Logística paulo octávio
FACULDADE PROJEÇAO ADMINISTRAÇAO DE EMPRESAS DISCIPLINA: LOGíSTICA EMPRESARIAL OGÍSTICA PAULO OCTÁVIO Taguatinga, DF 2010 ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DISCIPLINA: LOGÍSTICA EMPRESARIAL p LOGISTICA PAULO O Estudo de Caso da e descrição, análise e il 0 mposto de idades logísticas da Divisão de Construção Civil da empresa, para a disciplina “Logística Empresarial”. Dedicamos esse trabalho ao apoio sincero e constante do Sr. Alex ???? , encarregado do Centro de Produção e Pesquisa da empresa PaulOOctávio. SUMÁRIO 1 INTRODUÇAO . 4 -lal Studia 4. 4 Divisão Seguros 4. 5 DiViSà0 Shoppings . 6 Divisão Veículos 4.
Divisão Construção 5 LOGíSTICA DIVISÃO CONSTRUTORA 6 RESPONSABILIDADE SOCIAL 7 CONCLUSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ANEXOS 1 INTRODUÇAO A empresa PaulOOctávio (PO), com trinta e cinco anos de mercado e liderança reconhecida no mercado de construção, locação de incorporação de imóveis, e mais seis áreas de atuação, por si só constitui um desafio para estudo caso, mais ainda quando o foco é a pesquisa logística, pouco óbvia se comparada a empresas varejistas. A empresa é divida em sete divisões, que ao todo abrigam vinte empresas. Cada divisão corresponde a um produto específico e operam de forma autônoma. ara viabilização desse trabalho, foi escolhida a Divisão Construtora para estudo. Estudar logística da PaulOOctávio é perceber a existência do canal logístico embutido na estrutura e estratégia de todo o empreend 30 PaulOOctávio é perceber a existência do canal logístico embutido na estrutura e estratégia de todo o empreendimento, evidenciando a importância da logística para a sobrevivência da divisão e o tratamento integral e presente em todos os outros setores. De fato, todas as atividades da Divisão Construtora rbitam no funcionamento do CPP, núcleo logístico estudado.
Por restringir-se ao estudo aprofundado de uma divisão, não serão abordados com consistência assuntos relacionado a área comercial, como merchandising ou e-commerce, uma vez que a logística da Construtora fecha em sim mesmo todo o fluxo de materiais e informações. 2 A EMPRESA PAULOOCTAVIO 2. 1 HISTORIA A Paulo Octávio Investimentos Imobiliários foi fundada em 1975 por Paulo Octávio Alves Pereira. Hoje, é uma das maiores e melhores empresas do ramo em Brasília, atuando na incorporação, construção e comercialização de imóveis.
Contabiliza, atualmente, 38 mil unidades entregues, atendendo a mais de 400 mil clientes no Distrito Federal com seus 2,7 milhões de m? de obras construídas. A PaulOOctavio é uma empresa genuinamente brasiliense, que introduziu no mercado imobiliário local diversas inovações, como os conceitos de apart hotel, edifícios inteligentes, arquitetura diferenciada, flexibilidade nas plantas, adequação às necessidades de cada cliente, prédios sustentáveis, entre outros. Ao longo do tempo, diversificou sua atuação e criou uma “holding’ com 20 empresas que atuam em diversificados setores: hotelaria . m a rede Plaza Brasília Hotéis – Kubitschek Plaza, Manhattan Plaza, Saint Paul Plaza e Brasília Palace Hotel, além do Royal Tulip Brasilia Alvorada Hotel e do Studio In); shopping centers (Brasília, Tagua Tulip Brasília Alvorada Hotel e do Studio In); shopping centers (Brasília, Taguatinga e Terraço Shopping); concessionária de automóveis Fiat (Bali); comunicação (rádios JK FM, Mix FM, Rádio Globo AM e Rádio Bandeirantes AM, e W Brasília em parceria com os Diários Associados); e corretagem de seguros (Terraço Corretora de Seguros).
