Liderança, um fator de sucesso para o empreendedor

Categories: Trabalhos

0

Liderança, um fator de sucesso para o empreendedor Rodrigo Santos Resumo Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento e uma descrição acerca dos conceitos de liderança, através das teorias atuais, enquadrando-os dentro do enfoco das necessidades das Swipe nentp empresas. Preocupa- 9 importantes fatores, m interpessoais no coti no, m eficazes. Sabe-se que pessoas está globaliz at d os mais atuais e ade e relações comprovadamente da competência de umentos capazes de avaliar e orientar as empresas a obterem um sucesso e através dos um [der, que é uma de suas principal meta.

Em razão estas necessidades é que o saber liderar se coloca como um dos valioso instrumento a levar ao sucesso das mais diversas empresas. Palavras-Chaves – Liderança, relações interpessoais, Abstract This article has as objective to do a rising and a description concerning the concepts of people’s Administration, through needs it is that the people’s administration is put as one ofthe valuable instrument to take to the success of the most several companles. Keywords- People’s administration, relationships Interpeople s 1.

Introdução A Liderança é a área da gestão de pessoas que cuida dos recursos umanos da empresa, assim como administração das pessoas em seus determinados setores e preocupa-se diretamente com aspectos importante, que são a motivação das pessoas, ver as coisas do ponto de vista de outra pessoa, saber escutar o subordinado e aprender com o mesmo, formar equipes eficientes para o amanhã, respeitar a dignidade dos outros, reconhecer elogios e recompensas, rsolvendo erros, queixas e criticas de forma pertinente e eficaz, estabelecer metas, fazer com que o trabalho em grupo tenha concentração e disciplina e alcançar o equilibno entre o grupo criando uma atitude mental positiva.

Na realidade, estes são os objetivos principais de uma boa liderança em uma empresa.. O melhor retorno possível de um líder é a sua rápida eficiência em comandar pessoas que trabalhem em equipe , na qual apresenta resultados eficaz e eficiente com qualidade Com esses objetivos em mente pode-se conceituar adequadamente a gestão de pessoas, na qual é área responsável pela liderança da empresa, proporcionando condições que garantam sua eficiência nos trabalhos ganhando tempo que se torna maior rentabilidade para empresa Sabe-se que o sucesso de lideran a empresarial advém de três atores, a saber: Capacida Capacidade técnica 20F Capacidade Administrativa.

Em decorrência disto, muitas empresas que ainda têm práticas administrativas familiares, devem buscar práticas Contábeis e com lideranças adequadas, para que possam ter um crescimento sólido e sustentável. Um dos grandes desafios para qualquer empresa, independente do tamanho, grupo econômico ou espaço geográfico de atuação, corresponde à obtenção de estratégia na medida adequada à manutenção de suas atividades operacionais, obtenção de recursos suficientes para as equipes de diversos setores rabalhem em uma só sintonia, no qual o líder junto com estas equipes consigam alcancar às estratégias de crescimento. Com relação aos sistemas, estes desenvolvidos especialmente para atender aos aspectos gerenciais de cada setor da atividade.

Assim, por exemplo, na gestão de pessoas a liderança da empresa, tem fundamental importancia evitando surpresas desagradáveis, bem como a falta de sitonia como sendo um conjunto de procedimentos, envolvendo normas de controle interno, rotinas de processamento da escrituração e relatórios, suficientemente delineado de modo a prover o lider de nformações para a tomada de decisões gerenciais. Tomando as informações acima elencadas, o presente artigo fará uma abordagem de tópicos como: Sistema de informações de liderança para uma empresa obter lucros com eficaz e rapidez análise das demonstrações para o sucesso de um empreendedor; custos para avaliação, controle e tomada de decisões, planejamento estratégicos e administrativos.

