existe uma comida tipicamente regional. Já em Amazonas a culinária é bem exótica e tem forte influencia indígena, o peixe é à base da alimentação e os pratos são bem apimentados.

Entre eles estão: pato no tucupi, tacacá, tambaqui na brasa, pamonha, doce de uriti, pudim de cupuaçu e outros. Tucupi é um caldo e diferente da mandioc aipim no resto do Br ácido cianídrico) é pr instrumento chamad Swipe to view nextp va, uma variedade macaxeira ou venenosa (contém a ajuda de um prensa de palha usada para espremer a raiz e extrair um caldo de cor amarela. Depois de obtido, esse caldo precisa ser fervido para que possa ser consumido.

O jambu ou agrião-do-pará é outro ingrediente apreciado na região amazônica (é uma planta que causa dormência e tem propriedades medicinais) é usada em pratos como o pato no tucupi e tacacá. No Acre, existe uma mistura da cozinha nordestina, paraense, síria e libanesa. Alguns pratos apreciados são: carne de sol, baião Swipe to page -lal Studia baião de dois, cuscuz de milho, pamonha, tapioca, quibe cru e frito, esfihas, macaxeira cozida, e doces como cocadas, bananadas, açaí, graviola, buriti, cajá e outras frutas típicas.

Em Rondônia a culinária também tem influencia indígena e é a base de peixe, possui pratos vanados de outros estados, entre os pratos preparados estão: caruru, caldeirada de tucunaré, pato no tucupi, tacacá, mungunzá e doces de buriti. No Pará, a influência culinária também é indígena e é utilizado nas preparações produtos da floresta amazônica. A base da cozinha no Pará é a mandioca e possui uma grande utilização da castanha do Pará, entre os pratos preparados estão: pato no tucupi, maniçoba, jambu e tacacá.

No Amapá destacam-se pratos como: tucunaré recheado, maniçoba, pescada da gurijuba, camarão ao bafo, e outros. Na sobremesa são consumidas as frutas típicas: bacuri, mucajá, murici, pequiá e outras. No Tocantins o predomínio é da cozinha indígena, portuguesa, paulista, e mineira. Entre alguns pratos estão: arroz com pequi, feijão tropeiro, galinhada, peixe na telha e outros. Em geral na região do norte do Brasil existe grande diversidade e abundancia de peixes, ele é consumido em média três vezes por semana, tanto cozido, assado ou frito.

A farinha de mandioca também está muito presente, usada no acompanhamento das refeições, a variedade de frutas é grande e, é usada no preparo de doces, compotas e sorvetes. Entre as carnes, destacam-se aves, ja usada no preparo de doces, compotas e sorvetes. Entre as carnes, destacam-se aves, jacarés, animais silvestres omo a carne de paca e tartaruga. Na região norte a carne bovina, o arroz e feijão, não são comidas diárias. O açaí, bem conhecido também em outras regiões do Brasil, além de usado no preparo de doces e sorvetes, é também usado no preparo de um vinho, que é na verdade um suco sem álcool.

PONTOS POSITIVOS DOS HÁBITOS ALIMENTARES: * O consumo de peixe é bem elevado, o que torna os pratos muito mais saudáveis devido ás propriedades benéficas deste alimento. * O grande consumo de frutas também é um ponto positivo. PONTOS NEGATIVOS DOS HÁBITOS ALIMENTARES: Os alimentos fontes de carboidratos e proteínas estão presentes, porém não há um consumo freqüente de saladas com verduras e legumes, que fornecem vitaminas e minerais importantes para a saúde.

Fonte da pesquisa: Internet por Pedro Marques, jornalista formado pela Universidade Metodista; Gastrônomo formado pela faculdade Anhembi Morumbi ALGUMAS RECEITAS DA CULINÁRIA DA REGIÃO NORTE DO BRASIL Maniçoba (tipo de feijoada feita com a folha da mandioca no lugar do feijão) ngredientes * 2 cestos paneiros (pequeno cesto de vime) com maniva (folhas de mandioca) * 2 kg de toucinho branco * 2 kg de toucinho defu porco salgado * 2 kg de orelha de porco salgada * 2 kg de língua de porco salgada * 2 kg de rabo de porco salgado * 2 kg de lombo de porco salgado * 2 kg de costela de porco salgada * 1,5 kg de paio * 1,5 kg de chouriço * 1,5 kg de linguiça de porco -k 4 kg de bucho de boi * 4 kg de charque Modo de preparo 1.

Pique as folhas de mandioca (maniva) sem os talos e moa muito bem em uma máquina de moer carne, até dar 6 kg. 2. Num panelao com bastante água, leve a maniva moída ao fogo brando e deixe ferver durante 72 horas. Mexa de vez em quando, dando pelo menos três boas mexidas por período: anhã, tarde e noite. Isto é feito para que as folhas não grudem na panela. Coloque sempre água, pois a massa não pode ficar seca. Quando for dormir, complete a água de novo e deixe o fogo o mais baixo possível. 3. Passadas às 72 horas acrescente o toucinho branco (sem cortar) e o toucinho defumado (também inteiro). Deixe ferver por mais 24 horas, sempre em fogo brando, completando a água e dando, no mínimo, três boas mexidas por período. 4.

