Negociaçao ao longo da vida, capitulo 12 do livro lewicki e hiam, 2003
Revista Eletrônica Lato Sensu – Ano 3, nel, março de 2008. ISSN 1980-6116 httpWwww. unicentro. br • Humanas EDUCANDO O PROFISSIONAL DE MARKETING PARA UMA ATUAÇÃO ÉTICA NO TRABALHO Altiva Zaballa Figueiredol Ariel José Pires RESUMO O Marketing e o Desenvolvimento profissional nas empresas são dependentes entre si. Aquele é um processo social por meio do qual as pessoas e grupos de pessoas, obtêm aquilo que necessitam e que desejam, com a criação da oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.
Uma das metas do p compreender tão be OF3g cl ro adapte a ele e se ven por o cliente pronto para isponivel. É o proce é conhecer e o ou serviço se e o marketing deixe só deixar o produto r a concepção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar negociações que satlsfaçam metas Individuais e organizacionais. Quando as pequenas empresas alcançam o sucesso, elas inevitavelmente passam a adotar procedimentos de marketing mais profissionais.
O marketing pode assumir várias formas, mas sempre vai existir uma tensão entre o estágio profissionalizado do marketing e sua manifestação mais criativa. É mais fácil aprender a abordagem profissionalizada, a qual será tratada com grande ênfase neste rabalho. Também será enfatizada a criatividade e a paixão verdadeira que funcionam em muitas empresas e podem ser utillzadas pelos administradores de hoje e de amanhã, busc to page buscando assim a lucratividade e o desenvolvimento.
Apesar da busl ABSTRACT The marketing and the professional development in the companies are themselves dependent. Marketing, a social process in which the people and groups of people get What they need What they desire, with the Offer invention and free goods and service negotiations of value with others. One of the goals of the marketing professional is to know and understand the client o well that the product or service adjust to it and sell itself. The ideal is that the marketing leaves the client ready for the buying, and from the on, only leaves the products available.
It’s the planning and accomplishing process the conception and the idea distributions, goods and services to start negotiations that satisfy individual and organizational goals. When the small companies get the success, they unavoidable start using more professional marketing process. Marketing can assume several ways, but there Will always be a tension between the professionalized stage of the marketing and its more creative manifestation. It’s easier to learn the professionalized approach, which Will be worked with much emphasis in this work.
It Will also be emphasized the creativity and the real passion that works in many companies and it can be utilizes by the administrators of nowadays and of tomorrow looking for the profltable and the Pós-graduanda em Pedagogia Empresarial da UNICENTRO – Chopinzinho – PR Educando o Profissional de Marketing para uma Atuação Ética no Trabalho 2 Revista Eletrônica Lato Sensu – Ano PAGF 39 Atuação Ética no Trabalho Revista Eletrônica Lato Sensu – Ano 3, n”, março de 2008. ISSN 1980-6116 httpWwww. unicentro. – Humanas ca ansiosa de vender e lucrar não se pode esquecer da atuação ética do profissional de marketing na empresa. Não se pode perder de vista que uma organização empresarial está localizada numa comunidade. Ela oferece emprego aos moradores, paga impostos e a tecnologia que utiliza causa algum impacto sobre essa comunidade. Palavras-chave: ética, desenvolvimento, sucesso, produtos, servlços, comunidade. INTRODUÇÃO development. Despite the anxious searching of selling and profiting we cant forget the ethical performance of the marketing professional in the company.
We cant lose the sight that a usiness organization is localized in a community. It offers job to the inhabitants, pays taxes and the technology that uses cause some impact over this community. Key-words: ethic, development, success, goods, services, community. Quando se fala em Ética, é comum se pensar em profissões como Medicina, Direito e outras, em que existem muitos profissionais que, infelizmente, não respeitam as regras de sua profissão, agindo de forma desonesta, como ocorre em todas as áreas profissionais.
Mas a ética, necessariamente, deve estar nas ações de todas as profissões. Foi pensando nesse sentido que sta pesquisa pretende expor a grande importância da atuação ética do profissional de Marketing no desenvolvimento de seu trabalho. Com o mercado global exigente, o que se constata é que são necessários grandes investimentos no que se global exigente, o que se constata é que são necessários grandes investimentos no que se refere à qualidade profissional dentro das organizações.
Atualmente, entre as principais tendências que estão evoluindo, é a exigência de profissionais competentes que buscam a eficácia contínua em suas ações, por isso é necessário que saibam competir e, ao mesmo tempo, liderar, eguindo sempre as normas que regem a sua profissão. Sabe- se que em pouco tempo muitos profissionais que se dizem altamente qualificados podem ficar pelo caminho, pois a exigência é crescente, começando pelos próprios consumidores, fornecedores e clientes que estão no dia-a-dia das empresas.