Através de uma pesquisa bibliográfica e reflexão da pratica empresarial, o tema de Liderança é aqui abordado objetivando mostrar a Importância da m 30F Ig da pratica empresarial, o tema de Liderança é aqui abordado bjetivando mostrar a importância da mudança de postura na pratica empresarial, ajustando-a ao novo contexto de uma sintonia de equipe globalizada na empresa. 2. Liderança A chave do sucesso e competência das empresas, hoje mais do que nunca, está nesta nova fronteira, que é o comportamento humano. Tecnologia, património, informações, tudo isto pode ser adquirido; mas uma equipe competente, alinhada e motivada leva seu tempo para ser formada. As empresas que sabem lidar bem com pessoas e equipes, que resgatam esta dimensão de “pessoalidade” nas suas relações conseguem atingir excelentes esultados de negócio, integrados com um clima interno onde as pessoas curtem trabalhar, onde a motivação, o trabalho em equipe, a flexibilidade, a inovação, o “ousar” estão presentes em alto grau.

As 100 melhores empresas para se trabalhar, demonstra que tratar bem as pessoas é um inteligente negócio. Basta folhear a revista para se perceber que são empresas bem sucedidas, e não apenas gigantes multinacionais. Isto quer dizer que um clima saudável pode e deve ser buscado em qualquer empresa, independentemente do tamanho ou setor de atividades São características comuns para uma empresa ter sucesso, e tem ma grande importância no contexto histórico e social. De onde vem essa importância ? Senhores Feudais e Reis do passado e Presidentes de hoje, foram e são lideres que tomam decisões que influenciam o cotidiano da humanidade e, às vezes, mudam o rumo da história.

Napoleão, com a Revolução Francesa, e o iluminismo, mudou as concepções AGE 4 OF Ig mudam o rumo da história. Napoleão, com a Revolução Francesa, e o iluminismo, mudou as concepções da época e inclusive, alterou a história do Brasil, fazendo que a família Real viesse para o Brasil mudando a história do nosso início de nação. Pessoas que inovam, seja no pensamento ou em Inventos são empreendedores. Karl Marx, com suas idéias sobre o socialismo, inventores que pensaram e criaram tecnologias como a energia elétrica, televisão e o computador que hoje são imprescind[veis pra sociedade. No entanto, qual é o significado de ser um lider e um empreendedor?

A palavra líder (direção, tendência para a subordinação ou obediência). E conceitualmente pode significar: é o ato de trabalhar com e através de pessoas para planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos, para realizar objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Todos as pessoas, bem ou mal, são lideres, pois recebem nossos salários, têm contas a pagar, objetivos a alcançar, e para isso é necessário ter, no mínimo, conceitos básicos de administração, pois como o controle de recursos, gastar menos do que se ganha, por exemplo, conceito básico que embora nem todos pratiquem, acredita-se que todos entendam.

Não obstante, não pode-se confundir o fato de todos terem que administrar as próprias vidas com o profissional da Administração, que sabe analisar e resolver situações problemáticas variadas e complexas, pois aprendeu a pensar, avaliar e a ponderar em termos abstratos, estratégicos, conceituais e teóricos. Empreender vem do latim imprendere. Existem inúmeros conceitos de empreendedorismo, um deles de autoria do consultor José Carlos Teix Ig imprendere. Existem inúmeros conceitos de empreendedorismo, um deles de autoria do consultor José Carlos Teixeira, publicado na Revista do Banco do Nordeste-Notícias, de 19/05/2000: “Empreendedorismo é ousar, transformar, descobrir novas vidas em cima de produtos que já existem. É sonhar para frente, dar função e vida a produtos antigos.

Enfim, empreendedorismo ? provocar o futuro, reunir experiências e ousadias, ir além do tradicional”. Muitos outros conceitos associam a Idéia de empreendedorismo com inovação, criar coisas novas, o que não deixa de ser verdade, entretanto não se restringe apenas a isso. Uma pessoa que monta seu próprio negócio e que dê certo, por mais que não inove, não deixa de ser um empreendedor. Muitas pessoas hoje têm vontade de montar o seu próprio negócio, seja pela necessidade ou por ver uma nova oportunidade que acredite que dê certo, no entanto a concorrência é grande, o mercado é difícil, e para progredir no negócio, o individuo de alguma forma em que se destacar, tem que ser um bom empreendedor.

