Modelo
NSTITUTO TEOLOGICO QUADRANGULAR TIAGO MENDES MACHADO VIVÊNCIA CRISTA: VIRTUDES CRISTÃS CURITIBA 2012 Trabalho apresentado à disciplina de Vivência Cristã do curso Livre em Teolo Metropolitana Norte Professora Roseli. astoral gico Quadrangular. p RESUMO DO CAPITULO 3: VIRTUDES CRISTÃS Nós que vivemos uma vida cristã devemos cuidar com nossa natureza pecaminosa que tantas vezes se manifesta, mesmo que de forma oculta, e nos leva a viver uma jornada dupla.
Essa é a maneira que nos afastamos de Deus, esse é o chamado caminho das obras da carne. Quando vemos para o evangelho fomos ibertos do poder do pecado, mas não de nossa natureza carnal, desde então temos notado a luta de duas forças opostas dentro de nós: a carne e o Espirito. Porém nesse aperfeiçoamento da vida cristã, nessa luta diária, temos o Espírito Santo e a Palavra de Deus ao nosso lado para que subjuguemos a nossa carne.
A vida cristã apresenta uma série de qualidades que devem ser buscadas por nós e de forma alguma negligenciadas. Porém para alcançarmos essas qualidades é necessário olhar para nossos serem corrigidos. Estudar as obras da carne e o fruto do Espírito ? uma oportunidade para um olhar revelador, que muda, transforma e corrige. As obras da carne nao têm nenhuma relação com o agir de Deus, mas apenas com a natureza carnal do homem.
Na epistola de Paulo aos gálatas, Paulo os lista: PROSTITUIÇÃO: a melhor colocação seria IMORALIDADE, tudo que foge ao padrão de sexualidade criada por Deus para nós; IMPUREZA: falta de pureza nas intenções; LASCÍVIA: ansiedade pelo prazer carnal; Estas três obras da carne constituem-se numa perversão do instinto sexual, criado por Deus ara ser uma benção para o omem e para a mulher. IDOLATRIA: culto a falsos deuses; sempre é uma associação a demônios.
A idolatria é a perversão a adoração a Deus; FEITIÇARIA: no original a palavra é magia, confiança nas trevas e não no poder de Deus; INIMZADES: uma disposição totalmente contrária ao amor; CONTENDAS: resultado das inimizades; CIÚMES: sentimento de quem quer algo somente para si, sem levar em conta o que o próximo precisa ou possui; IRAS: crises de fúrias injustas baseadas no egoísmo; FACÇÕES: espírito de partidarismo é o que esta em mente neste ocábulo; DISSENSÕES: discórdias, desavenças, tudo o que fere a unidade do corpo; PARTIDOS: formação de panelas no seio da igreja; INVEJAS: ciúme direcionado contra bens, posições, sucesso e outras coisas; BEBEDI seio da igreja; BEBEDICES: embriaguez, o excesso de bebidas alcoólicas deixa aberto o caminho para as outras obras da carne; ORGIAS: no original é GLUTONARIAS, perversão do uso do alimento; o foco é o prazer e não a necessidade; COISAS SEMELHANTES A ESTAS: nesta lista nao estao todos os pecados, mas sim um resumo de tudo que desagrada Deus. A batalha que se trava em nosso interior é vergonhosa, pois mesmo sabendo que o Espírito é infinitamente mais poderoso que a carne, nós damos a vitória para a carne, pois escolhemos alimentar a ela ao Invés do Espirito. Nós vemos o contraste das obras da carne e fruto do Espírito, já que, respectivamente, um depende de nós e o outro depende simplesmente da atuação divina diante de nossa entrega em suas mãos.
Já conhecemos as obras da carne, passemos agora ao fruto do Espírito: AMOR: ágape, o amor derramado por Deus em nossos corações, base de todo relacionamento perfeito no céu e na terra; é incondicional; ALEGRIA: vem do Senhor e independe das circunstâncias; PAZ: uma atitude de serenidade, calma e força, tranqüilidade e quietude de esp[rito, produzida pelo Espírito Santo, mesmo na adversidade e tribulação; LONGANIMIDADE: um ânimo que não se altera em face de dificuldades; BENIGNIDADE: uma atitude interior que se exterioriza através d 3 altera em face de dificuldades; BENIGNIDADE: uma atitude interior que se exterioriza através da bondade; FIDELIDADE: é o que torna uma pessoa totalmente confiável; MANSIDÃO: força e brandura caminhando juntas; DOMINIO PRÓPRIO: onde a maioria perde o controle dando lugar a ira, nós mostramos mansidão. Além do fruto do Espírito, a Palavra de Deus nos aponta uma série de virtudes a serem buscadas pelos filhos de Deus. Em II Pedro 1:5-11 0 apóstolo cita algumas dessas qualidades e nos ensina a acrescentar uma a outra de forma a termos um caráter cristão totalmente desenvolvido.
Ele ita sete dessas virtudes, porém duas Já foram vistas no fruto do Espírito, vejamos as outras cinco: EXCELÊNCIA MORAL’ VIRTUDE, uma força moral e espiritual vinda e uma fé exercida em relação a um Deus santo; CONHECIMENTO: aqui deve ser tratado como o conhecimento da vontade de Deus, revelada em nossos corações pelo Espírito Santo; PERSEVERANÇA: é a constância na fé durante as provações, uma qualidade essencial da vida cristã para os tempos de dificuldades PIEDADE: reverência e temor a Deus, é a religião colocada em prática, uma vida centrada em Deus; FRATERNIDADE: fala de uma amor fraterno, amizade, afeição, é uma amor inferior à ágape, mas essencial aos relacionamentos interpessoais. 4DF4