Organograma e departamentalização
Maccallum (EUA) por ferrovias nos EUA. D uma ferramenta fun de facilitar a todos co empresa e sua estrut Organograma e departamentalização Premium By Thamyagql MapTa 25, 2012 B paws CRÉDITOS: httpwwww. slideshare. net Organograma Definição O organograma é uma espécie de diagrama usado para representar as relações hierárquicas dentro de uma empresa ou simplesmente a distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos e a comunicação entre eles. O organograma foi criado por um norte americano, Daniel C.
Swipe nentp OF8 ste administrava a se tornou ações, pois além as relações da ntificar alguns problemas ou, oportunidades de melhorias, através de sua análise. Na criação de um organograma deve-se levar em consideração que ele é uma representação da organização em determinado momento e, pode, portanto, mudar. Para Isto ele deve ser flexível e de fácil interpretação. Quando o organograma é bem estruturado ele permite aos componentes da organização saber exatamente quais suas responsabilidades, suas funções e a quem devem se reportar. uma posição abaixo dos outros (o que pode ser interpretado como discriminação, ou que ele tem menos importância), mas ao lado; [pic] Organograma funcional: é parecido com o organograma vertical, mas ele representa não as relações hierárquicas, e sim as relações funcionais da organização; Organograma matricial:é usado para representar a estrutura das organizações que não apresentam uma definição clara das unidades funcionais, mas grupos de trabalhos por projetos que podem ser temporários (estrutura informal). picl Organograma em barras: no organograma em Barras, os órgãos ou as unidades administrativas são configurada por retângulos horizontais, que se iniciam na mesma posição à esquerda e se prolongam para a direita. Esse prolongamento, em maior ou menor amplitude, é o que define a hierarquia do órgão. Os órgãos da mesma hierarquia ficam situados em níveis diferentes, dificultando a visualização.
Por outro lado, tem a vantagem de sua construção ser simples, dispensando desenhista. Organograma Informativo: apresenta um máximo de informações de diversas naturezas relacionadas com cada unidade organizacional da empresa. ordens e decisões. Na organização com estrutura linear ela é mais aplicada em pequenas empresas e que a mesma aplica naturalmente. Isso ocorre porque não há necessidade da equipe azer parte da estrutura para representar no organograma.
Dial de Wyllie: na forma de um disco separado por círculos concêntricos conforme o grau hierárquico e, dentro de tais sessões, órgãos representados por círculos menores, cuja posição relativa aos órgãos representados em sessões mais próximas ao centro indicam sua subordinação hierárquica. O organograma Dial de Wyllie tem por objetivo representar organizações de hierarquia dinâmica, com vinculações variando conforme o desenvolvimento de novos projetos interdepartamentais.
Sem imagem 3 tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro e uma empresa , sendo as funções fundamentais as de qualquer empresa à produção (criação de produtos ou serviços); Venda (procura de cliente que aceitem o preço do produto ou serviço); Financiamento (Levantamento , obtenção , desempenho de recursos financeiros de uma empresa Vantagens – Agrupa especialista sob uma única chefia – Garante o máximo de utilização das habilidades técnicas das pessoas – Orienta as pessoas para uma única atividade específica Desvantagens – Reduz a cooperação interdepartamental , pois exige forte concentração nas atividades específicas É inadequado quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis . Aplicação É indicada para circunstancias estáveis e de pouca mudança que requeiram desempenho de tarefas rotineiras . ? aconselhável para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo tempo Por produtos ou serviços Primeiro é necessário saber a diferença de departamento por produto elou Serviço . Departamento por produto: É quando as atividades da unidade de uma organização resulta m produto. Ex: Eletrolux, cada unidade da empresa oferece um tipo de produto diferente . micro ondas , maquina de lavar e etc. ) em geral , empresas industrial. Departamento por Serviço : é empregado p/ as empresas não industrial , por exemplo Hospitais , instituições que prestam serviço e etc. “A única diferença é que o agrupamento das atividades fundamenta se nos serviços em vez de produto ” 4DF8 inovação .
Ideal para circunstancia mutável Desvantagens: – Enfraquecimento da especializações – Alto custo operacional pela duplicação das especialidades – Conta-indicada para circunstancias estáveis e rotineiras . Geográfica Denominada departamentalização territorial ou regional ou por localização geográfica. De acordo onde o trabalho será desempenhado é fita uma recolocação das atividades em funções das áreas geográficas Utilizada por grandes empresas que cobrem grande áreas e cujos mercados são extensos , as empresas multinacionais utilizam essa estratégia para operações fora do pais sede É mais utilizada para a área de produção e de vendas e não para finanças .
