Pdca pesquisa livre web

Categories: Trabalhos

0

1 – Ciclo de Demjng ou Ciclo PDCA 20 setembro 2007 Todo gerenciamento do processo consta em estabelecer a manutenção nas melhorias dos padrões montados na organização, que servem como referências para o seu gerenciamento. Introduzir o gerenciamento do processo significa implementar o gerenciamento repetitivo via PDCA. O ciclo PDCA, foi desenvolvido por Walter A. Shewart na década de 20, mas começou a ser conhecido como ciclo de Deming em 1950, por ter sido amplamente difundido por este. É uma técnica p simples que visa o co forma contínua para organlzaçao.

O Ciclo PDCA é um m 0 endo ser usado de vidades de uma e conseguir resultados eficazes e confiáveis nas atividades de uma organização. É um eficiente modo de apresentar uma melhoria no processo. Padroniza as informações do controle da qualidade, evita erros lógicos nas análises, e torna as informações mais fáceis de se entender. Pode também ser usado para facilitar a transição para o estilo de administração direcionada para melhoria contínua. Este ciclo está composto em quatro fases básicas: Planejar, Executar, Verificar e Atuar corretivamente.

Segundo Campos (1992:29), é implementada em seis etapas. passo 1. TRAÇAR UM PLANO (PLAN) -Este passo é estabelecido om bases nas diretrizes da empresa. Quando traçamos um plano, temos três pontos importantes para considerar: consegui-los. Após definidas estas metas e os objetivos, deve-se estabelecer uma metodologia adequada para atingir os resultados passo 2. EXECUTAR O PLANO (DO) – Neste passo pode ser abordado em três pontos importantes: a- Treinar no trabalho o método a ser empregado. b- Executar o método. c- Coletar os dados para verificação do processo.

Neste passo devem ser executadas as tarefas exatamente como estão previstas nos planos. Passo 3. VERIFICAR OS RESULTADOS (CHECO – Neste passo, erificamos o processo e avaliamos os resultados obtidos: a- Verificar se o trabalho está sendo realizado de acordo com o padrão. b- Verificar se os valores medidos variaram, e comparar os resultados com o padrão. c- Verificar se os itens de controle correspondem com os valores dos objetivos. passo 4. FAZER AÇOES CORRETIVAMENTE (ACT) -Tomar açoes baseadas nos resultados apresentados no passo 3. a- Se o trabalho desviar do padrão, tomar ações para corrigir estes. – Se um resultado estiver fora do padrão, investigar as causas e tomar ações para prevenir e corrigi-lo. c- Melhorar o sistema de trabalho e o método Ciclo PDCA para melhorias: W. E. DEMING Professor/Consultor de renome internacional na área da Qualidade, tendo levado a indústria japonesa a adotar novos princípios de administra ao. Como reconhecimento por sua contribuição à eco sa a JUSE instituiu o 30 “Quatorze Princípios”, contendo os pontos básicos de sua filosofia. Em 1993 publicou o seu último livro “The New Economics” (MIT-1993) no qual apresenta o tema “Profound Knowledge”.

O Ciclo PDCA é também conhecido como o ciclo de Deming. Faleceu em dezembro de 1993. QUATORZE PRINCÍPIOS DE DEMING: os denominados “14 princípios”, estabelecidos por Deming, constituem o fundamento os ensinamentos ministrados aos altos executivos no Japão, em 1950 e nos anos subsequentes. Consubstanciam a essência de sua filosofia e aplicam-se indistintamente a organizações pequenas e grandes, tanto na indústria de transformação como na de serviços. Do mesmo modo, aplicam-se a qualquer unidade ou divisão de uma empresa.

São os seguintes: 1 – Estabeleça constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade, bem como criar emprego; 2 – Adote a nova filosofia. Estamos numa nova era econômica. A administração ocidental deve acordar para o desafio, onscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança no processo de transformação; 3 – Deixe de depender da inspeção para atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa, introduzindo a qualidade no produto desde seu primeiro estágio; 4 – Cesse a prática de aprovar orçamentos com base no preço.

Ao invés disto, minimize o custo total. Desenvolva um único fornecedor para cada item, num relacionamento de longo prazo fundamentado na lealdade e na confiança; 5 – Melhore constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, de modo a melhorar a qualidade e a produtividade e, conseqü uzir de forma sistemática 3 30 produtividade e, consequentemente, reduzir de forma sistemática os custos; 6 – Institua treinamento no local de trabalho; 7 – Institua liderança. O objetivo da chefia deve ser o de ajudar as pessoas e as máquinas e dispositivos a executarem um trabalho melhor.

A chefia administrativa está necessitando de uma revisão geral, tanto quanto a chefia dos trabalhadores de produção; 8 – Elimine o medo, de tal forma que todos trabalhem de modo eficaz para a empresa; 9 – Elimine as barreiras entre os departamentos. As pessoas engajadas em pesquisas, projetos, vendas e produção devem rabalhar em equipe, de modo a preverem problemas de produção e de utilização do produto ou serviço; 10 – Elimine lemas, exortações e metas para a mão-de-obra que exijam nível zero de falhas e estabeleçam novos níveis produtividade.

