Os 4ps do mkt

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇAO SOCIAL LEONARDO BORGO MACHADO DOS SANTOS INTERNET PELA OTICA DAS AGENCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA GRANDE VITÓRIA VITORIA 2007 p INTERNET PELA OTI PROPAGANDA DA G Monografia apresent Social do Centro de LICIDADE E 1 e Comunicação deral do Espírito Santo, como requisito para obtenção da graduação em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda. Orientador: ProF. Rosane Zanotti SANTOS, Leonardo Borgo Machado dos Santos. Internet pela ótica das agências de publicidade e propaganda da Grande Vitória. 2007 Orientador: Rosane Zanotti Monografia (graduação) — Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Artes. 1. Comunicação. 2. Internet e publicidade. l. Rosane Zanotti. II. Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Artes. III. Título. do Espírito Santo Profo. Ruy Roberto Ramos Universidade Federal do Espírito Santo Autorizo, exclusivamente para fins acadêmicos e científicos, a reprodução total ou parcial desta dissertação por processos fotocopiadores ou eletrônicos. Assinatura Local Data À minha família, namorada, amigos e principalmente a Deus, por odo apoio e compreensão. O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. ” Albert Einstein “Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar. ” Autor desconhecido RESUMO Este trabalho busca traçar um panorama da utilização da internet pelas agências de publicidade e propaganda da Grande Vitória no período de julho de 2006 à janeiro de 2007. Para isto se utiliza de fundamentação teórica e pesquisa realizada nas agências cadastradas no Sindicato das Agências de Propaganda do Espírito Santo — SINAPRO – ES, no período citado.

SUMÁRIO CONSIDERAÇOES INICIAIS HISTÓRICO, DADOS E CARACTERÍSTICAS DA INTERNET 1. 1 INTERNET ESUA 19 1. 4A INTERNET COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO .. 20 1. 4. 1 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS SOCIAL….. DAS COMUNIDADES VIR UAIS……….. 22 1. 4. 2 EXEMPLOS DE COMUNIDADES . 1. 4. 2. 1 1. 4. 22 1. 4. 2. 3 1. 4-2. 4 1. 4. 25 1. 4. 2. 6 1. 4. 2. 7 SITES DE RELACIONAMENTO……………………………………………………… 24 LISTAS DE DISCUSSAO……………………………………………………………….. 25 FOR CHATS… 26 BLOGS E .. 6 SI ES DE COMPARTILHAMENTO DE IMAGENS E VIDEOS… SISTEMAS DE COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS… 27 1. 5 USO COMERCIAL DA INTERNET.. INTERNET NAS EM PRESAS. 30 1. 5. 1. 1 1. 5. 1. 2 1. 5. 1. 3 INTERNET E …… 27 1. 5. 1 A INTERNET E ORGANIZAÇÃO INTERNA DAS EMPRESAS.. NTERNET E OS PRODUTOS…. 32 1. 5. 2 MODELOS DE NEGÓCIOS ON- LINE NEGOCIOS …….. 32 1. 5. 3 INTERNET E ……. 33 2. MARCOS TEÓRICOS DO MARKETING.. 2. MARCOS TEORICOS DO MARKETING. 2. 1 MARKETI … 34 2. 1. 1 PLANEJAMENTO DE MARKETING…. 35 2. 1. 2 COMPOSTO DE MARKETING E OS . 36 2. 1 . 2. 1 2. 1 . . 2 2. 1. 2. 3 2. 1. 2. 4 . … 36 PREÇO — AGÊNCIAS… VENDA…… ………. 7 PRAÇA OU PONTO-DE- ….. 37 PROMOÇÃO.. . … 37 A COMUNICAÇAO COMO FERRAMENTA DO 2. 1. 3 PROMOÇÃO: MARKETING… . … 38 21. 3. 1 DESENVOLVIMENTO DE UMA COMUNICAÇÃO .. 40 21. 3. 2 MEIOS DE COMUNICAÇÃO (MÍDIAS) 41 2. 1. 4 PUBLICIDADE E PROPAGANDA.. 42 2. 2 AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA…………………………………….. 44 2. 2. 1 TIPOS DE AGENCIA. 45 2. 2. 2 ESTRUTURA DAS 46 2. 2. 3 AGÊNCIA DIGITAL.. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47 2 4 gl DIGITAL. ?? • • • • • • • • 47 2. 3 MARKETING PARA O SÉCULO .. 49 2. 3. 1 INTERNET E E-BUSINESS… 49 2. . 2 . . …. 51 2. 3. 3 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO E-MARKETING… ……………. 52 2. 4 A MÍDIA 54 2. 4. 1 DIFERENCIAIS DA 54 2. 4. 2 PUBLICIDADE ON- CINE…. NOLOGIAS……… — VITORIA. 66 VANTAGENS DA PUBLICIDADE ON-LINE. „ 55 2. 4. 4 HISTÓRICO DA PUBLICIDADE ON 2. 4. 5 0 PUBLICO DA 62 3 PESQUISA: INTERNET NAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA GRANDE 3. 1 INTERNET NAS AGENCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA GRANDE VITÓRIA.. 6 CONSIDERAÇÕES FINA S REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS…… 103 ANEXOS… . …. 55 2. 4. 3 AS …… 57 2. 4. 6 TEC … 101 . ……….. 103 ANEXOS. 107 2 CONSIDERAÇÕES INICIAIS O estudo aqui apresentado não se deve somente a um semestre de pesquisa, mas a quatro anos de estudos acadêmicos, trabalhos em empresa de tecnologia da informação e agência de publicidade e propaganda e convivência diária com este meio de comunicação Incrível que vem trazer grandes possibilidades para a comunicação e, principalmente, para a publicidade e propaganda capixaba.

