Lombalgia
TITULO: Estudo do tratamento da lombalgia crônica por meio da Escola de Postura NTRODUÇÃO As lombalgias são caracterizadas como quadros dolorosos nas regiões lombares inferiores, lombossacrais ou sacroilíacas da coluna vertebral. Acredita-se que a dor é proveniente de um desequilíbrio destas estruturas, acarretando uma sensação multidimensional que varia em cada paciente, dependendo da nocicepção individual. As lombalgias afetam em torno de dos indivíduos da população geral.
A lombalgia crônica é multifatorial, apresentando causas distintas no s afecções neuromusc OF5 alterações neurológic e b S. p nent page psicológicos. Em decorrênci do consideradas se constatam como aspectos de de fatores que giram em torno da lombalgia crônica, a procura por um tratamento mais amplo, que pudesse abarcar os varias aspectos da doença, começou a ocorrer. É nesse contexto que surgem as Escolas de Postura (ou coluna). O objetivo do presente trabalho foi analisar a resposta ao tratamento dos pacientes com dor lombar crônica, atendidos pela “Escola de Postura” do IMREA-HCFMUSP.
METODOS Foram selecionados, voluntária e aleatoriamente, 43 pacientes que apresentavam quadro de lombalgia crônica (1 2 semanas ou mais de dor). Nesta Instituição os pacientes participam de um programa educacional de trinta e quatro horas e quatro dias seguidos, desenvolvendo atividades teórico-práticas com retorno em dois terem sido submetidos ao tratamento, por meio da utilização das escalas (OLBPDQ), (EVA), além de um diagrama de representação corporal, que era preenchido pelos participantes.
A escala OLBPDQ é uma ferramenta importante para a avaliação de incapacidades causadas pelo quadro álgico, sendo utilizada há mais de 25 anos, e considerada padrão ouro na avaliação da evolução da lombalgia. A EVA consiste em auxiliar a aferição da intensidade da dor do paciente, sendo um instrumento importante para verificar a evolução do paciente durante o tratamento. O programa consistiu de uma avaliação do serviço médico, serviço social e psicológico aos pacientes encaminhados á Escola de postura com o intuito de verificar a elegibilidade ao programa.
O paciente preenchendo os critérios de elegibilidade era encaminhado a uma consulta médica seguida de aulas, uma a duas horas cada ministrada pelos diversos profissionais: médico, serviço social, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, enfermeiro e professor de ducação física, visando a orientá-los sobre noções de anatomia e biomecânica, causas de dor na coluna e seus tratamentos, ergonomia e postura nas atividades de vida diária (AVDs) e nas atividades de vida prática (AVPs), atividades físicas e alterações emocionais.
Os pacientes foram orientados a praticarem uma série de exercícios diários em seu domicilio consistindo de exercícios de alongamento das cadeias musculares da cintura escapular e pélvica, musculatura de membros inferiores, fortalecimento de glúteos, abdominais e quadríceps, bem como correção e conscientização corporal e da ergonomia. Outro método eficaz que podem ser utilizados no tratamento de lombalgia é a crochetagem. A técnica Outro método eficaz que podem ser utilizados no tratamento de lombalgia é a crochetagem.
A técnica baseia-se na utilização de ganchos ou “crochets”, que são utilizados na quebra de aderências do sistema músculos-esquelético. A fricção é realizada com o gancho, com o seu lado menor, do lado da convexidade deslizando de distal para proximal lentamente partindo da espinha ilíaca póstero superior até o processo espinhoso de LI oito vezes seguidas optando pelo inicio do lado direito e o mesmo ovimento de S3 manobra lado esquerdo, completando uma serie num total de três series com intervalos de dez segundos entre elas; a sessão dura de cinco a sete minutos.
O método pilates que possibilita vários beneficios ao praticante através de exercícios praticados com poucas repetições, priorizando o trabalho constante da musculatura abdominal, podendo ser trabalhado em aparelhos ou no solo (o chamado mat pilates). O método pilates no solo pode proporcionar efeitos benéficos em quadro de lombalgia crônica e que este se apresenta como mais um recurso fisioterapêutico isponível para uma intervenção diferenciada e especifica.