Não obstante, o que caracteriza um bom empreendedor? O empreendedor de sucesso é aquele que não se cansa de observar, procurando novas oportunidades, seja no caminho de casa, no anibus, nas conversas com os amigos, nos contatos familiares, nas compras, lendo jornais ou revistas, vendo televisão, e que acima de tudo é ousado, arrisca e sabe arriscar, fazendo de um modo calculado para não “botar tudo a perder, que acredita nas suas convicções e trabalha arduamente para que elas dêem certas, é o ponto central que determinará ou não o ucesso do empreendimento. A Liderança e o empreendedorismo t 6 OF Ig determinará ou não o sucesso do empreendimento.

A Liderança e o empreendedorismo têm um papel de destaque na sociedade, grandes organizações têm como comandantes administradores, empreendedores montam micro e pequenas empresas e que absorvem uma grande mão de obra, gerando renda e emprego, tudo isso influi diretamente no nosso cotidiano. A Liderança e o empreendedorismo não podem ser tratados como temas distintos, pois um complementa o outro e ambos, tanto os lideres quanto os empreendedores são “tomadores” de decisões. Um Lider formado sem características de um empreendedor, provavelmente não será um profissional de sucesso, da mesma forma, um empreendedor que monta o próprio negócio e que não usa dos conceitos básicos de administração, provavelmente não obterá sucesso em seu empreendimento. GITMAN, Lawrence J.

Princípios de Liderança nas Empresas, sao Paulo: Harbra, 1997: “A liderança, equipe e comunicações se manifesta com toda a força! É aí que as empresas devem focar a sua atenção. O que encontro em muitas empresas são pessoas que exercem sua liderança mais como chefes que como líderes. No seu histórico de carreira, são excelentes técnicos, que sabem resolver bem questões técnicas, que foram conduzidos a papéis de chefia, ocupando “caixinhas” nos organogramas e progredindo em suas trajetórias profissionais sem buscarem um embasamento para lidar com pessoas e com equipes. Nem sempre o bom técnico é um bom líder. Aí usualmente vem as consequências de autoritarismo ou de omissão. ? o chefe que é “linha dura” em excesso e que com isto massacra seu pessoal, ou o chefe que “deixa rolar solto”, não tendo uma contribuição massacra seu pessoal, ou o chefe que “deixa rolar solto”, não endo uma contribuição efetiva a fazer pelo seu grupo. Quando falta uma visão mais convergente nas diversas áreas da empresa, quando falta a conexão da minha identidade com a identidade coletiva da empresa, ocorrem as dificuldades de trabalhar em equipe. O que prevalece é o “cada macaco em seu galho”, o “não é de meu departamento” e os feudos acabam prevalecendo na organização. O primeiro a se prejudicar com a falta de visão de equipe é o cliente, que fica invariavelmente mal atendido (e não retorna mais).

Como próximo (e imediato) passo, isto se reverte contra a empresa, que rapidamente perde seu lugar no mercado”. A carência nas comunicações é quase endêmica nas empresas. O medo de falar em público (mesmo que seja apenas meu pequeno grupo de subordinados), o temor de represálias se “eu falar a verdade”, as dificuldades nas relações entre áreas ou ainda as reuniões improdutivas onde nada se decide são apenas alguns dos exemplos práticos desta dificuldade. Se você identificou alguma destas situações na realidade de sua empresa, está na hora de agir. O capital humano pode se desgastar, e é multo importante fazer algo antes que os prejuízos se tornem Irreparavels.