A idéia de se trabalhar o tema Internet apareceu desde o inicio dos estudos acadêmicos no curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, em meio ao trabalho a área de tecnologia da informação. Durante o curso com a mudança de trabalho para uma agência de publicidade e propaganda e a continuação do desenvolvimento da criação e produção de material para internet, aliou-se ao tema inicial o tema agência de publicidade formando assim o tema principal deste trabalho: Utilização da Internet pelas agências de publicidade e propaganda.

O objetivo inicial era desenvolver um estudo abrangente, pesquisando todas as agências cadastradas no Sindicato das Agências de Propaganda do Espírito Santo – SINAPRO-ES (na época ainda SAPES). Porém, devido à falta de tempo hábil, a área foi reduzida para a Grande Vitória, o que não deixa de ser um grande desafio, considerando a quantidade de empresas a visitar e a dificuldade em se manter contato com os profissionais tão assoberbados que são os publicitários de agências. dotou-se como principais técnicas as entrevistas e a aplicação de questionário semi-estruturado aos profissionais representantes das agências de publicidade cadastradas no SAPES. Eles responderam a questões a respeito de estrutura das agências, qualificação dos profissionais, atividades desenvolvidas e elacionamento com o cliente. A fundamentação teórica apresentada nos cap[tulos 1 e 2 partiram de um levantamento bibliográfico tendo as seguintes categorias como eixos: (1) Internet e 13 (2) Marketing.

Estas categorias refletem todo conteúdo do trabalho e da pesquisa realizada nas agências, que pretendem mostrar a situação da internet nas agências de publicidade, que são parte integrante da comunicação, que integra também o marketing. Como objetivo principal, o trabalho buscou traçar um panorama sobre a Internet pela ótica das agências de publicidade tradicionais, às quais é delegado o dever de cuidar a comunicação do cliente fazendo uso de todos os meios necessários para atingir o público-alvo (excluem-se deste grupo as agências digitais, ou seja, as agências que trabalham somente com midias on-line).

O estudo se justifica pela inexistência de estudo semelhante na região, pelo fato de poder propiciar mais e melhores informações para todos os profissionais e estudantes interessados e pela possibilidade de colaborar para o desenvolvimento na utilização eficiente deste meio tao importante para a publicidade, que é a Internet. No momento da análise dos dados obtidos da pesquisa buscou- e relacioná-los a referenc cos e comentários de gl depoimentos dos entrevistados fornecendo assim subsídios para atingir os objetivos propostos.

Este estudo está dividido em 3 (três) capítulos. O primeiro define Internet e mostra seu histórico, suas características, seus pontos fortes e fracos, sua aplicação nas empresas e na sociedade como um todo. Baseado em estudos de caráter cientiTico, tem como referencial postulados de conceituados pesquisadores na área de comunicação e tecnologia agregando veracidade e profundidade a pesqulsa. O segundo capitulo mostra os marcos teóricos do marketing de nde vêm a comunicação e a publicidade e propaganda.