A Eletroacupuntura é um método utilizado para o tratamento da dor que tem como base cientifica a estimulação de ergorreceptores e a ativação de fibras, A8 e C5. Sua aplicação na pratica cínica consiste na inserção de agulhas em pontos de acupuntura, selecionados de acordo com a alteração apresentada pelo paciente e acopladas a eletrodos de aparelhos de Eletroacupuntura.
Outro método eficaz é a aplicação de corrente TENS recurso habitualmente usado para o controle da dor, é estudada por vários autores que se utilizaram de eletromiografia (EMG) cinesiológica vários autores que se utilizaram de eletromiografia (EMG) cinesiológica para avaliar o efeito dessa estimulação sobre a atividade da musculatura mastigatória e notaram uma diminuição da fadiga e, em decorrência, um percentual menor de sintomas de dor.
RESULTADOS O tempo médio de queixa dos pacientes foi de 18,25 anos (mediana de 15,75 anos) e sua idade média foi de 56,25anos (mediana de 52,46 anos). Dos 43 pacientes, 34 (79,07%) eram do gênero feminino. O procedimento terapêutico realizado reduziu significantemente os escores de todas as avaliações. As Variáveis “tempo de queixa de dor, “idade”, e gênero oram avaliados com o objetivo de saber se exerciam alguma influência nos resultados acima.
Nenhuma das possíveis variáveis de confusão influenciou a resposta terapêutica obtida pelos pacientes. DISCUSSAO A resposta terapêutica apresentada pelos pacientes que participaram da Escola de Postura do IMREA — HC FMIJSP foi substancial, atingindo respostas estatisticamente significantes em todas as escalas de avaliação utilizadas, independentemente das variáveis de “tempo de queixa de dor’, “idade” e “gênero”.
O Diagrama Corporal de Dor, uma das escalas utilizadas para a mensuração de dor no presente trabalho, vem sendo tilizado por mais de 30 anos como uma ferramenta em pesquisa e pratica clinica, com o objetivo de auxiliar no diagnostico etiológico da dor lombar. Sua utilidade tem sido descrita com diversos objetivos, incluindo o auxilio diagnostico, a determinação de fatores não orgânicos relacionados á dor, a avaliação da efetividade tratamentos realizados, e a predição de tratamentos a serem instituídos. CONCLUSAO 4DF5 a predição de tratamentos a serem instituídos.
CONCLUSÃO A escola de postura deve ser sempre considerada como um recurso a ser utilizado no tratamento de pacientes com lombalgia cronica. A utilização de uma equipe multidisciplinar oferece a oportunidade de integração de profissionais que atuam em aspectos distintos de um mesmo problema, permitindo uma abordagem mais adequada do ponto de vista preventivo e terapêutico, oferecendo aos pacientes variadas informações para que os mesmo possam lidar de uma maneira mais satisfatória com suas dores lombares crônicas.
REFERÊNCIAS 1. obo A, El Khouri M, cordeiro Q, Lima MC, Brito CA, Battistella LR. ACTA FISIATR 2010; 17(3): 112-116 Estudo do tratamento da lombalgia crônica por meio da Escola de Postura 2. Rodrigo p; Alysson Hygino, Henrique Baumgarth Acadêmicos Curso de Fisioterapia —Universidade Estácio de Sá- Rio de Janeiro. José da Rocha – Orientador – curso de Fisioterapia – Universidade Estácio de Sá — Rio de Janeiro.
Os princípios do método Pilates no solo na lombalgia crônica. 3. -Diego Alano Camalho – Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). nês Alessandra Xavier Lima – Fisioterapeuta, profissional de Educação física, professora das disciplinas Cinesiológica e Cinesioterapia da UNISIJL (Campos Tubarão e Grande Florianópolis). Os princípios do método na lombalgia crônica. S