Essa atitude de vanguarda levou a empresa a uma posição de estaque nacional, com a conquista de vários prêmios pela qualidade de suas construções. Dentre eles, o ISO 9001 :2000, certificado mundial que significa o máximo em qualidade, e, por quatro vezes, o Master Imobiliário, o mais importante prêmio da construção civil brasileira. O Complexo Comercial e Hoteleiro Brasil 21 e o Hotel-residência Ilhas do Lago são outros dois empreendimentos que se destacam na trajetória da construtora.
O Brasil 21, realizado em parceria com a Arca Arnaldo Campos Empreendimentos Imobiliários e Participações, conta com a bandeira hoteleira da rede Meliá e é m dos maiores complexos comerciais em operação no Brasil. Integra num só local atividades hoteleiras, comerciais e de lazer. Já o hotel-residência Ilhas do Lago traz para Brasília um novo conceito de viver. Localizado às margens do Lago Paranoá, trata- se de um projeto único em termos de urbanismo e estilo de vida: é um hotel-residência com serviços de conciergerié, em condomínio fechado, com unidades em várias opções de plantas e área privativas. ara suprir a lacuna deixada pelo Sistema Financeiro da Habitação lançou, em 1993, o Plano Fácil – linha de financiamento esenvolvida pela empresa, em que é permitida ao cliente a quitação do seu imóvel em até 60 meses, sem burocracia e dispensa de despesas contratuais. Em 2007, Ian 4 30 dispensa de despesas contratuais. Em 2007, lança projeto inédito e arrojado, o Invest Time. Trata-se de um amplo programa elaborado para orientar com preciosas informações quem deseja fazer um bom negócio.
Um leque de possibilidades é apresentado aos vários níveis de investidores por meio de cartilha explicativa e consultores especialmente treinados. O cliente conta com total apoio, desde a escolha do imóvel ideal até a melhor condição de inanciamento que atenda à sua situação. A PO inaugurou, no dia 21 de abril de 1998, o Brasília Shopping, que conquistou, pelo seu conjunto, o Prêmio Master Imobiliário 1997, o “Oscar” da construção civil nacional, na categoria ‘Empreendimento’.
Em 2001, repetiu o feito ao conquistar o Prêmio Master Imobiliário, com a inauguração do Brasília Alvorada Hotel. Em 2003, o empreendimento Quadra Parque, na 311 Norte, conquistou o mesmo prêmio pela terceira vez. Em 2007, recebe pela quarta vez a mesma premiação, agora na categoria Preservação do Patrimônio, com a revitalização do Brasilia Palace Hotel. Com essa iniciativa, traz de volta ao cenário de Brasília a primeira obra inaugurada na nova capital, refazendo uma parte de sua história.
A PO transformou-se, portanto, na unica empresa brasileira a receber por quatro vezes o Prêmio Master Imobiliário, sendo três deles na mesma categoria. A empresa também foi agraciada mais de dez vezes com o prêmio Imagem Empresarial, da Gazeta Mercantil, além de ter recebido diversos outros prémios. Em 2007, lançou sua própria bandeira hoteleira, a Plaza Brasília Hotéis, que integra quatro dos seis hotéis que compõem o grupo Kubltschek Plaza, Manhattan Plaza, St. Pa integra quatro dos seis hotéis que compõem o grupo – Kubitschek Plaza, Manhattan Plaza, St. aul Plaza e Brasília Palace Hotel – além do Royal Tulip Brasilia Alvorada Hotel e do Studio In, somando o total de 2. 008 apartamentos, 7 restaurantes, 5 bares e vários auditórios para convenções. Tem atuação forte no mercado de concessionárias de automóveis, sendo proprietária da maior revendedora Fiat do Centro-Oeste, a Bali Automóveis, que implantou, em primeira mão no DF, uma tecnologia avançada na hora de fazer a repintura dos carros com tintas à base d’água, onsiderada a técnica mais ecológica do mundo.