Traz ainda suas principais características, histórico, teorias, práticas e seu relacionamento com os melos online que serão alvos da pesquisa. Baseado em estudos de caráter cient[fico, tem como referencial postulados de conceituados pesquisadores na área de marketing, comunicação e tecnologia agregando veracidade e profundidade a pesquisa. 14 O terceiro capítulo traz os dados e a análise dos dados levantados na pesquisa através de entrevistas e da aplicação dos questionários.

Apresenta um panorama da utilização da internet elas agências de publicidade e propaganda da Grande Vitória. 15 CAPITULO 1 HISTÓRICO, DADOS E CARACTERíSTICAS DA INTERNET 1. 1 – INTERNET E SUA HISTORIA A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores ue permite o acesso a Guerra Fria. Um conflito em potencial entre Estados Unidos da América (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), onde ambos buscavam novas tecnologias para atingir seus interesses políticos e militares.

Neste momento, nos EUA, é criada a ARPANET, desenvolvida pela ARPA Advanced Research Projects Agency, ou Agência de Pesquisa de Projetos Avançados, subdivisão do Departamento de Defesa dos EUA. A ARPANET era uma rede militar que fazia interconexões de computadores. Eram enviadas informações divididas em “pacotes” que eram enviados por diferentes conexões e juntados somente nos computadores de destino o que fazia com que a informação tivesse maior integridade e a transmissão fosse mais protegida de ataques inimigos.

O sucesso na preservação da integridade e na transmissão da informação fez com que crescesse o interesse na utilização da nova rede no meio acadêmico, principalmente na área de pesquisas científicas. Tal demanda trouxe dificuldades para a administração da rede e a ARPANET se dividiu em duas redes: a MILNET (rede de uso estritamente militar) e a ARPANET (rede de uso não-militar).

As duas redes mantêm a comunicação através do IP, que é a abreviação para INTERNET PROTOCOL (Protocolo de Internet) que é o protocolo utilizado até os dias de hoje para identificação de usuários na grande rede. 16 A partir deste momento (inicio da década de 90) o governo norte americano passa a incentivar o desenvolvimento da nova rede, financiando a instalação de backbones, (espinhas dorsais) que ram grandes computadores capazes de gerenciar e otimizar o tráfego de informação entre os computadores da rede.

Além disso, a iniciativa privada começa a investir em acesso a Internet demonstrando, assim, o interesse comercial n iniciativa privada começa a investir em acesso a Internet demonstrando, assim, o interesse comercial na grande rede. Cresce o número de usuários da Internet nos centros universitários norte americanos. Com isso cresce também o desenvolvimento de novas tecnologias e sistemas para a grande rede que neste momento já ultrapassa as fronteiras americanas chegando a outros continentes. ? na Europa que se dá o princípio da Internet como conhecemos hoje.

Graças ao cientista Tim Berners-Lee e ao CERN, Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire – Centro Europeu de Pesquisas Nucleares surge a World Wide Web que interligando redes diversas através do estabelecimento de padrões. Posteriormente surgem o HTTP (HyperText Transfer Protocol) e o HTML (HyperText Markup Language), que são, respectivamente, o protocolo e a linguagem que aliaram a interatividade e a hipermídia à Internet fazendo com que todo conteúdo fosse facilmente entendido por todos os usuários, mesmo aqueles sem enhum conhecimento na área de informática.

Esta linguagem aumenta o interesse do público pela Internet (1994) e em 1996 já havia grande número de usuários nos EUA. Este número vem crescendo vertiginosamente em todo mundo alcançando o número recorde de 1,1 Bilhão de usuários em 2007 (INTERNET USAGE STATISTICS. Acesso em 25 jun. 2007). 17 1. 2 OS NÚMEROS DA INTERNET 1. 2. 1 – NUMEROS DA INTERNET NO MUNDO De acordo com um estudo realizado pela entidade eMarketer (WORLDWIDE INTERNET USERS. Acesso em: 25 jun. 2007), com base em dados histó Internacional das 0 DF 91

Análise das demonstrações contábeis

0

GRADUAÇAO EXECUTIVA CIÊNCIAS CONTÁBEIS TRABALHO DE ANÁLISE DAS DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS A RELEVÂNCIA DA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA AS ORGANIZAÇÕES

Read More

Caso toyota

0

O sucesso da montadora Toyota está ligado às raízes da Administração Científica com Taylor, Ford, Alfred Sloan e Fayol, no

Read More