Na tarde do quarto dia, coloque as carnes salgadas e o charque de molho para tirar o excesso de sal, reservando o paio, chouriço, a linguiça e o bucho de boi. Enquanto isso, a maniva continua a ferver. 5. No quinto dia, corte em pedaços do tamanho de servir o bucho de boi e escalde muito bem para tirar todo o cheiro. Corte também em tamanho de servir as carnes salga 4 escalde multo bem para tirar todo o cheiro. Corte também em tamanho de servir as carnes salgadas, lave bem e afervente. Junte tudo e ponha no panelão em que a maniva está fervendo. Deixe cozinhar por mais 48 horas, desligando o fogo quando for dormir. 6. No sexto dia, corte em rodelas o paio, o chouriço e a linguiça ponha para ferver. 7. No sétimo dia, a maniçoba está pronta e fica como se fosse uma feijoada.

A cor da maniva, que no inicio do cozimento é verde bem vivo, vai se transformando até ficar um verde muito escuro, quase preto. 8. Sirva com arroz branco, farinha d’água de mandioca e uma pimenta de cheiro. Omelete de aviú (aviú é um micro camarão) * 200 g de aviú * Suco de dois limões * 6 ovos * dois colheres (sopa) de azeite * 1 colher (sopa) de cebola batida * 1/2 colher (sopa) de salsinha picada * Sal a gosto 1. Lave o aviú com uma mistura de W2 litro de água e suco de imão. Escorra; 2. Bata bem os ovos com um garfo em uma tigela e adicione o sal; 3. Numa frigideira, aqueça o azeite e doure a cebola; 4. Junte o aviú e refogue rapidamente; 5. Junte os ovos; 6.

Quando a omelete estiver encor salpique a salsinha picada da, vire-a sobre um prato e a em seguida. 3 kg de pato 6 litros de tucupi 6 maços de jambu 1 maço de alfavaca 1 maço de chicória do norte 7 cabeças de alho 21 unidades de pimenta de cheiro quanto baste de sal 5 unidades de limão 1/4 litro de vinho branco Modo de Preparo Prepare o pato, lave os patos em água corrente. Em um ecipiente prepare o vinha-d’alho (preparação, marinada) com o suco dos limões, 03 cabeças de alho socadas, o vinagre de vinho branco, 01 pimenta de cheiro, sal e água. Tempere o pato no “vinha•d’alho” e deixe descansar de um dia para o outro na geladeira. Asse os patos em forno médio por aproximadamente 90 minutos.

Em uma panela coloque para ferver o tucupi com 03 pimentas de cheiro, 02 cabeças de alho, alfavaca, chicória e sal. Após os patos esfriarem, cortá-los em 04 pedaços cada. Em uma panela coloque 02 litros do tucupi já temperado e ferve os patos em pedaços, até ficarem bem macios. Desossar e tire a pele dos patos já macios. para preparar o jambu, pegue ele separe as folhas com os talos mais tenros. Lave em água corrente. Em panela com água fervente e sal escaldar levemente o jambu. Escorre e reserve. Em um alguidar de barro colocar os pedaços de pato e cobri- los com o jambu e o restante do tucupi que não foi usado para amaciar os patos.

O molho de pimenta de cheiro: as pimentas que restarem devem ser amassadas com sal a gosto e OI dente de alho socado, completa com um pouco de tucu i uente amassadas com sal a gosto e OI dente de alho socado, completa om um pouco de tucupi quente. Receita escolhida para Apresentação:Pudim de Farinha de Tapiocalngredientes. farinha de tapioca (polvilho doce) -1 xícara de -1/2 litro de leite ralado condensado coco separadas) -4 colheres (sopa) de coco -1 lata de leite -2 xícaras de leite de -6 ovos (claras -1 colher (sopa) de manteiga ou margarinaModo de preparoColoque de molho a farinha de tapioca no leite, junte o cocoralado, e deixe descansar por 5 horas até a tapioca incharbastante e absorver o leite.

Em outra vasilha, misture o leite condensado, o leite de coco ejunte a mistura de farinha de tapioca. Adicione as gemas levemente batidas, a manteiga e as claras emneve, misturando delicadamente. Coloque em forma caramelada deburaco no melo de 23,5 cm de diâmetro. Leve para assar em forno quente (2000C), preaquecido, embanho-maria, até dourar ou até que, enfiando um palito no meio,ele saia limpo. Tempo de preparo: 1h40mRendimento: oito porçõesValor gasto no preparo: R$13,00VaIor por porção: R$1,63 1 Bibliografia Howstuffinorks – Cozinha do norte brasileiro. Disponível em: http://lazer. hsw. uol. com. br/cozinha-brasileira-norte. htm http://www. suapesquisa. com/geografia/regiao-norte. htm

Engenharia de trafego

0

Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil ECV – 5129 Engenharia de Tráfego Engenharia de Tráfego

Read More

O impacto dos níveis diferenciados de governança corporativa da bm&fbovespa no desempenho das ações das empresas listadas

0

O impacto dos níveis diferenciados de governança corporativa da bm&fbovespa no desempenho das ações das empresas listadas Premium gy pctri770angcI

Read More