Havaianas
História: Segundo o site oficial, as primeiras Havaianas surgiram no ano de 1962, inspirada na sandália japonesa Zori, feitas com tiras de tecido e solado de palha e arroz. Por esta razão, o solado de borracha das Havaianas possui uma textura que reproduz os grãos de arroz. Feito com material, inteiramente brasileiro a borracha, as sandálias Havaianas se tornaram a simples resposta para proteger os pés. Com o sucesso da sandália, logo surgiram imitações nos quais foram chamadas de “fajutas” pelos comerciais da época.
No ano de 1970 foi lançado o slogan “As legítimas”, estreladas elo Humorista Chico Anysio, que protagonizou as campanhas durante as décadas d Em 1980 as sandáli OFII de pares por ano, ela e p brasileiros, sendo co básica, como o arroz cerca de 80 milhões tais na vida dos itens de cesta Mas com o tempo as sandálias foram perdendo sua importância, desde seu lançamento em 1 962 seus modelos e cores não sofreram alterações, ou seja, as Havaianas foram perdendo seu charme tornando-se um produto popular, destinado ao público menos exigente.
Com um produto destinado às massas, houve uma queda dos lucros, e o prestígio das Havaianas foi se perdendo. Mais isso se modificou no ano de 1994, com o lançamento das Havaianas Top, modelos Monocromáticas das originais. A comunicação das Havaianas passou por uma grande Swige to víew next page grande modificação, o foco foi tirado das sandálias e transferido para as celebridades, houve o lançamento do slogan “Todo Mundo Usa”. Nas revistas, a explosão de cores e imagens divertidas dos anúncios traduziu o alto- astral da marca.
A partir de 1994, foram criadas novas cores, novas estampas e novos modelos. Com o novo reposicionamento, as sandálias conquistaramo mundo sendo vendidas nas vitrines mais concorridas de mais 60 parses. Desde 2003, as Havaianas participam do Oscar com modelos exclusivas que são presenteados aos concorrentes. No ano de 2004, as Havaianas ganharam uma edição especial, uma coleção em ouro diamante, lançada pela joalheria H-Stern. A cada ano as Havaianas crescem mais, sua marca vem ganhando prestígio e glamour, tornando-se umas das marcas brasileiras mais conhecidas e de sucesso do mundo.
A segmentação de mercado, com o lançamento de novos produtos e cores, apoiados por campanhas criativas e materiais de ponto de venda, fruto do foco no mercado, em oposto ao foco na produção, tem sido decisiva para o crescimento dos negócios. Gestão do conhecimento O segredo do sucesso: Pessoas, Pessoas, Pessoas Dentre o conjunto de 13 valores que a empresa possuía, verificou-se que todos eles eram importantes, mas não davam o direcionamento que as pessoas precisavam.
Daí a ênfase em apenas dois: ética e respeito às pessoas. Desta forma, todos tomaram conhecimento que o processo de renovação deveria seguir esses valores. O primordial é dar direção e alinhamento às renovação deveria seguir esses valores. O primordial é dar direção e alinhamento às pessoas, através da definição clara das estratégias e objetivos. Criou-se formas e responsabilizar as pessoas pelas suas ações, assim como elaboração de formas de incentivo à implementação dessas açoes.
RH alinhado com as estratégias de negócios “Mais que uma frase chavão, RH na Alpargatas é uma área estratégica, uma vez que as ações de RH são desenvolvidas para dar suporte aos negócios”, confirma Arnaldo de Mello Franco, Diretor de RH. Esta linha de ação começou com seu antecessor, João Francisco Rached, que imprimiu uma verdadeira revolução nas políticas, nos hábitos e nos procedimentos de RH na empresa.
A transformação da cultura em uma cultura orientada para o ercado e para os clientes baseou-se em premissas simples, porém muito sólidas: * A cultura só mudaria se as pessoas mudassem sua forma de ver a empresa e seus negoclos * As pessoas precisariam perceber significado nas suas ações, para dar o melhor de si mesmas * O compromisso das pessoas para com as mudanças seria maior se pudessem trabalhar no planejamento dessas mudanças * Deveria haver um mecanismo de recompensa e reconhecimento pelos resultados alcançados * A liderança desse processo de mudança deveria servir de modelo para todos os empregados da empresa Caminhando para o Mais, Melhor e Mais Rápido A aplicação dessas premissas deu ori em a um processo participativo de gestão da -m como a um gradual e 30F 11 a um processo participativo de gestão da empresa, assim como a um gradual e firme engajamento das pessoas para com a nova forma de encarar a empresa.
