Metodologia para estudo de caso ad1

Categories: Trabalhos

0

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul Campus Virtual [pic] I Atividade de avaliação a distância (AD) Disciplina: Metodologia para estudo de caso – ADI Curso: Gerenciamento em Segurança Publica Professor: TATIANA MARCELA ROTTA Nome do aluno: RENATO MARTINS NASCIMENTO Data: 26/02/2012 Orientações: • Procure o profe • Entregue a ativi OF4 Swipetoviewn ‘t p vidas. • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final. • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). ) Você estudou no seu livro didático assuntos sobre ciência métodos que proporcionam a base lógica da investigação. Portanto, escreva a letra N” entre os parênteses vazios, quando a alternativa for verdadeira e a letra “7’ quando for falsa, justificando apenas as alternativas falsas (4,0 pontos): a) (V ) Pode-se dizer que ciência, como conhecimento científico caracteriza-se pelo conhecimento sistemático dos fenômenos da natureza e das leis que o regem, obtido pela investigação, pelo raciocínio e pela experimentação intensiva. articular. A indução, enquanto forma de pensar contrária ? dedução, implica “um processo de raciocínio inverso ao processo edutivo”, segundo Ruiz (1996, p. 139). A indução parte de fatos singulares para fatos mais gerais, ou seja, parte do particular para o geral. d) (V) Considera-se o método dialético uma abordagem que tem como objetivo a obtenção da verdade, a partir da superação das contradições em um processo contínuo. ) O seu livro didático apresentou tipos de pesquisas quanto ao delineamento (meios de investigação). Portanto, diante dos conhecimentos apreendidos leia a afirmativa abaixo (1,5 ponto): É verdadeiro afirmar que a pesquisa bibliográfica serve como base teórica apenas para determinadas pesquisas, como a esquisa experimental e de levantamento? Justifique.

Não, a pesquisa bibliográfica tem como propósito o de fundamentar qualquer outro tipo de pesquisa, ela é básica e obrigatória podendo ser realizada independentemente ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental. Qualquer livro, artigo científicos, teses, dissertações e monografias podem ser fonte de consulta, e este tipo de pesquisa permite ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos mais ampla do que a que poderia conseguir com a pesquisa experimental ou de levantamento que tem como desvantagem ser apenas descritiva. Nos métodos que identificam a finalidade da pesquisa você conheceu a pesquisa exploratória, a descritiva e a explicativa. De acordo com cada item abaixo identifique o tipo de pesquisa quanto à finalidade e justifique: a) Tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o obieto de estudo pesquisa squisador não dispõe de dispõe de conhecimentos suficientes para elaborar de forma mais precisa hipóteses. 1 ponto). Exploratória – Seu objetivo é familiarizar-se com um assunto ainda pouco conhecido, pouco explorado. Como qualquer exploração, este tipo de pesquisa depende da intuição do xplorador (neste caso, da intuição do pesquisador). Por ser um tipo de pesquisa muito específica, “quase sempre ela assume a forma de um estudo de caso” (GIL, 2008).

Como qualquer pesquisa, ela depende também de uma pesquisa bibliográfica, pois mesmo que existam poucas referências sobre o assunto pesquisado, já que nenhuma pesquisa hoje começa totalmente do zero, havendo sempre alguma obra, ou entrevista com pessoas que tiveram experiências práticas com problemas semelhantes ou análise de exemplos análogos que podem estimular a compreensão b) Os fenômenos humanos ou naturais são investigados sem a nterferência do pesquisador que procura descobertas com a máxima precisão possível, levando em conta a correlação das variáveis presentes no objeto de investigação (1,5 ponto).

Descritiva – As pesquisas descritivas normalmente assumem a forma de levantamento e caracterizem-se como estudos que procuram determinar status, opiniões ou projeções futuras nas respostas obtidas, pois este tipo de pesquisa tem por objetivo expor as características de uma determinada população ou fenômenos e verifica a existência de relações entre variáveis.

Embora a pesquisa descritiva não tenha o compromisso de xplicar os fenômenos que descreve, ela servira de base para tal explicação e a sua valorização esta baseada na premissa que os problemas podem ser resolvidos e as praticas podem ser mudadas através da descrição e analise de observações objetivas e diretas. As técnicas utilizadas ara obtenção 3 descrição e analise de observações objetivas e diretas.

As técnicas utilizadas para obtenção de informações são bastantes diversas, destacando-se os questionários e as entrevistas. c) Tem como objetivo justificar as causas/consequências que determinam a ocorrência de certos fatores que interferem no esultado de investigações científicas, a partir da manipulação das variáveis. (1,5 ponto).

Explicativa – Este tipo de pesquisa visa explicar a razão e o por quê das coisas, há um maior aprofundamento da realidade estudada Identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos, é o tipo de pesquisa mais complexa, além de observar, registrar, analisar e interpretar os fenômenos estudados, procura identificar as causas. Tem como objetivo principal a identificação dos motivos que determinaram a ocorrência de um fenômeno ou contribuíram para tanto.

Esse ipo de pesquisa é, na maioria das vezes, uma continuação da pesquisa exploratória ou da pesquisa descritiva. O resultado dela fundamenta o conhecimento cientifico. Geralmente utiliza o método experimental. REFERÊNCIAS RUIZ, João Álvaro. Metodologia Cient[fica: Guia para Eficiência nos Estudos. São Paulo: Atlas, 1996. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991. SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3 ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da U 4DF4

Poder juiz

0

A REFORMA E O “PODER INSTRUTORIO DO JUIZ” SEU QUE SOMOS MEDIEVAIS? CHARLES EMIL MACHADO MARTINS Promotor de Justiça, Mestre

Read More

Avaliação na aprendizagem das séries iniciais do ensino fundamental

0

AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SUMÁRIO 1. INTRODUÇAO 11 2. AVALIAÇAO NA APRENDIZAGEM DAS SERIES INICIAIS

Read More