Organograma

Categories: Trabalhos

0

Sistema de Informação Gerenciai (SIG) O sistema de informação gerencial dá suporte às funções de planejamento, controle e organização de uma empresa, fornecendo informações seguras e em tempo hábil para tomada de decisão. O sistema de informação gerencial é representado pelo conjunto de subsistemas, visualizados de forma integrada e capaz de gerar informações necessárias ao processo decisório. 3. CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS DOS SISTEMAS DE NFORMAÇAO Para Matsuda (2007), um sistema de informação é formado por três componentes: a empresa; as estrutur documentos) e as te Isso tudo leva a um g que gera uma compl OF8 Swipe to view nextp da informação da tos de informação, e de comunicação. s e informações to. As principais vantagens são: suporte a tomada de decisão; valor agregado ao produto; aumento da qualidade do produto; oportunidade de negócios; carga de trabalho manual reduzida e principalmente o controle das operações. ara Bonde (2007), os sistemas de informação são peças fundamentais para as empresa. Não apenas na elaboração de relatórios, mas de todos os departamentos e atividades da empresa. Tudo o que acontece, são registrados por um sistema, ue pode ser acesso pelos funcionários. Mais uma vez deve ser considerada a importância do administrador nesse processo, que é vital para a corporação. VANTAGENS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO informações.

As principais vantagens são: acesso rápido a informações; integridade e veracidade da informação; garantia de segurança de acesso a informação. Acesso à informação de boa qualidade são essenciais para uma boa tomada de decisão. Sistema de Informação É uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam, armazenam e manipulam dados , transformando-os em informações que serão isseminadas afim de fornecer suporte à tomada de decisão , coordenação, controle, análise e visualização em um organização.

Devem apoiar as estratégias e processos empresariais e as estruturas e cultura organizacionais para aumentar o valor dos negócios em um ambiente dinâmico. SI – Conceito 13:47 Objetivos Objetivos Gerais Os cursos que trabalham os sistemas de informação, no campo acadêmico, abrangem duas grandes áreas: (1) aquisição, desenvolvimento e gerenciamento de serviços e recursos da tecnologia de informação e (2) o desenvolvimento e volução de sistemas e infra-estrutura para uso em processos organlzaclonals.

A função de sistemas de informação tem a responsabilidade geral de desenvolver, implementar e gerenciar uma infra-estrutura de tecnologia da informação (computadores e comunicação), dados (internos e externos) e sistemas que abrangem toda a organizaçao. Tem a responsabilidade de fazer prospecção de novas tecnologias da informação e auxiliar na sua Incorporação às estratégias, planejamento e práticas da organização. A função também apóia sistemas de tecnologia da informação departamentais e ndividuais.

A atividade de desenvolvimento de sistemas para processos organizacionais e inter-organizacionais envolve o uso criativo de tecnologia da informação para a uisi ão de dados, comunicação, coor envolve o uso criativo de tecnologia da informação para aquisição de dados, comunicação, coordenação, análise e apoio à decisão. Há métodos, técnicas, tecnologia e metodologias para essa atividade. A criação de sistemas em organizações inclui questões de inovação, qualidade, sistemas homem-máquina, interfaces homem-máquina, projetos sócio-técnicos e gerenciamento de udanças.