Primeiramente, foi conduzido o Workshop de Estratégia e Liderança, contando com a participação de toda a Diretoria e Gerência Sênior da empresa, onde foram debatidos os principais itens estratégicos da empresa: * qual o foco das principais unidades de negócio * quais as estratégias para garantir vantagem competitiva em cada unidade de negócio qual o perfil de liderança ideal para conduzir o processo de renovação com sucesso * quais as formas de trabalhar em equipe, assegurando sinergia na ação de todos * qual a estratégia para obter o comprometimento de todos os empregados para com a mudança de cultura A seguir, todos os gestores atenderam ao Seminário sobre Liderança e Resultados. Em cada turma desse seminário foram debatidas as estratégias já revisadas, analisadas as lacunas entre o presente e o futuro, identificados os vetores da cultura existente que precisavam mudar para dar suporte às novas estratégias, vivenciados os comportamentos de trabalho em quipe e identificadas ações para o dia seguinte. Cada participante saiu do seminário com uma visão muito clara de sua contribuição para o processo de renovação e quais ações estaria a seu alcance para que os resultados pudessem ser atingidos. ara garantir o conhecimento das novas estratégias, bem como o engajamento de todos para com o processo de transição, foi estruturado um plano de divulga 40F como o engajamento de todos para com o processo de transição, foi estruturado um plano de divulgação a todos os funcionarias da empresa. Hoje, multiplicadores especialmente trenados para estas tividades, estão permanentemente treinando as pessoas para o processo de mudança. Gestão de Criatividade e inovação – Alpargatas/Havaianas “Havaianas, todo mundo usa! ” Através desta frase podemos observar que é um produto agraciado e utilizado, como bem diz por todo mundo. Seja criança, idoso, jovem, qualquer faixa etária e o que mais Impressiona qualquer classe social. Mas como um produto relativamente simples, sem muito “Glamour encanta pessoas de diversos cantos do mundo, principalmente celebridades do mundo tao seletivo como é o da moda.
A Alpargatas/Havaianas ao longo dos anos vem atuando no ercado calçadista de uma forma inovadora e com muita visão no que diz respeito à comercialização de seus produtos. A comercialização das sandálias, carro chefe da empresa, passou 32 anos sendo vendida da mesma maneira, palmilha branca com solado e tiras. “Elas não deformam, não têm cheiro e não soltam as tiras. Não há brasileiro que não as tenha colocado nos pés pelo menos uma vez na vida, literalmente”. Através de varias ações de marketing que contou com apresentações das sandálias Havaianas ate na entrega do Oscar em 2003 onde, a sandália velha e boa para se usar na praia apareceu cravejada de cristais Swarovski. ??tima jogada de marketing. Nos anos 90 a empresa deu início ao que é hoje, uma escalada de inovações e novas matérias, marketing. Nos anos 90 a empresa deu inicio ao que é hoje, uma escalada de inovações e novas matérias, com estampas atraentes e sempre buscando cativar o cliente. A sandália passou a ser um acessório de moda, com estampas que combinam com as mais diversas padronagens. A Alpargatas/Havaianas possui hoje uma cadeia de processamento de dados relevantes a inovação, pesquisa e esta cercada de profissionais de marketing e propaganda, fazendo com que a marca seja cada vez mais lembrada, através dos mais iversos tipos de mídia.
Outro diferencial da Alpargatas/Havaianas esta na concepção de valores a sua visão de inovação, busca aperfeiçoar seus produtos e processos de fabricação e divulgação, sempre um passo a frente em termos de antecipação e lançamento de tendências. Apresentar novas tecnologias aperfeiçoadas para auxiliar tanto a produção como o conforto do publico alvo. Seus produtos são lançados somente após passar por criteriosos e minuciosos testes, para que o cliente adquira com total segurança o conforto e a beleza desejada. Uma empresa antena da no mercado, empre em busca do novo para ampliar a competitividade e marcar ainda mais a atuação e visibilidade de sua marca. O Centro de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento, visa aplicar as descobertas, idéias e novidades, em produtos mais competitivos, modernos e bonitos.
Sem se esquecer da qualidade e confortabilidade. O publico passa a lembrar e desejar um bom produto quando o mesmo supera as expectativas. Atualmente as sandálias são utilizadas em diversos tipos de e supera as expectativas. Atualmente as sandálias são utilizadas em diversos tipos de eventos, tais como Copa do Mundo, aonde as sandálias já vem om a impressão da logomarca dos times, eventos como casamentos, aniversários, bodas. Abriu-se um leque de opções onde a sandália Havaiana sai do patamar comum de vendas em gôndolas e passa a ser utilizada como lembrança ou convite. No ramo fotográfico utiliza-se a fotografia dos noivos impressa nas sandálias como lembrança.
Uma diversificação, onde a empresa busca novos mercados, abrindo novos canais de distribuição de seus produtos deixando margem para a customização. Premiações e Bonificações Citada como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar pela revista Exame em 2000, a companhia prepara-se para isputar novamente o posto de empresa em que todos gostariam de trabalhar. E tem motivos de sobra para isso. Os 10,5 mil funcionários da Alpargatas têm escolas de alfabetização, plano de pensão, incentivo de resultados, política de remuneração adequada, stock options, possibilidades de desenvolvimento profissional, entre muitos outros benefícios. Como diz o diretor de RH, “Por que sair? “.
