O novo cotidiano escolar

Categories: Trabalhos

0

Tema: Fundamentos das classes iniciais do Ensino Fundamental Título: O novo cotidiano escolar Objetivo: – Comentar as mudanças no cotidiano do trabalho pedagógico do Ensino Fundamental; – Analisar as relações entre os diferentes atores do processo educativo. ustificativa: Os processos educacionais vêm sofrendo mudanças em sua estrutura, que fazem vigilância e adequaçã que se apresentam. ntroduçao: séria uma constante vo cenario e aluno OF2 p O Ensino Fundamental é a porta de entrada da criança ao mundo do conhecimento, descobertas e desenvolvimento social. ?? nele que se aprende a ler e escrever e, com isso, decodificar as chaves que guardam o saber. Para que este processo seja bem sucedido, são necessárias técnicas e práticas profissionais que vêm sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo de muitos anos. Com a modernização, o avanço tecnológico e a disseminação da notícia, as crianças estão cada vez mais tendo acesso mais cedo a mais fácil a diversos assuntos e temas, o que faz com que o ambiente escolar tenha que se preparar para receber este novo aluno, mais uestionador e com mais informação do que o esperado para sua idade.

Desenvolvimento: No mundo atual, a escola não exerce mais o principal papel diretamente inserida. Além das tecnologias, há também os atores sociais, como a babá, o motorista da van, os avós, enfim, todas as pessoas que, pelo fato da mãe estar cada vez por menos horas diárias com os filhos, passaram a desempenhar importante papel em sua formação e educação. A escola, assim como seus profissionais, tem que estar preparada para atender a esta nova demanda e às estas novas necessidades ue este novo modelo de aluno apresenta. ? preciso buscar informação e desenvolver técnicas para prender a atenção e fazer com que o aluno participe e se envolva no aprendizado. É muito importante ter em conta que o acesso às tecnologias e meios de comunicação trazem às crianças muita informação, mas pouco conhecimento. Passa a ser papel da escola discutir e filtrar estas informações de forma que se tornem conhecimento útil. Considerações finais: Podemos concluir, então, que a relação educador/aluno se alterou.

No antigo modelo, o educador desempenhava o papel de ator principal e de detentor do conhecimento e do saber, e a relação era unilateral, de uma comunicação direta e sem interferências na mensagem entre emissor e receptor. Hoje os alunos, mesmo do Ensino Fundamental, já têm uma certa carga de conhecimento que vão interferir na transmissão desta mensagem, agregando a ela seus saberes. É preciso que a escola e seus profissionais estejam preparados e abertos a estas mudanças, que só tendem a ser cada vez mais constantes e rápidas. Referências bibliográficas:

Caso cbc

0

No caso CBC, houve descontinuidade no processo de delegação, rompendo a instabilidade da empresa e surgindo prejuízo para o fluxo

Read More

Satisfação do cliente

0

Hórus – Revista de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas, ourinhos,’SP, NO 02, 2004 A regulamentação da demanda como fator de

Read More