O perigo da unica historia
Comportamento humano nas Organizações O Homem rumo ao século XXI Disciplina:. Psicologia Organizacional I Século XXI” Trabalho solicitado pelo Prof Dro Roberto Kanaane da disciplina de Psicologia Organizacional I do curso de Tecnologia em Soldagem. Este trabalho aprese estudo do comporta as organizações e rel to view next*ge alogia aplicada ao lho, especificando blemas humanos no trabalho e influencias socioculturais dentro de um mundo globalizado, resoluções, meios a ser seguidos para melhor beneficio social com ênfase nos capítulos abordados e resoluções.
SUMARIO: Pág. ; INTRODUÇÃO…. . 6. Cap. 6 Conclusões: Reflexões e 3. PRINCIPAIS IDÉIAS DO LIVRO 4. RESPOSTAS DAS QUESTOES DO LIVRO . . . . 4. 1. Cap. 4. 2. Capa… 4. 3. cap. 3. • • • • • • • • • • • • • • • • • 4. 4. 4. 5. Caps… 4. 6. 5. ESTUDO DE CASO: CAPITULO 6. O QUE O CONTEUDO DO LIVRO TEM A CONTRIBUIR NA FORMAÇAO DO TECNOLOGO EM SOLDAGEM… PAGF 35 8. REFERENCIA…………… ANEXOS…. 1.
Introdução A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação ou instituição de trabalho constitui o campo da psicologia no estudo do Comportamento Humano nas Organizações. De modo particular o livro investiga as questões relacionadas com liderança, poder, motivação, trabalho em equipe, qualidade de vida, casos da vida real nas instituições e organizações, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
O livro estudado Comportamento Humano nas Organizações (O Homem rumo ao século XXI) nos proporciona uma poderosa ferramenta em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas e rápidas mudanças casionadas desde a revolu ão Industrial em vários segmentos da sociedade e no trabalho. entender as relações de causa e efeito. Assim cada em cada caso é examinado as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologa, personalidade e cultura.
Esta perspectiva permite considerar os estudos como o resultado da convergência e diferença de diversas formas de pensamento e cultura valendo-se, sobretudo da Psicologia organizacional, tanto quanto as pessoas são complexas, as teorias que refletem o que ela estuda também são complexas em explicar suas ações. Pode-se dizer, então que Comportamento Humano nas Organizações é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações. interdependência entre trabalho e papel social e as motivações subjacentes; – aspecto econômico como fator de produção de riqueza, geralmente contraposto ao capital, e unido em sua função a outros fatores: organização, propriedade e terra. Referente aos aspectos acima, conclui-se que o trabalho é uma ação humanizada exercida num contexto social, que sofre influências oriundas de distintas fontes, o que resulta numa ação rec(proca entre o trabalhador e os meios de produção.
Conceitos de responsabilidade, postura Tônus corporal, possibilitando visualizar os traços e características de personalidade. Os estudos desenvolvidos por Taylor, no âmbito da organização e racionalização do trabalho, trouxeram á tona um aspecto que ainda hoje pendura nos sistemas contemporâneos de produção: a noção de divisão do Trabalho, no sentido de fazer prevalecer o controle do próprio trabalho por parte daqueles que o administram.
Os anos 90 fez surgir à preocupação com a qualidade de vida do trabalhador e por extensão a qualidade do produto, como pré- equisitos para o passaporte do Brasil para internacionalização da economia, principalmente no que tange á competitividade de mercado. Tal sistemática vem sendo assimilada proporcionalmente ao tamanho da organização e os mecanismos burocráticos existentes; estes normalmente têm atuado como fatores restritivos a implementação da qualidade no ambiente de trabalho.
Segundo Friedmann “há de se considerar o papel que o trabalho desempenha para o individuo, atestando que a concepção de trabalho corresponde ao engajamento e as predisposições pessoais, diferentes das encontradas nas realizações de tividades coagidas, que são exercidas com o objetivo de atingir um fim prático”. O trabalh ann significa um fator de PAGF s 5 trabalho para Friedmann significa um fator de equilíbrio e de desenvolvimento para o individuo, que lhe assegura a inserção no real, em termos dos diferentes grupos existentes na sociedade.
As empresas, hoje, em função do quadro político/econômico, vêem-se á beira do colapso organizacional; muitas vezes têm que recorrer ás alterações estruturais e funcionais principalmente no tocante á redução dos níveis hierárquicos e ao redimensionamento das atividades, surgindo daí um contexto rganizacional que contempla distintas dimensões do próprio trabalho, isto é, a automação e a informatização de sistemas produtivos e não produtivos. 2. 2. cap. 2 Organização: Sistema sociocultural estabelecido A organização é um sistema integrado de sistemas interdependentes, identifica-se um conjunto de elementos, ou seja, as relações de poder e autoridade, os sistemas de comunicação, o processo de liderança, o clima, a cultura, a estrutura organizacional, os sistemas administrativos, entre os mais significativos. Uma organização congrega fatores estruturais, que orrespondem ás relações de poder e autoridade nos respectivos níveis hierárquicos, e fatores dinâmicos, que correspondem ao funcionamento dos sistemas e ao processamento de informações.
