Leitura critica
A leitura cr[tica * O aluno é o autor do seu próprio aprendizado * Cabe ao professor orientar o aluno a ter uma leitura crítica * O hábito de ler acaba exercitando a leitura crítica * A leitura estimula relações entre o mundo coerente e a fantasia, podendo o leitor concordar ou divergir com o apresentado no texto * A leitura linear afasta a visão do texto como um todo * Alfabetizado não significa leiturizado * O leitor critico deve refletir e questionar o texto * A leitura estimula a criatividade * A boa leitura base- * A cada leitura adq ser usados na leitura * A leitura dá supo
OF3 S. wp page entos que podem A leitura faz parte do crescimento e do sucesso do aluno. O próprio aluno é o construtor do seu aprendizado. Na escola, os professores devem orientar seus alunos a desenvolverem um olhar crítico e competente diante dos textos. Também é um dever dos professores estimular a leitura, pois o hábito desta acaba exercitando a leitura crítica. O hábito da leitura estimulará relações entre o mundo coerente e o próprio pensar do leitor.
Com essas relações o Swipe to page leitor pode concordar ou divergir sobre as Ideias apresentadas no texto. No entanto, muitas vezes os professores ensinam a “leitura linear” a qual afasta a visão do leitor sobre o texto como um todo. Desta forma, os alunos (leitores) tornam-se alfabetizados, mas não leiturizados, o que significa que eles não desenvolvem uma leitura crítica. O verdadeiro leitor reflete e questiona o texto. Dessa forma, ele adquire conhecimento e o associa ao novo conhecimento, formulando hipóteses e ideias.
Isso estimula a criatividade do leitor e ele transmite suas próprias ideias. O aluno (leitor) ao começar a ter suas próprias ideias, começa a contextualizar-se. Isto é, o aluno guarda informações de outros textos e as utiliza para interpretar novos textos. Portanto, cabe ao professor estimular a leitura critica de seus alunos. É também tarefa do professor possibilitar, por meio da leitura, que o aluno entenda como a lingua funciona. A leitura crítica é um pilar da escrita e tem importância fundamental na formação dos alunos.
Enzo Fumagalli Filho A escrita autônoma RA 497258 * A escrita é a reprodução de algo já visto e memorizado * Durante a escrita o autor seleciona conhecimentos uteis adquiridos pela leitura * A escrita deve buscar scrita o autor seleciona conhecimentos uteis adquiridos pela leitura * A escrita deve buscar produzir questionamentos ao leitor * No principio a escrita é mais uma síntese das principais ideias do autor * Mais maduro o autor começa a posicionar-se baseando-se nas ideias de um texto * O autor crítico expõe suas ideias e pensamentos com uma produção autônoma e original * por meio da escrita o autor argumenta e tenta convencer o leitor com suas ideias e suposições A escrita é a reprodução de algo já visto e memorizado. Ela reflete o conhecimento adquirido pela leitura. Nessa reflexão o autor seleciona parte desses conhecimentos, os uteis. Durante a transmissão desse conhecimento, o autor deve tentar produzir questionamentos ao leitor, de forma que estimule o pensamento crítico deste. Ao começar a produzir textos, o autor praticamente faz uma síntese do conhecimento adquirido pela leitura. Após treino e mais leituras, o autor começa a posicionar-se, mas ainda baseando-se nas ideias de um texto ou outro autor. Já crítico, o autor expõe suas ideias e pensamentos de forma autônoma e original, questionando o leitor com argumentos persuasivos. 3