Tais exortações apenas geram inimizades, visto que o grosso das causas da baixa qualidade e da baixa produtividade encontram-se no sistema estando, portanto, fora do alcance dos trabalhadores; 11 – a) Elimine padrões de trabalho (quotas) na linha de produção. Substitua-os pela liderança. b) Elimine o processo de administração por objetivos. Elimine o rocesso de administração por cifras, por objetivos numéricos. Substitua-os pela administração por processos através do exemplo de líderes; 12 – a) Remova as barreiras que privam o operário horista de seu direito de orgulhar-se de seu desempenho.

A responsabilidade dos chefes deve ser mudada de números absolutos para a qualidade. 4 30 desempenho. Isto significa, inter alia, a abolição da avaliação anual de desempenho ou de mérito, bem como da administração por objetivos; 13 – Institua um forte programa de educação e auto- aprimoramento; 14 – Engaje todos da empresa no processo de realizar a transformação. A transformação é da competência de todo mundo. Fonte: DEMING, W. E. Qualidade: A Revolução da Administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990. http://paginas. erra. com. br/negocios/processos2002/cicIo_pdca . htm 2 – O Método PDCA Critica do Livro por:Rene Master Autores: MILET; BARRETO O método PDCA que se baseia no controle de processos, foi desenvolvido na década de 30 pelo americano Shewhart, mas foi Deming o seu maior divulgador ficando mundialmente conhecido ao aplicar os conceitos de qualidade no Japão. sentido a análise e a medição dos processos é relevante para a manutenção e elhoria dos mesmos, contemplando inclusive o planejamento, padronização e a documentação destes.

O uso dos mesmos pode ser assim relatado: p (Plan = Planejar): Definir o que queremos, planejar o que será feito, estabelecer metas e definir os métodos que permitirão atingir as metas propostas. No caso de desenvolvimento de um Sistema de Informação, esta atividade pode corresponder ao planejamento do Sistema. D (Do = Executar): Tomar iniciativa, educar, treinar, implementar, executar o planejado conforme as metas e métodos definidos. No caso de desenvolvimento de um Sistema de Informação, sta atividade pode corresponder ao desenvolvimento e uso do sistema. erificar continuamente os trabalhos para ver se estão sendo executados conforme planejados. No caso de desenvolvimento de um Sistema de Informação, esta atividade pode corresponder aos testes, análise das informações geradas e avaliação de qualidade do sistema. A (Action = Agir): Fazer correções de rotas se for necessário, tomar ações corretivas ou de melhoria, caso tenha sido constatada na fase anterior a necessidade de corrigir ou melhorar processos. No caso de desenvolvimento de um Sistema de Informação, esta atividade pode corresponder aos ajustes, mplementações e continuidade do sistema.

Fonte:http://pt. shvoong. com/business-management/1 655117-m eZz 3 – CEP – controle Estatístico de processoAno IV – NO 45 – Setembro/2007 1 Os 14 princípios de DemingOs denominados “14 princípios”, estabelecidos por Deming, constituem o fundamento dos ensinamentos ministrados aos altos executivos no Japão, em 1950 e nos anos subseqüentes. Esses princípios constituem a essência de sua filosofia e aplicam-se tanto a organizações pequenas como grandes, tanto na indústria de transformação como na de serviços. Do mesmo modo, aplicam-se a qualquer nidade ou divisão de uma empresa.

São os seguintes: 10 princípio: Estabeleça constância de propósitos para a melhoria do manter-se em atividade, bem como criar emprego;2″ princípio: Adote a nova filosofia. Estamos numa nova era econômica. A administração ocidental deve acordar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança no processo de transformação;30 principio: Deixe de depender da inspeção para atingir a qualidade. Elimine a 6 OF30 transformação;30 principio: Deixe de depender da Inspeção para atingir a qualidade.

Elimine a necessidade de inspeção em massa, ntroduzindo a qualidade no produto desde seu primeiro estágio; 40 princípio: Cesse a prática de aprovar orçamentos com base no preço. Ao invés disto, minimize o custo total. Desenvolva um único fornecedor para cada item, num relacionamento de longo prazo fundamentado na lealdade e na confiança;50 principio: Melhore constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, de modo a melhorar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir de forma sistemática os custos;60 princípio: Institua treinamento no local de trabalho; 70 princípio: Institua liderança.

O objetivo da chefia deve ser o e ajudar as pessoas e as máquinas e dispositivos a executarem um trabalho melhor. A chefia administrativa está necessitando de uma revisão geral, tanto quanto a chefia dos trabalhadores de produção;80 princípio: Elimine o medo, de tal forma que todos trabalhem de modo eficaz para a empresa;9a princípio: Elimine as barreiras entre os departamentos.