Vantagens : – Facilita se ajustar as condições e necessidade locais ou regionais – Organização territorial que permite uma melhor avaliação de lucro, desempenho ou do produto . – Encoraja os executivos a pensarem em termos de sucesso no erritório – Indicada par firmas de varejo ,desde que certas funções como compras ou finanças sejam centralizadas . Flexibilidade nas tomadas de ações por gerentes regionais que podem acompanhar as variações regionais sem problemas . – O enfoque territorial da organização deixa em segundo plano o planejamento , execução ou controle como um todo , dado ao grau de liberdade adquirido das filiais . Ocorre principalmente nas áreas de marketing ou Produção Aplicações: Este tipo de departamentalização é uma caracter[stica da área mercadológica de produção , que visam que visam distribuir elhor a captação do mercado criando filiais e agencias distribuidoras ou da área de rodu 30 criando fabricas e instalações territorialment r utilizacao dos recursos S por cliente Sua base envolve diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com as características do cliente e suas necessidades . Divide as unidades organizacionais para que cada divisão sirva um tipo de cliente diferente Vantagens: – O aspecto mais critico da organização é a satisfação do cliente – É indicada quando o negocio depende de d’ferentes características de produto que variam o tipo de acordo ou tamanho do cliente . Permite a organização concentrar seus conhecimentos sobre as – As demais atividades da organização(produção , finanças ,podem tornar-se secundaria , pelo fato da preocupação pelo cliente ) . Assim como algumas atividades os objetos da organização (como lucratividade , produtividade)também podem ser deixados de lado em função da satisfação do cliente Aplicação: Dá mais ênfase para o cliente do que pra a própria organização , é indicada quando o negocio depende de diferentes característica de produtos ou serviços para diferentes tipos de Por Processo Processo é conjunto de atividades estruturadas e destinada a esultar em um único produto especificado para um determinado cliente ou mercado. É frequentemente utilizada nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional das áreas produtivas ou de operações. Sua diferença se faz pela se uencia do processo produtivo ou operacional ,ou, ainda tilizacáo racional dos desenvolvimento tecnológicas. – Falta de flexibilidades e adaptação a mudanças Por Projetos Estratégia utilizada por empresas de grande porte e que envolvam produtos de grande concentração de recursos para a sua produção.
Como o produto é sofisticado e exige planejamento individual detalhado e um extenso tempo de produção, é aplicada a departamentalização por projeto de acordo com as saídas de resultados. A departamentalização por projetos requer uma estrutura organizacional flexível e mutável, capaz de se adaptar a cada projeto. Como cada projeto tem suas características (tempo , necessidade do cliente , tecnologia empregada , local ) a divisão por objetos torna o trabalho mais produtivo . – Ideal quando a concentração de recursos e investimentos , como datas prazos de execução . adaptação ao desenvolvimento técnico . – Ideal para produtos altamente complexos . concentra pessoas e recursos em cada projeto provisoriamente – quando termina um projeto , há indefinição quanto a outros . descontinuidade e paralisação -imprevisibilidade quanto a novos projetos – angustia dos especialistas quanto ao seu próprio futuro . Empregada em atividades para o desenvolvimento tecnológico , como empresas do ramo de eletrônica , energia nuclear , astronáutica , aeronáutica , farmacêutica etc . as quais possuem um novo produto a ser pesquisado. Situações em que o empreendimento é muito grande e tecnicamente complexo , como na construção civil e em atividades de pesquisa e desenvolvimento . Conclusão melhorar a tomada de decisão, plano de ação, solução de problemas, etc. Em geral, o organograma representa uma organização e serve para orientar melhor a direção da empresa, dando sugestões para o melhor caminho a ser seguido.
A departamentalização tem uma grande importância dentro de uma empresa, pois é uma unidade organizacional a qual se atribui a responsabilidade de desempenhar uma função ou tarefa dentro do estabelecimento, facilitando desta maneira o desempenho dos funcionários dentro da empresa. Ela é dividida em seis fatores; por funções, clientes, projetos, rocessos, produtos e serviços; e geográfica. Cada fator deste tem sua importância atribuída dentro da empresa. Desta forma fica mais fácil para agrupar atividades em frações organizacionais definidas seguindo um dado critério. Pois enquanto existem poucos funcionários dentro de uma empresa, e poucas tarefas; fica fácil de resolver os problemas, porém quando o serviço aumenta e os funcionários também, já não consegue se ter um dialogo eficaz para conseguir desenvolver o serviço de uma maneira rápida.
A departamentalização ajuda nesse sentido também, porque ela vai conseguir separar as habilidades competências de cada individuo, além de aproveitar a especialização, e conseguir tirar algum proveito dos funcionários , aumentando a eficiência de cada uma, para beneficio das pessoas e da própria organização. Mais a departamentalização também deve ser controlada, pois se ela não for bem conduzida poderá resultar em dificuldades ? medida que não haja clara limitação de responsabilidades, pois assim sobrecarrega o funcionário, alterando completamente o resultado final. Portanto, a departamentalização é um grande benefício a qualquer estabelecimento desde que saiba usar e separar de maneira adequada. 8