Modelo cbc
Com o passar do tempo a empresa cresceu de forma inesperada, foi onde Cláudio decidiu criar cinco cargos de diretoria dentro da estrutura da empresa, e estes foram ofertados para funcionários que se destacaram ao longo do rabalho por sua fidelidade a empresa, e não a sua competência de assumir tal responsabilidade.
Mesmo mudando com a criação de cargos de diretoria, onde no normal de uma organização estes deveriam ter responsabilidades e segurança na decisão de mudanças, alterações e sugestões da CBC, todas as responsabilidades continuavam centradas no diretor presidente que não encorajava sua equipe de diretores a analisar alternativas e tomar decisões.
A empresa acabou se deparando com uma situação desagradável, o afastamento de Cláudio que, de forma repentina, teve que se ausentar a presidência por motivos de saúde, deixando os diretores da empresa sem saber o que fazer e quais decisões tomar, já que tudo estava centralizado nele. fazer e quais decisões tomar, já que tudo estava centralizado nele. Com a saída de Cláudio todos os diretores ficaram perdidos, pois nunca haviam tomado as devidas decisões que lhes cabiam dentro do cargo.
A diretoria nunca pensou, ou pelo menos nunca falou sobre idéias que poderiam motivar seus uncionários, em sugestões que os colaboradores pudessem dar para melhorias na empresa, e tudo isso veio a tona quando Cláudio se ausentou, foi onde a empresa começou a sofrer, sem uma pessoa para tomar as decisões as vendas caíram e a produção continuou no mesmo ritmo, o que causou uma grande quantidade de produtos acabados estocados, os funcionários começaram a se desentenderem, principalmente a diretoria, jogando as responsabilidades um para outro, e colaboradores importantes para a CBC começaram a sair da empresa.
Ou seja, Cláudio e Marcel, que ram os principais acionistas da empresa nunca se preocuparam em planejar, organizar e definir cargos e decisões a serem tomadas por cada um dentro de sua função, e a centralização de poder fez com que a empresa desmoronasse e entrasse em decadência. Nesta altura, mesmo distante da empresa Cláudio contratou um consultor para tentar achar a solução para os problemas ou parte deles.
Estudando o caso CBC pude aprender a importância de ser um excelente gestor, e isso não significa centralizar as decisões e obrigações, é preciso saber delegar e sabe e de melhor cada colaborador deve oferecer a empresa. Neste estudo de caso decisões e obrigações, é preciso saber delegar e saber explorar o que de melhor cada colaborador deve oferecer a explorar o que de melhor cada colaborador deve oferecer a empresa.
Neste estudo de caso poderíamos começar a melhor no planejamento e definições de metas e obrigações, estudando cada uma delas a curto, médio e longo prazo, como o quanto crescer, o que é preciso para que este crescimento venha com base e solidificado, os cargos que serão cupados, por quais pessoas e se elas realmente são qualificadas para ocuparem tais posições, quais os colaboradores que possuem competência para ocupar um cargo de maior nível na empresa se o diretor presidente estiver ausente.
Acredito que a tentativa de Cláudio em contratar um consultor para solucionar e encontrar o porque de tantos problemas com sua saída não possa ser em vão, desde que, quando este consultor encontrar o porque de tantas desordens com sua ausência, que é o fato de centralizar as decisões em si próprio, que isso realmente seja dito e ompreendido por Cláudio e que ele ainda tenha tempo de corrigir o erro que fez sua empresa desmoronar, além disso que sua empresa precisa de planejamento a curto, médio e longo prazo e que deve existir dentro da CBC uma forma de motivar seus funcionários, fazendo-os crescer e podendo ocupar cargos de acordo com suas competências.