Lutero

Categories: Trabalhos

0

Lutero, que estava inconformado com os exageros praticados pela Igreja Católica. Havia situações religiosas, políticas, sociais e econômicas que propiciaram um terreno fértil, a propagação das idéias de reformas religiosas através de Lutero. Lutero se destaca por suas idéias teológicas conflitantes. Como precursor da Reforma Protestante na Europa, nasceu no dia 10 de novembro de 1483 em Eisleben, na Alemanha, seu pai de origem camponesa, era responsável por uma mina de cobre. Filho de pais extremamente severo levou uma infância conturbada, teve educação primaria e secundaria em Mansfeld, Magdeburg.

Na célebre escola de latim em Eisenach, estudou na Universidade de Erfurt (1 501-1505), onde obteve o grau de “Mestre em Artes”. Cursou Direito (1505-1508). Em 1 512 como Professor de filosofia, obtém o grau de doutor em Teologia na Universidade de Wittenberg. Lutero foi um homem, que durante a sua vida passou por períodos de depressão e angustia, anelava pela salvação de sua alma, dos motivos que o levaram a essa decisão, esse acontecimento foi decisivo: duas semanas antes, quando passou por uma crise existencial e espiritual e era atormentado com o temor da morte e do inferno que o afligia.

Convicto do caráter passageiro da vida fez um voto a Santa Ana, caso se salvasse se tornaria um Monge, e por isso decidiu entrar para os Eremitas, no convento de Santo Agostinho em Erfurt, antes de completar 22 anos, e contra a vontade de seu pai, que queria que seu filho seguisse a carreira de advogado, Lutero, foi ordenado padre. Em 1 510 em visita a Roma, Lutero fica chocado com a vida pomposa e a corrupção do clero. Devido as visita a Roma, Lutero fica chocado com a vida pomposa e a corrupção do clero.

Devido as suas idéias que eram totalmente contrárias as impostas pela igreja católica, Martinho Lutero afixa as suas amosas teses (total de 95) contra a venda de indulgências, na porta da Igreja Católica do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, no dia 31 de outubro de 1 517. Esse fato ganhou enorme proporção, que mudou o curso da Historia da civilização cristã, iniciando-se assim o debate público. As teses são traduzidas de imediato do latim para o alemão tendo sido amplamente divulgadas.

Com o impacto da morte de Jan Hus, um século depois, deu-se inicio a fundação da Igreja Evangélica ou evento que marcara a reforma Protestante. Jan Hus era um precursor da Reforma, foi queimado na fogueira ao se manifestar contra as doutrinas e ráticas da Igreja de Roma que contrariava os ensinamentos de Cristo. Contrariando os interesses teológicos e, principalmente, econômicos da Igreja Católica, que para não admitir suas falhas, o Clero fez inúmeras acusações contra Lutero, acusando o de louco rebelde e orgulhoso, essa afronta culminou com Lutero sendo excomungado em 3 de janeiro de 1 521 , pelo Papa Leão 10.

Destacamos que a idéia de reforma foi se concretizando gradativamente. No começo, foi apenas a inclusão da hierarquia eclesiástica, onde o papa era o líder supremo; depois vieram o batismo para a salvação, a adoração Maria, de antos e de suas relíquias, peregrinações ou contribuições e outros, atingindo um patamar tal, que por volta do século XIV, a Igreja Católica estava completamente impregnada no paganismo. Daí a salvação passou a ser banalizada Igreja Católica estava completamente impregnada no paganismo.

Daí a salvação passou a ser banalizada e comercializada como qualquer outro objeto. Enquanto o cristianismo romano se paganizava, muitas pessoas às quais o nome “cristão” fora negado lutavam para que a Igreja retornasse aos princípios do Novo Testamento. Entretanto, ela já havia se institucionalizado, e esses reformadores passaram a ser acusados de hereges. Geralmente eram expulsos de suas congregações e perseguidos, pagando, muitas vezes com a própria vida, pela discordância e zelo cristão.

Até o século XIV, os protestos dessas pessoas foram abafados; porém com o advento de uma nova mentalidade, que deu origem às transformações políticas, sociais, científicas, literárias e novos horizontes foram sendo notados. Naquele período, as grandes descobertas marítimas, e a invenção da imprensa, e com a descoberta do maravilhoso mundo lássico da literatura e arte, até então perdidos, produziram um despertar da natureza humana, que se processou de forma intensa e geral.

Esse período ficou conhecido como Renascença movimento que produziu a energia necessária para a revolução religiosa que se daria no século XVI. Frente à situação espiritual desesperadora de Lutero, o seu conselheiro espiritual recomendou que lesse as obras dos místicos, mas isso não lhe deu a resposta que procurava; então, foi proposto que se preparasse para dirigir cursos sobre as Escrituras na Universidade de Wittenberg. certo que, quando se viu obrigado a preparar conferências sobre a Bíblia, Lutero começou a ver nelas a resposta a suas angústias, esse foi o princípio de sua grande desco começou a ver nelas a resposta a suas angústias, esse foi o princípio de sua grande descoberta. Em 1 513-1517 Lutero assume a cátedra de estudo das Sagradas Escritura na referida Universidade, e começou a dar aulas sobre os Salmos, os quais ele interpretava cristologicamente, e assim viu Cristo passando pelas angústias semelhantes às que passava..