Assim sendo, o Curso de Sistemas de Informação tem por objetivos gerais: Formar um profissional dotado de sólidos conhecimentos fundamentais, capaz de se adaptar ao trabalho em equipes multidisciplinares, utilizar metodologias nas diversas áreas da computação, acompanhando as evoluções tecnológicas e podendo atuar com competência nas mais diferentes organizações e instituições públicas ou privadas; Formar profissionais adequados à realidade nacional e regional, capazes, contudo, de adequar-se à dinâmica das mudanças de contexto social-político-econômico-cultural, ossuindo sólidos conhecimentos técnicos associados a um conjunto de habilidades humanas, capazes de atuar junto aos diversos tipos de organizações; Formar profissionais que possuam elevado nível de flexibilidade e que possam atuar no âmbito do processo de globalização que, sendo ainda uma incógnita no sentido do encontro de culturas através da expansão mundial dos negócios, com queda de fronteiras nacionais com o advento de mercados comuns e a extraordinária velocidade de desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação exigirá indiv[duos aptos avaliar e decidir em ambientes de incertezas; Formar profissionais empreendedores, que atuem como multiplicadores dos esforços internos nas organizações as quais pertençam, ao mesmo tempo em que tenham a ca 3 esforços Internos nas organizações as quais pertençam, ao mesmo tempo em que tenham a capacidade de iniciar novos negócios, desbravando mercados, avaliando e assumindo os riscos necessários ao sucesso dos empreendimentos; Formar profissionais dotados de sólidos valores morais e éticos, cônscios de suas responsabilidades profissionais e sociais; Formar profissionais analíticos e críticos acerca dos fenômenos organizacionais, capazes de visualizar e propor soluções estruturadas e inovadoras aos complexos problemas inerentes as organizações modernas; Formar profissionais que tenham como objetivos permanentes o auto-desenvolvimento e a auto-aprendizagem.

Objetivos Específicos Formar um profissional capaz de: Analisar problemas reais e desenvolver algoritmos adequados para resolvê-los; Desenvolver softwares aplicativos elou de sistemas de informação para as várias arquiteturas existentes; Atuar como analista de software; Atuar no planejamento e gerenciamento da infra-estrutura de informação e coordenação dos recursos de informação; Atuar no desenvolvimento científico da área de sistemas de informação das organizações; Utilizar linguagens de programação sob a ótica dos paradigmas: estruturado, funcional, lógico, orientado a objetos e orientado a eventos; Atuar como empreendedor na área de informática, sobretudo através do desenvolvimento de novas soluções e aplicativos computacionais; Atuar com competência no desenvolvimento de sistemas de informação empresariais e para Internet.

O profissional formado em Sistemas de Informação deve analisar, planejar e organizar o processamento, armazenamento e recuperação da informação e disponibilizá-la ao usuário. Sua p 4DF8 processamento, armazenamento e recuperação da informação e disponibilizá-la ao usuário. Sua principal função é analisar e entender os problemas de uma organização, buscando soluções com uso da tecnologia computacional, através de ferramentas disponveis no mercado ou produzindo seus próprios sistemas Papel de suporte funcional A função de suporte aos processos e operações de negócio é a ais básica: envolve recolhimento, registo, armazenamento e pré-processamento de dados.

Os sistemas de informação ajudam os processos e operações, tornando-os mais ágeis, baratos, padronizados e rastreáveis: • registrando e armazenando dados das vendas, compras, investimentos, salários e outra contabilidade; • processando os registros de contabilidade em previsões de lucro, balanço, relatórios de gestão, e outras formas de informação financeira; • registrando e armazenando dados do inventário, trabalho em curso, reparação e manutenção de equipamento, cadeia de ornecimento, e outros registros de produção/operação; • processando estes registros de operações em agendas de produção, controladores, sistemas de inventário, e sistemas de monitorização da produção; • registrando e armazenando dados sobre o pessoal, salários, histórico de contratações, e outros registros de recursos humanos; • processando estes registos em relatórios de despesas com pessoal, e relatórios baseados em desempenho; • registrando e armazenando dados de mercado, perfis de cliente, histórico de compras por cliente, estudos de mercado, ublicidade, e outros registos de marketing; • processando estes registros de marketing em relatórios de elasticidade publicitária, planos de marketing, e relatórios de vendas; S relatórios de elasticidade publicitária, planos de marketing e relatórios de vendas; • registrando e armazenando dados de análise dos competidores, industriais, objectivos empresariais, e outros registros de gestão estratégica; • processando estes registros de gestão estratégica em relatórios de trocas industriais, quotas de mercado, planejamento de objetivos, e modelos de portfolio; ?? usando os pontos supracitados para implementar, controlar e monitorizar planos, estratégias, tácticas, novos produtos, novos modelos de negócio, ou novos investimentos. Previamente a um investimento em tecnologia de informação, torna-se necessário alinhar quais as informações que serão necesarias. Essas informações deverão estar alinhadas com os objetivos da organização, e só assim elas podem agregar valor para os tomadores de decisão. estão da informação do sistema de informação caracteritica Sistemas de Planejamento O objetivo de um plano de sistemas de informação é fornecer m quadro estratégico para os sistemas de informação em um determinado campo da organização integrada com sistemas de informações técnicas de gerenciamento permitem chumbo milímetro e controlar a organização. O resultado do plano de sistemas deve, portanto, orientar as ações de desenvolvimento de sistemas de informação com o objetivo básico de apoiar a estratégia corporativa, o desenvolvimento de uma arquitetura de informação e um plano de projetos de TI para apolar os objectivos organização estratégica.