Fazem parte da empresa os shopping centers – Brasilia Shopping, Terraço Shopping, Taguatinga Shopping e Iguatemi Shopping (em construção no Lago Norte), além de estar em andamento um projeto de shopping center em Ceilândia. por fim, atua no setor de comunicações com um canal de televisão em sociedade com os Diários Associados (TV Bras[lia) e quatro emissoras de rádio OK EM, MIX FM, Rádio Globo AVI e Rádio Bandeirantes AM).
Em 2005, passou a atuar na área de corretagem de seguros, por meio da criação da empresa Terraço Corretora de Seguros. 2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Ao longo dos anos, a PaulOOctávio deixou de ser apenas uma imobiliária para atuar em diversos segmentos, nomeadas por ela de divisões, que abrigam as vinte empresas do grupo. Cada divisão opera de forma autônoma, ligam-se apenas na escala decisória que culmina com o Conselho Diretor, em que está o Paulo Octávio, fundador do grupo. A PO não é uma holding de fato.
Apenas fornece subsidio gerencial para o Conselho Administrativo e unifica algumas atividades de relevantes como RH e Controle Financeiro e Orçamentário. N 6 OF30 unifica algumas atividades de relevantes como RH e Controle Financeiro e Orçamentário. Na prática, significa que cada Divisão opera separado e apresenta resultados bem como recebe diretrizes de uma esfera maior de decisões, centralizada no sócio- fundador e majoritário, Paulo Octávio. A administração de recursos humanos, por exemplo, é a cargo da Divisão.
Podemos ter funcionários ligados à administração direta da PO como da própria empresa da Divisão. Isso significa a existência de várias gestões de RH por todas as divisões. O departamento de contas a pagar e receber efetua suas atividades de forma centralizada. Mas o controle e processamento dessa ocumentação fiscal percorrem os vários caminhos em todas as divisões, replicando em todas elas as mesmas atividades, resultado direto da grande autonomia que é dada a cada Divisão, e dentro dela, a cada empresa.
Interpretando essa autonomia e termos de administração de custos, significa restringir o risco da operação e do investimento ? esfera da Divisão e suas empresas, e proteger as outras em caso de pouca lucratividade, bem como a departamentalização de contribuições fiscais específicas de cada setor e o investimento localizado e rápido em cada ramo de atividade, em resposta ápida a qualquer mudança relevante no mercado. Como de praxe, esse controle financeiro é feito, no caso das despesas, por orçamento, e no caso da atuação e receitas, por metas.
O funcionamento apresenta-se regular, mas diante do tamanho em que se encontra a empresa já é consenso do Conselho Diretor a estruturação de uma holding de fato, unificando sob um única gestao-cúpula todas as atividades meio, com o intuito de eliminar as sobreposições e aumentar o controle. gestão-cúpula todas as atividades meio, com o Intuito de eliminar as sobreposições e aumentar o controle. Entretanto, a empresa enfrenta dificuldades na cultura oriunda da própria expansão da empresa, calcada em autonomia.
Diante dessa dificuldade, optaram por fazer uma migração gradual ao modelo holding, inicialmente focado apenas na area financeira. Para isso, será implantado um sistema de gestão financeira único para todas as Divisões. Depois, todos os outros setores serão migrados ao mesmo sistema por meio de módulos específicos. Trata-se da ERP Empresarial da empresa SUN SOFTWARE BRASIL Encontra-se comprado e em fase de preparatória para implantação do módulo financeiro. A estrutura hierárquica de cada divisão é estratificada em um Diretor Geral, Gerentes de Área e funcionários operacionais.