Os papeis que são conjuntos de comportamentos esperados passam a ser definidos pela sociedade e pela cultura, assim como pelas organizaçdes e repr incipais características da acompanhamento de desempenho, por conseqüência o colaborador assume mais responsabilidade profissional. A má estruturação acarreta na deficiência das aplicações de atividades, por sua vez torna-se uma ferramenta de destruição no ambiente do colaborador. A hierarquia é muito importante, neste estagio.
Tendo a função de equilíbrio e de organização de ferramentas, para que não gere conflitos internos. O clima organizacional estabilizado, influência e muito no bom convívio dos funcionários. Tornando o ambiente agradável. Conseqüentemente o funcionário torna a colaborar com as respequitivas atividades. Por outro lado, podendo gerar novos conflitos, competições injustas, rivalidade, disputas pelo topo da hierarqua. Quando se estabiliza o clima organizacional que satisfaça a todos, cria-se um ambiente propicio, a novas idéias e eficácia da mesma.
Adotando novas estruturas, aonde os colaboradores participam efetivamente, dos negócios da empresa, trocando informações e colaborando nos trabalhos em equipe. Algumas remunerações são oferecidas, tais como flexibilidade no horário, remuneração variável tem propiciado um clima agradável e comprometimento com o objetivo na organização em geral. A competência técnica na organização, sempre será a peça chave no reconhecimento da pro atividade de seus colaboradores.
O investimento da competência técnica influencia para que o colaborador tenha uma boa visão de crescimento e de atuação. Esse incentivo agregado acarretara na boa conduta do mesmo, que por sua vez devera retribuir com novas idéias e comprometimento com a em resa_ PAGF 7 35 sentimentos dos funcionários, e as ações desempenhadas em equipe. Essa mudança pode propiciar novas expectativas, criatividades, e manifestações pacíficas. Ao bloquear essas ações, o poder hierárquico fecha algumas portas de oportunidades.
Muitas das novas atividades vieram de conhecimentos e ganho de espaço de alguns colaboradores, que por sua vez atuaram e se responsabilizaram pela ação. O acompanhamento e compreensão da hierarquia atuam em todos os passos do uncionário, tendo em vista o controle da situação e aprovação de novas idéias. Ao equilibrar Hierarquia/colaborador teremos novas expectativas por parte dos dois, tornando um ambiente agradável e cheio de oportunidades. Os objetivos organizaclonals sofrem um grande impacto, quando temos que fazer mudanças drásticas para que o mesmo seja alcançado.
O administrador tende-se ponderar e flexibilizar as situações, Para que todo o processo nao haja erros. Os colaboradores devem estar conscientizados e preparados, para oferecer o melhor ao cliente. Todo o processo deve estar proporcionalmente equilibrado, clima interno e externo deve ser levado em conta. Quando fazemos mudanças para melhoria de produtividade, não devemos esquecer-nos de considerarmos a opinião e idéias dos colaboradores, que por sua vez iram exercer a função.
Com a conscientização, Planejamento e colaboração se tornam muito mais fácil, independente do ob•etivo a ser alcançado em conflitos e problemas pessoais para o colaborador, a cada dia que se passa pode piorar ainda mais o clima no ambiente de Trabalho. No entanto uma boa administração pode melhorar o ambiente e ao mesmo tempo criar novas ferramentas administrativas. Com tudo quem ganha é o colaborador, que se adapta rapidamente, ganhando novas experiências, e tornando sua função mais valorizada. 2. 3. cap. 3 O Homem: Trabalho e participação do quadro geral do desenvolvimento organizacional. Em uma organização ou instituição, seja pequena ou grande todos os que ali colaboram tem papel no desenvolvimento e a base fundamental do processo de melhoria do indivíduo e da organização é o trabalho em equipe e o papel do líder, no desempenho de suas atividades e do seu papel junto às organizações, traçando camnhos e critérios visando realização, em-estar, participação, conforto psíquico, conforto físico e ao mesmo tempo, servir melhor ao sistema para o qual ele colabora.
Toda organização, natural ada por metas, à idéia de manter, mas em geral, à idéia de melhorar, aliada ao pensamento do desenvolvimento individual e do grupo. O esforço rumo ao progresso, quer econômico, quer social, quer psicológco, é mundial, existlndo nos países independendo de regime ou sistema de governo.
Para que uma empresa seja conceituada, obtenha uma maior parcela de participação do mercado e ao mesmo tempo considerada um bom local de trabalho é preciso seguir princípios, daptar-se às mudanças, tomar decisões adequadas e estar sempre buscando informações para que todo o sistema e a metodologia utilizada sejam lapidados, usufruindo cada vez mais do conhecimento adquirido. ? o que podemos denominar de processo de melhoria contínua. É fundamental também manter motivado o comportamento e a capacidade do homem (colaborador) visando a importância do indivíduo dentro da organlzação sabendo valorizar esse captal humano, através do reconhecimento adequando de suas potencialidades, permitindo seu crescimento e o fortalecimento dos vínculos entre a organização e as pessoas.