Por este motivo precisam esso de planeiamento, rocessos industriais, com uma Visão estratégica e Sg outros profissionais capazes de enriquecer a visão com a entrada vantagem competitiva por meio de sistemas e tecnologia da informação e comunicação. Sistema de Informação e as suas Componentes Um Sistema de Informação é um sistema aumatizado ou manual que através da organização e da combinação de Pessoas, Hardwares, Softwares, Redes de comunicação, Recursos de Dados, Políticas e Procedimentos, armazena, arquiva, recupera, transforma e dissemina informação numa organização, ou seja, é “um conjunto organizado e procedimentos, que, quando executados, produzem informação para apoio à tomada de decisão e ao controlo das organizações” (LUCAS,HENRYC. InformationSystems, ConceptsforManagements,McGrawHilI, InternationalEditions, 3aed. , 1987). pessoas As pessoas podem ser ou os utilizadores finais, pessoas que usam um SI ou a informação que este produza, ou os especialistas de Sistemas de Informação que são as pessoas que tanto o desenvolvem como o operam. Recursos de Hardware Os Recursos de Hardware são todos os dispositivos físicos e materiais usados no processamento da informação como áquinas, data media e peripherals. Recursos de Software As instruções de processa rmaçáo, incluindo rede onde a infraestrutura da rede é composta por uma parte de hardware e uma de software.

A Internet, intranets e extranets fazem também parte desta. Componentes de um Sistema de Informações { abril 3, 2008@11:10 pm } { Sistemas de Informação } Um sistema de informação depende de recursos humanos (os usuários finais e os especialistas em SI), de hardware (máquinas e mida), software (programas e procedimentos), dados (bancos de dados e bases de conhecimento) e redes (midia de omunicações e apoio de rede) para executar atividades de entrada, processamento, produção, armazenamento e controle que convertem recursos de dados em produtos de informação. Este modelo de sistema de informação destaca as relações entre os componentes e atividades dos sistemas de informação.

Ele fornece uma estrutura referencial que enfatiza quatro conceitos principais que podem ser aplicados a todos os tipos de sistemas de informação: • Pessoas, hardware, software, dados e redes são os cinco recursos básicos, dos sistemas de informação. ?? Os recursos humanos incluem os usuários finais e especialistas em SI, os recursos de hardware consistem em máquinas e mídia, os recursos de software incluem programas e procedimentos, os recursos de dados podem incluir bancos de dados e bases de conhecimento e os recursos de rede incluem midia e redes de comunlcaçoes. • Os recursos de dados são transformados por atividades de processamento de informação em uma diversidade de produtos de informação para os usuários finais. • O processamento de informação consiste em atividades de entrada. processamento, saída armazenamento e controle. [picl 8

Resumo descrição e quantificação de dados em tradutologia – francis henrik aubert

0

Resumo “Descrição e Quantificação de Dados em Tradutologia” – Francis Henrik Aubert Sistematicidade (pelo linguista) para tradução = impossível Linguista

Read More

Fresagem

0

Fresagem A fresagem é um processo de usinagem mecânica, feito por fresadoras e ferramentas especiais chamadas fresas. Na fresagem, a

Read More