Se você ocupa um cargo de liderança na empresa, e há pouco nvestimento nas áreas de liderança, equipe e comunicação, está na hora de sugerir e de influenciar a Direção e as áreas de RH para que isto aconteça. Comece a prestar atenção nos seus comportamentos e no das pessoas ao seu redor. Como está a sua qualidade de vida, profissional e pessoal? No mínimo há muitos livros que podem ajudá-lo a crescer e se 80F Ig qualidade de vida, profissional e pessoal? No mínimo há muitos livros que podem ajudá-lo a crescer e se desenvolver, pois assim com certeza seus papéis de liderança serão melhor desempenhados. Procure apoio profissional se você achar ue não pode lidar sozinho com certas situações. Serviços de counseling ou até de apoio terapêutico são possibilidades a serem exploradas.

Se você tem cargo de direção de empresas ou é responsável pelo desenvolvimento de competências em sua empresa, tenha conta que esta área comportamental apresenta elevadas taxas de retorno dos investimentos. A experiência mostra que melhorar a liderança, a equipe e a comunicações é um caminho mais curto para o desenvolvimento da empresa, de seus negócios e das pessoas que partilham o mesmo caminho. 3. Grupos de interesses na empresa O principal objetivo de uma empresa é produzir. Ass m, as decisões globais da empresa sobre o quê, quanto e como produzir se baseiam no critério de aumentar o lucro do capital investido. O líder constitui os meios de avaliação sobre o desempenho da empresa e de tomada de decisão em relação ao rendimento das pessoas a serem efetuados.

Na verdade, todos os grupos de interesses contribuem com alguma parcela para o êxito de liderança e empreendedorismo da empresa, na expectativa de obter retorno da liquidez dos investimentos em curto espaço de tempo. Esses grupos dividem—se da seguinte forma: A empresa é o centro onde estão ligados diretamente e ndiretamente vários subgrupos divido pelos Proprietários ou Acionistas, Diretores e Gerentes, Funcionários, Investidores, Fornecedores, Clientes e Consumidores, Sociedade e Comunidad Funcionários, Investidores, Fornecedores, Clientes e Consumidores, Sociedade e Comunidades. E o principal papel do líder é motivar, organizar e orientar essas pessoas. 4. Motivando Pessoas Segundo Paul Fireman precisava de uma força de trabalho altamente motivada.

Fireman, presidente do Conselho de Administra-•ção da Reebok International, fez uma promessa de incomum ousadia. Dentro de dois anos, prometeu, a Reebok ltrapassaria a Nike em participação no mercado. Fireman nao subornou, ameaçou ou sequer lisonjeou seus empregados. Despertou neles motivação. Mostrou-lhes que estava disposto a assumir riscos, estimulando-os a fazer o mesmo. Instituiu inovador programa de desenvolvimento de produto e financiou-o com mão aberta. Prometeu gastar o que fosse necessário o que fosse, mesmo para con-. tratar os maiores esportistas do mundo como porta-vozes e divulgadores de sua marca. Fireman falava e vivia a nova visão da Reebok durante as 24 horas do dia. É preciso alistar um corpo de voluntários”, explicava ele. “Não cho que se possa determinar isso a alguém. Não acredito que se possa dizer: ‘Ordinário, marche. Faça isso. ‘ O que precisamos é de tempo para recrutar pessoas para a nossa maneira de pensar, nossa visão, nosso sonho, nossa fantasia, o que quer que estejamos fazendo. Aliste-as. Isso leva tempo. Exige trabalho. Necessita de reforço contínuo. Mas não impomos. Conquistamos voluntários. “Se alistamos uma pessoa, geramos uma metamorfose. Mudamos essa pessoa, que se torna capaz de alistar dez ou-,tras. Estas fazem o mesmo com mais cem. Houve quem pensasse que minha meta era um absurdo. Mas, depois do rcgundo, do terce 0 DF 19

Ergonomia

0

23 Woodson & Conover Manuais de recomendações para projeto de postos de trabalho Obrendamme &J. M. Faverge Análise do trabalho

Read More

Qual perfil de vendedor que as empresas buscam?

0

Qual o perfil de vendedor que as empresas buscam? Hoje, principalmente em segmentos B2B (Business to Business Empresa para Empresa),

Read More