Planos de incentivo escolar para pós-graduação, curso superior e doutorado, que cobre 50% do curso, estimulo de línguas, incentivo de resultados, participação nos lucros. Isso tudo segura os funcionários. Ferramentas Operacionais V. O. C. E. – Um acróstico inspirador O V. O. C. E. surgiu com o objetivo de direcionar as ações de Recursos Humanos. Foi criado com base no Prêmio Nac com o objetivo de direcionar as ações de Recursos Humanos. FOI criado com base no Prêmio Nacional da Qualidade. Além do vínculo com os objetivos de negócio, a empresa estaria cobrindo áreas que poderiam levá-las a ser benchmark no que diz respeito ao tratamento de pessoas. Para aumentar a percepção das pessoas, as estratégias foram agrupadas em 4 áreas que facilitaram a criação do brand. O V. O. C.
E. , é mais do que uma imples estratégia de pessoas. Éo RH atuando em seus papéis de parceiro dos negócios, expert operacional, agente na condução da mudança comportamental e finalmente o líder do envolvimento / engajamento de todos os funcionários nos destinos dos negócios Alpargatas. As ações previstas na estratégia V. O. C. E. , fazem parte de um plano operacional desenvolvido por cada uma das 1 1 fábricas que utilizam Best Pratices na condução desta estratégia. Visão de Mercado e Futuro A Alpargatas é uma empresa focada em marcas e ancorada por 3 grandes pilares: crescimento rentável, excelência operacional e essoas.
Como uma empresa de marcas, existe forte preocupação na defesa do design e da qualidade, que se traduz em forte ênfase na inovação de produtos capazes de agregar valor à marca e oferecer bem-estar ao cliente. Por se tratar de um artigo de moda, as Sandálias Havaianas correm o risco de ser apenas um modismo e perder o espaço conquistado. A estratégia da empresa é manter um ritmo constante de lançamentos de cores e modelos, buscando adaptar-se às tendências do mercado. Conforme a definição da própria empresa (SÃO PAULO modelos, buscando adaptar-se às tendências do mercado. ALPARGATAS, 2003), Esta estratégia deverá ser mantida para o mercado internacional.
Conforme o Relatório Anual de 2004 da empresa, o crescimento consistente no Brasil e no exterior se dará graças à ênfase na otimização industrial, pesquisa e desenvolvimento, qualidade e internacionalizaçao (SÃO PAULO ALPARGATAS, 2004). Investimentos em inovação e tecnologia, aumento de capacidade produtiva, ganhos de escala e de produtividade, além da capacitação de pessoas tem o objetivo de reforçar suas vantagens competitivas e reforçar a atuação da empresa. A Inteligência de Negócios será responsável pelo acompanhamento o planejamento estratégico e pela prospecção de novos negócios, enquanto o Comitê de Marketing auxiliará na estratégia de comunicação das marcas. A empresa tem condições de acelerar sua expansão internacional, porém a empresa pretende manter a estratégia de posicionamento das sandálias como produto de elite.
Grandes mercados ainda não explorados, especialmente no sudeste asiático, poderão implicar na abertura de fábricas próximas ao mercado consumidor. As exportações de Havaianas em 2004 atingiram 70 países e sarram dos Índices históricos de 3% para alcançar o recorde de %, muito embora sua principal concorrente, a Grendene, exporte ao redor de de sua produção, tendo atingido o pico de 25% no ano de 2003. Existe um mercado potencial enorme no exterior para os chinelos de dedo, que podem ser explorados mercado potencial enorme no exterior para os chinelos de dedo, que podem ser explorados por outras empresas brasileiras ou mesmo empresas de outras nações.
O processo produtivo é relativamente simples e, portanto, de fácil imitação, tornando dificil a construção de vantagens competitivas duradouras. A empresa havia comercializado em 2003 mais de 5 milhões de ares no mercado externo, contudo as Havaianas se tornaram o produto brasileiro mais pirateado no exterior e, segundo estimativas, se não fossem os produtos piratas o volume de vendas poderia ter alcançado o expressivo número de 1 1 milhões de pares (CORREA, 2003). O resultado disto é que a empresa teve que estampar um selo holográfico nas sandálias para atestar sua originalidade, que terá um impacto de 5% no custo de produção.
Até o momento a Alpargatas tem trabalhado fortemente na construção da marca Havaianas, tendo obtido bons resultados em termos de imagem, rentabilidade e prestigio. Esta estratégia tem se mostrado coerente, pois a marca é um ativo intangível de difícil imitação pela concorrência. A notoriedade da marca e a sua associação com o Brasil oferecem oportunidades de extensão da marca para outros produtos, como toalhas, camisetas, biquínis e artigos de praia, mais associados com um estilo de vida do que com a indústria de calçados. A empresa deu os primeiros passos nesse sentido com a criação das Havaianas Socks, porém o mercado oferece outras oportunidades ainda não exploradas pela empresa. Deve-se ressaltar que o chinelo de dedo é um item de consumo ap 0 DF 11