Ao ler Romanos 1 : 1 6,1 7 conclui que: quem salva o homem é Cristo e não as boas obras que o homem possa fazer, isso aconteceu provavelmente em 1 51 5, quando começou a dar conferências sobre a Epístola aos Romanos. Lutero confessou que encontrou a resposta para as suas dificuldades, no primeiro capítulo dessa Epístola. O texto básico é Romanos 1 . 17, no qual esta escrito que o Evangelho é a revelação da justiça de Deus, e era precisamente essa justiça que Lutero não podia tolerar e dizia que odiava a frase “justiça de Deus”.

Lutero meditava na palavra de Deus dia e noite para compreender a relação entre as duas partes do versículo que diz “a justiça de Deus se revela no evangelho”, e conclui dizendo que “o justo viverá pela fé” Como foi relatado anteriormente julgo importante destacar ainda que o princípio da reforma se processa com o protesto que se da a partir das decepções Inconformado com os rumos que a Igreja Católica havia tomado, Lutero compôs algumas teses, que deveriam servir como base para um debate acadêmico.

Naquele período, teve início, por ordem do papa Leão X, a venda de indulgências no interior do Sacro Império, essa arefa foi confiada ao pregador Johann Tetzel, a serviço do arcebispo de Mainz, este endividado junto ao banco de Fugger, era o responsável Tetzel, a serviço do arcebispo de Mainz, este endividado junto ao banco de Fugger, era o responsável pela venda do perdão, o comprador da indulgência não precisava nem se arrepender, pois através da qual o portador tinha a garantia de sua salvação.

Não concordando com a exploração de seus compatriotas e fieis por seus superiores, no dia 31 de outubro de 1 51 7, Lutero indignado fixou suas famosas 95 teses na porta da Igreja (local utilizado para colocar informações da niversidade) onde lecionava do Castelo de Wittenberg. As teses foram escritas acaloradamente com sentimento de indignação profunda, mas com todo o respaldo Bíblico.

Ao atacar a venda de indulgências, Lutero colocava em perigo os projetos e a ambição dos exploradores, dentre eles, a ganância do papa Leão X em arrecadar dinheiro suficiente para terminar a construção da Basílica de São Pedro, o que ocasionou a ira Papal. Mais seu amigo Frederico III o sábio da Saxônia intercedeu e assegurou que Lutero fosse ouvido perante a dieta de

Worms em 1 521 , e tambem protegeu Lutero do imperador e do papa, ao escondelo dando abrigo no castelo de Wartburg, durante 25 anos após a Dieta de Worms, periodo em que se casou com Catharina Von Bora, no ano de 1 525, uma ex-freira que, juntamente com outras fugira do convento, descrente do valor da vida monástica como forma de agradar a Deus.

O grupo veio refugiar-se em Wittenberg, pelo que Lutero sentiu ser sua responsabilidade arranjar-lhes uma forma de provisão na vida, como Catarina ficara desprovida de acolhimento, Lutero decidiu casar-se com ela, Esse casamento arcou profundamente a sociedade alemã durante séculos, casar-se com ela, Esse casamento marcou profundamente a sociedade alemã durante séculos, sendo um modelo de relação marital caracterizado pela devoção, confiança e respeito mútuo, tiveram seis filhos, período que ele traduziu a Biblia do Latim para o idioma alemão, permitindo o acesso a leitura da Biblia, que durante muito tempo foi previlégio somente da igreja católica. Podemos destacar ainda que todo o protesto que culminou a reforma gerou conseqüências. Lutero se destaca como o undador de uma nova religião, o protestantismo, a Reforma Protestante, da qual foi impulsionador. Foi além do movimento da libertação nacional, que resultou na formação de igrejas nacionais entre os anos de 1 517 a 1563.

Foi, sem dúvida, o grande precursor da liberdade religiosa atual e quem mais contribuiu para um retorno do cristianismo às Escrituras, foi a maior revolução religiosa depois de cristo. O grande nome dessa revolução religiosa foi sem duvida Martinho Lutero, que revoltado contra a venda de indulgências, levantou a bandeira da liberdade religiosa frente à corrompida Igreja Católica. Foi responsável também pela organização de muitas comunidades evangélicas e, durante este período, percebeu que seus ensinamentos contra sua vontade, conduziam a divisão e que o deixou muito triste. A importância de Lutero para o protestantismo moderno não deve ser esquecida, foi ele quem teve mais sucesso na investida contra Roma, foi o grande bandeirante da volta às Escrituras como regra de fé e prática.

Lutero foi um dos poucos homens que alterou profundamente a História do mundo. Através do seu exemplo, outras pessoas seguiram o caminho profundamente a História do mundo. Através do seu exemplo, outras pessoas seguiram o caminho da Reforma em seus próprios países, e em poucos anos quase toda a Europa havia sido saturada pelos ventos reformadores. Podemos dizer que Lutero foi responsável por três pontos básicos do protestantismo atual: a supremacia das Escrituras sobre a tradição; a supremacia da fé sobre as obras; e a supremacia do sacerdócio de cada cristão sobre o sacerdócio exclusivo de um líder. Humanamente falando, deve-se a Lutero o retomo à leitura da Bíblia Sagrada.

Pim rh

0

UNIVERSIDADE PAULISTA NSTITUTO DE CIКNCIAS SOCIAIS E COMUNICAЗГO CURSOS DE GESTAO TECNOLOGICA OF3 p PIM Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores

Read More

Diferentes grupos sociais no brasil

0

DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS NO BRASIL Movimentos migratórios são uma constante na história da humanidade. No século XIX, a partir da

Read More