Profissionais que pretendem permanecer no mercado precisam investlr cada vez mais em conhecimento, aliado à maneira certa de agir dentro da ética e da moral, respeitando os princípios de conduta que farão a diferença na qualificação dos profissionais, ou seja, a lealdade à empresa e à profissão, sabendo discernir ntre a busca do crescimento instantâneo e o desenvolvimento pessoal e permanência no mercado atual e futuro.
Para se chegar a esse patamar, certamente muitas barreiras deverão ser superadas, pois a própria concorrência já é uma das principais dificuldades que faz muitos bons profissionais não obterem o cargo desejado. É por isso que quando se fala no profissional que trabalha com marketing deve-se chamar a atenção a pequenos detalhes que podem mostrar a importância do profissional dentro da empresa.
Tais detalhes serão relatados no decorrer do trabalho, cujo objetivo foi mostrar ao profissional de marketing ua atuação ética 9 no decorrer do trabalho, cujo objetivo foi mostrar ao profissional de marketing sua atuação ética, sendo flexível a grandes e rápidas Educando o profissional de Marketing para uma Atuação Ética no Trabalho FIGU EI 1980-6116 http:h’vw/w. unicentro. r – Humanas mudanças presenciadas nos dias atuais, as quais já trazem uma previsão do futuro, em que somente os bons funcionários permanecerão, ficando assim a importância de buscar a verdadeira identidade de sua profissão, deixando de lado certos costumes que, para muitos, parecem corretos, mas ue estão totalmente fora das normas de ética, a qual precisa, urgentemente, ser resgatada, e seria importantíssimo começar de dentro para fora das empresas. ÉTICA, MORAL E PROFISSÃO Fala-se muito em ética profissional, mas o que e ética?
Segundo Rodrigues (2004, p. 12): A ética e um ramo de filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. No uso popular o termo ético implica diferentes significados. para os filósofos, e o estudo teórico dos padrões morais. As pessoas não são inteiramente boas ou más e não basta enunciar normas de conduta para que os indivíduos ajam com probidade e decência. Necessita-se de controles adequados e compatíveis, que caibam e intimidem os infratores.
A ética é o fundamento e o valor do comportamento do ser humano, embora hoje não seja mais tão usada, principalmente no que se refere à classe política, mas esse é um outro assunto: o foco é a ética profissional, mais precisamente no que se refere ao profissional PAGF s 9 um outro assunto: o foco é a ética profissional, mais precisamente no que se refere ao profissional de marketing. Rodrigues (2004, p. 7) exemplifica de forma simples, mas objetiva, como é a verdadeira ética, agrido na politica e na ociedade: “A ética procura o fundamento do valor que norteia o comportamento e os valores de uma sociedade.
E em função desse comportamento, os homens decidem construir uma comunidade política”. Ética Política Sociedade A ética possui uma enorme dimensão e ela é tudo em termos globais, pois um bom profissional age sempre dentro da ética de sua profissão e sabe que qualquer deslize refletirá 4 não só na sua carreira como manchará a sua profissão. A ética e a moral andam juntas, uma faz parte da outra. Esta é o comportamento, que pode ser bom ou mau, aquela é a reflexão, questionamento do que o comportamento tenha refletido.
Pelo que se sabe não existe um padrão universal como um catecismo a ser seguido que, se aplicado com eficiência leva o profissional a agir da forma mais correta possível. Não é um código de ética que vai mudar a forma de atuar dos profissionais, sejam eles do presente ou do futuro, e sim o valor que cada um possui, ou seja, os seus principios que cada um trás consigo e geralmente vem da família ou experiências que a pessoa pode aproveitá-las positivamente para seu futuro profissional.
Há situações em que se pergunta po ode aproveitá-las positivamente para seu futuro profissional. Há situações em que se pergunta por que código de ética, se muitas vezes não é respeitado? Certamente, muitas pessoas não teriam nem vez e nem voz, principalmente as mais humildes, por isso que é necessário saber até onde a profissão está sendo exercida de forma honesta e com qualidade. Mesmo com tantas normas para se seguir, a sociedade está cada vez mais entrando num caminho que pode não ter volta.
