Palavra trabalho
SIGNIFICADO DE TRABALHO Adolfo Henrique de Carvalho 200802149831 Rio de Janeiro Fevereiro 2012 Trabalho A origem da palavra trabalho já nos dá uma indicação de nossa relação com esta parte tão importante de nossa vida. Trabalho tem origem na palavra latina TRIPALIUM. Tri significa três. Palio (no plural palium) qu ponta. Tri-palium: trê de tridente. Denomi o “tripaliare” aquela trabalhar significava p madeira com guês chamamos tortura, onde esse método, UM.
O Tripalium também era um instrumento feito de três paus aguçados, lgumas vezes munidos de pontas de ferro, que os agricultores batiam o trigo, as espigas de milho, para rasga-los e esfiapá-los. Quem eram os torturados? Os escravos e os pobres que não podiam pagar os Impostos. Sendo assim quem “trabalhava” antigamente, eram as pessoas destituídas de posses.
Trabalhar era entendido não só como um fato de tortura em si mesmo, mas como uma extensão às atividades físicas sendo produtivas, passando a serem realizados por camponeses, artesões, agricultores, pedreiros, carpinteiros etc. Todo esse contexto foi vivido e u Sv. ipe to View next page usado na antiguidade, em quase toda Idade Média. Somente no século XIV passamos a ter um sentido genérico da palavra “trabalho como aplicação de forças e faculdades, (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado objetivo e fim. podiam pagar os impostos. Sendo assim quem “trabalhava” antigamente, eram as pessoas destitu[das de posses. O trabalho não era visto como algo nobre e nem despertava a atenção de pessoas educadas ou com autoridade e opulento, pois a visão obscura que tinham que o trabalho era feito somente para os scravos sendo uma atividade executada por eles uma classe desmerecedora de qualquer respeito.
Na Grécia antiga, temos obras que relatam o desprezo pelo trabalho e o culto ao ócio, atividade praticada principalmente pelos filósofos, considerando ser a atividade mais digna a ser contemplada pelo homem livre, ou seja, aquele que não precisava trabalhar e no seu tempo livre podia de dedicar aos estudos, a troca de ideias nas arenas, divagar sobre novas teorias com base na análise do comportamento humano e a sua relação em sociedade. De forma geral na antiguidade grega, o trabalho era realizado sob a forma de escravidão, e na Idade Média, como servidão.
Com a queda do Império romano, as cidades passaram por uma escravidão, e na Idade Média, como servidão. Com a queda do Império romano, as cidades passaram por uma transformação, dando origem aos feudos. Surge a figura do senhor feudal, proprietário de grandes extensões de terra, que dá abrigo as famílias desde que estas trabalhem pare ele em suas lavouras. Surge a figura do vassalo, que só pode se relacionar com pessoas o feudo que faz parte, sob as bênçãos do senhor feudal, tem um pedaço de terra, mas só pode plantar para subsistência; nao possuem nenhum tipo de remuneração.
Mudam-se os nomes, mas na prática o homem continua explorando o homem. A partir do Renascimento, surge uma nova concepção sobre o trabalho que se afirma com a Revolução ndustrial. O artesão passa a fazer parte da mão-de-obra industrial e recebe por hora trabalhada. Transformando a relação trabalhista, pois, agora o há a venda da força de trabalho, e não mais a exploração em remuneração, influenciando também as esferas sociais e economicas.
Agora ocorre a separação, e passa a existir o proprietário dos meios de produção e o trabalhador livre assalariado; que de certa forma estabeleceu direitos e deveres para ambas as partes. Trabalho de acordo com definição do dicionário e dentro do contexto Social do século é qualquer atividade física ou intelectual é o esforço humano com 3 Social do século é qualquer atividade fisica ou intelectual é o esforço humano com propósitos onde envolve a transformação a natureza é o desígnio das atividades.
Emprego é uma relação estável podendo ser duradoura ou não, é uma espécie de contrato onde se vende sua força de trabalho aos meios de produção o conceito da palavra emprego passou a ser usado no período da Revolução Industrial com relação à venda da força de trabalho por algum valor uma remuneração em troca, mediante está barganha surgiu o salário.
Podemos verificar que o sign’ficado de trabalho foi se modificando durante os séculos, era uma atividade relacionada aos de menos posses, atrelado a um equipamento de tortura; assou de escravidão para servidor; passou a ser algo de caráter religioso, edificado por Deus; até chegar ao momento que o homem passa ser “livre”, vendendo a sua força de trabalho se tornando um assalariado, que ao longo dos anos vem conquistando direitos regulamentados por leis, tratados e convenções trabalhistas.
Bibliografia http://www. administradores. com. br/informe-se/artigos/entrevista -no-programa-mulheres/45075/ http://vwm. webartigos. com/artigos/trabalho/56977/ www. vestibularl. com. br/revisao/sociologia_ll. doc 4DF4