Existem várias subdivisões que variam de acordo com a Divisão, permitindo inclusive terceirização. O objetivo da Divisão Construtora é gerir todas as construções do grupo em todas as suas fases. É composta por um Diretor Geral, seguido de Gerentes de áreas (Fig. 1), Engenheiros chefes, um por obra, e uma rede de operários de construção civil, que podem ser da empresa ou terceirizada. Isso vai flutuar de acordo com o tamanho e necessidades específicas de cada obra. Também é responsável pelo financiamento próprio, o Plano Fácil.
Por meio dele, você pode financiar o imóvel pretendido em até 180 meses. Durante a fase da construção, o índice de correção das prestações é o INCC/FGV, com 0% de juros. Após a entrega das chaves, o saldo devedor apurado será corrigido pelo IGPM e terá a incidência de 12% ao ano de juros (taxa efetiva), pela Tabela Price. O cliente terá que providenc ano de juros (taxa efetiva), pela Tabela Price. O cliente terá que providenciar contratação de seguro Morte e Invalidez Permanente (MIP) e Danos Físicos no Imóvel (DFI). No Plano Fácil a contratação é simplificada e ágil.
Vale lembrar que os contratos contemplam cláusula de alienação fiduciária. Apesar de o Plano Fácil ser uma excelente alternativa para o cliente, a opção mais vantajosa é financiar o saldo devedor (após o “habite-se”) por meio de instituição financeira. Toda estrutura decisória é totalmente centralizada no Diretor Geral, que comanda toda a divisão por meio de relatórios gerenciais e parecer técnico dos engenheiros chefes. Esses relatórios são oriundos de um sistema Interno da Divisão Construtora, o SUPEROBRA – Gestor de Obras, basicamente um oftware de administração de materiais, cronograma e custos. . 3 MISSAO, VISAO E VALORES * Missão: Atingir excelência em negócios de construção civil com responsabilidade social, buscando diferenciais competitivos, antecipando tendências de mercado e praticando modernos métodos organizacionais e tecnológicos, elevando, assim, a satisfação e qualidade de vida das partes. * Visão: Ser referência de “excelência” na construção civil, ampliando a liderança no mercado, em plena harmonia com o desenvolvimento da sociedade, surpreendendo e fidelizando o cliente. Valores: – respeitar acordos e potencializar níveis crescentes de credibilidade. valorizar a riqueza humana pelo culto ao profissionalismo e clima organizacional positivo. – excelência pelos processos busca da inovação e resultados. – ética no trato de todas a anas. as relações humanas. 3 DIVISÕES E PRODUTOS 3. 1 DIVISAO COMUNICAÇAO A comunicação da PaulOOctavio se diversificou ao longo dos anos e hoje atua em vários segmentos, como publicidade, marketing, televisão e rádios AM e FM 3. 1. 1 GABINETE C A Gabinete de Criação, Propaganda e Marketing – mais conhecida omo Gabinete C- surgiu no ano de 1991 e é responsável por todo o trabalho de divulgação das ações das empresas PO.
Em função dos diversos trabalhos realizados, tem conquistado importantes prêmios ao longo de sua existência. Trabalha com comunicação interna, relacionada a unidade do Grupo PO, e comunicação externa, também voltada para relacionamento com Atende clientes empresariais fora do grupo PO. Abaixo, seguem os veículos de divulgação usados pelo Gabinete C e faturamento relacionado a cada divisão (Fig. 2). * Cinema: 77% dos brasilienses vão ao cinema. Sendo 47% do exo masculino e 53% feminino, com idade média de 29 anos. 70% pertencentes a classe ABC.
Vantagens: o escuro das salas de cinema aumenta a atenção dos expectadores e os dirige exclusivamente aos comerciais exibidos; possui alto impacto em razão do tamanho da tela, e apresenta menor dispersão da mensagem, porque o público fica concentrado naquilo que é exibido; alto índice de recall. 87% das pessoas (segundo pesquisa realizada pelo data folha) acreditam que o anunciante de cinema tem credibilidade. * Televisão: É o meio de maior enetração em qualquer público, com aproximadamente g Vantagens: favorece a 0 DF 30