Se a ética fosse respeitada, muitas situações vividas não precisariam acontecer, como esse clima de descontentamento verificado em vários setores da ociedade, tais como: greves, guerras, prostituição, o abalo que as famílias e lares vêm sofrendo, sem falar do descaso contra o povo do pais, principalmente pelo caso das corrupções. A ética deve fazer parte da maneira de ser de cada um. Lopes de Sá (2004, p. 4) salienta: “A conduta do ser é sua resposta a um estímulo mental, ou seja, é uma ação que se segue ao comando do cérebro, e que se manifestando variável, também pode ser observada e avaliada”. O que o autor pretende expor é que a conduta do ser humano, ou seja, o que realiza é uma ação comandada pelo cérebro e, quando se fala em ética, percebe-se ue tipo de comportamento a pessoa possui, qual a maneira que o cérebro reage a tais situações. por isso é de suma importância que o profissional obtenha certos cuidados no decorrer de seu trabalho, pois pequenas falhas podem prejudicá-lo. Um profissional que alcançou nome à custa de benefícios que prestou à sociedade, criou uma imagem que valoriza sua própria classe e não de PAGF 7 39 benefícios que prestou à sociedade, criou uma imagem que valoriza sua própria classe e não deve estar à mercê de inescrupulosos e invejosos, pois seu nome acaba por transformar-se em patrimônio de uma comunidade” (SÁ. 2004, . 25). Essa citação realmente é verídica, pois é costumeiro a população consumidora confiar na palavra da pessoa que a atende, ficando esse profissional, com o passar do tempo, ponto de referência no mundo do comércio. or esse motivo que a boa imagem do profissional deve estar em primeiro lugar. A imagem do homem moralmente íntegro inclui a rejeição sistemática de qualquer espécie de relação, seja ela de qualquer natureza em que não é convidado a participar na condição de sujeito. Um dos traços característicos da Revista Eletrônica Lato Sensu – Ano 3, n01, março de 2008. ISSN 1980-6116 http://www. nicentro. br – Humanas nova imagem do homem é a sua consciência de sujeito.
Sujeito de suas declsbes, liberdade, e sua história, por pequena que seja a escala em que lhe é dado participar dela. O objeto da moral é um ato bom e a ordem moral constitui uma etapa na trajetória para a plenitude e a perfeição última do homem (BACH, 1990, p. 12). Isso quer dizer que todo indivíduo que se comporta baseado na moral, deve respeitar determinados princípios que o faz diferente dos outros indivíduos, pois o comportamento é algo interno de cada ser humano e cabe somente a ele a busca de melhor forma de agir e pensar.
Se queres ser feliz e queres ser universal, carrega con PAGF 8 9 busca de melhor forma de agir e pensar. “Se queres ser feliz e queres ser universal, carrega contigo a tua aldeia”. (Autor desconhecido) Um bom profissional nunca deve se esquecer dos seus valores morais e éticos. As empresas, de um modo geral, em seus quadros de trabalho, possuem profissionais da área de Marketing, que são responsáveis por fornecerem bens e serviços a clientes e à própria empresa. O marketing no Brasil já vem de muitos séculos atrás.
No começo, as tribos primitivas produziam tudo ou quase tudo quanto consumiam, com o passar os tempos, com o crescimento das tribos, tornou-se necessária à divisão do trabalho e cada um passou a produzir uma parte do que era indispensável para satisfazer suas necessidades e fazer troca do que produzia pelo que era produzido. Hoje, a maior parte das famílias nada produz do que consome. Para facilitar as trocas primitivas apareceu o dinheiro. O fato de trocar o dinheiro por produtos recebeu o nome de compra e venda, dependendo da posição de cada agente.
O que tem o produto e recebe o dinheiro em troca é o agente de vendas, e o que tem o dinheiro e recebe o produto em troca é o agente da compra. Toda a rodução é feita com o objetivo da venda e todo o dinheiro é feito com o objetivo da compra. O processo de trocas não se resume a isso, pois se tivesse só a compra e a venda, em breve estaríamos abarrotados de produtos e dinheiro sem utilidade alguma. Isso acontece porque existe o consumo. O consumo se dá sempre, por um processo mais ou menos lento de desgaste.
O homem consome os produtos de duas maneiras: pela ingestão ou pelo uso, se ele lento de desgaste. O homem consome os produtos de duas maneiras: pela ingestão ou pelo uso, se ele ingere o produto, o organismo se encarrega de transformá-lo em energia, que ovimentará seu corpo e lhe posslbillta trabalhar, realizando assim um dos insumos da produção. Essa energia gasta logo e vai ter que ser reposta e o homem é obrigado a ingerir novos produtos, e assim sucessivamente.
Essa necessidade de consumir, quer dizer carência ou falta, e satisfazer, significa saciar, fazer desaparecer, ou seja, o consumo sempre vai existir, porque sempre existirá a necessidade de se obter algo. A primeira das necessidades humanas é a alimentação, seguida de moradia, vestuário, higiene e de transporte. São as necessidades principais que constituem o dia-a-dia do ser humano. 6 O esforço continuado do homem em busca da satisfação de suas necessidades, sejam elas fisiológicas ou psicológicas, gera a produção de todos os bens ou serviços chamados econômicos. ? um verdadeiro círculo vicioso, que bem poderia ser chamado de círculo virtuoso de economa (COBRA, 2004, p. 298). O Marketing por si só reúne todo um conjunto de atividades destinadas a criar e consumir produtos, levando-os a percorrer o processo econômico de ponta a ponta: da produção à circulação, da circulação à distribuição e da distribuição ao consumo (KOTLER, 2004, p. 657). O marketing influi na produção quando procura