As pessoas engajadas em pesquisas, projetos, vendas e produção devem trabalhar em equipe, de modo a preverem problemas de produção e de utilização do produto ou serviço;100 princípio: Elimine lemas, exortações e metas para a mão-de-obra que exijam nível zero de alhas e estabeleçam novos níveis produtividade. Tais exortações apenas geram inimizades, visto que o grosso das causas da baixa qualidade e da baixa produtividade encontram-se no sistema, estando, portanto, fora do alcance dos trabalhadores; 1 10 princípio: Elimine padrões de trabalho (quotas) na linha de produção.

Substitua-os pela liderança; elimine o processo de ad trabalho (quotas) na linha de produção. Substitua-os pela liderança; elimine o processo de administração por objetivos. Elimine o processo de administração por cifras, por objetivos numéricos. Substitua-os pela administração por processos través do exemplo de líderes;120 princípio: Remova as barreiras que privam o operário horista de seu direito de orgulhar-se de seu desempenho.

A responsabilidade dos chefes deve ser mudada de números absolutos para a qualidade; remova as barreiras que privam as pessoas da administração e da engenharia de seu direito de orgulharem-se de seu desempenho. Isto significa a abolição da avaliação anual de desempenho ou de mérito, bem como da administração por objetivos130 princípio: Institua um forte programa de educação e auto- aprimorament0140 princípio: Engaje todos da empresa no processo de realizar a transformação.

A transformação é da competência de todo mundoFonte: DEMING, W. E. Qualidade: A Revolução da Administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990. | doutorcep@datalyzer. com. br I 4 – Ciclo PDCAO ciclo PDCA , ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming , foi introduzido no Japão após a guerra, idealizado por Shewhart, na década de 20, e divulgado por Deming, em 1950, quem efetivamente o aplicou.

O ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como, por exemplo, na gestão da qualidade, dividindo-a em quatro principais passos. O PDCA é aplicado rincipalmente nas normas de sistemas de gestão e deve ser utilizado (pelo menos na teoria) em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área ou departamento (vendas, compras, engenharia, etc… ). O ciclo c negócios, independentemente da área ou departamento (vendas, compras, engenharia, etc… . O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas, checa-se o que foi feito, se estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente) e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar defeitos o produto ou na execução. Os passos são os seguintes: Plan (planejamento) : estabelecer missão, visão, objetivos (metas), procedimentos e processos (metodologias) necessárias para atingir os resultados. * Do (execução) : realizar, executar as atividades. Check (verificação) : monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios. * Act (ação) : Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente eterminar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia , aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhasPasso 1: PLANEJAR (PLAN)Este passo é estabelecido com bases nas diretrizes da empresa.

Quando traçamos um plano, temos três pontos importantes para considerar:a) Estabelecer os objetivos, sobre os itens de controle;b) Estabelecer o caminho para atingi-los;c) Decidir quais os métodos a serem usados para consegui-los. Após definidas estas metas e os objetivos, deve-se estabelecer uma metodologia adequada para atingir os resultados. Há dois tipos e metas: * Metas para manter; * Metas para melhorar;Metas para manterExempIos de metas para manter : Atender ao telefone sempre antes do terce telefone sempre antes do terceiro sinal . Estas metas podem também ser chamadas de “metas padrão”.

Teríamos, então, qualidade padrão, custo padrão, prazo padrão, etc. O plano para se atingir a meta padrão é o Procedimento Operacional Padrão (POP) . O conjunto de procedimentos operacionais padrão é o próprio planejamento operacional da empresa. O PDCA utilizado para atingir metas padrão, ou para manter os resultados num certo nivel desejado, pode então ser chamado de SDCA (S e standard). Metas para melhorarExemplos de metas para melhorar : Reduzir o desperdício em 100 unidades para 90 unidades em um mês ou Aumentar a produtividade em 15% até dezembro.

De modo a atingir novas metas ou novos resultados, a “maneira de trabalhar” deve ser modificada; por exemplo, uma ação possível seria modificar os Procedimentos Operacionais padrao . passo 2: EXECUTAR O PLANO (DO)Neste passo pode ser abordado em três pontos importantes:a) Treinar no trabalho o método a ser empregado;b) Executar o método;c) Coletar os dados para verificação do processo;Neste passo devem ser xecutadas as tarefas exatamente como estão previstas nos planos. asso 3: VERIFICAR OS RESULTADOS (CHECK) -Neste passo, verificamos o processo e avaliamos os resultados obtidos:a) Verificar se o trabalho está sendo realizado de acordo com o padrao;b) Verificar se os valores medidos variaram, e comparar os resultados com o padrão;c) Verificar se os Itens de controle correspondem com os valores dos objetivos. passo 4: FAZER AÇÕES CORRETIVAS (ACT)Tomar ações baseadas nos resultados apresentados no passo 3;a) Se o trabalho desviar do padrão, tomar ações para corrigir estes;b) Se um resultado estiver fora d 0 DF 30

Zpe-zona de processamento de exportação

0

e administrativo das Referida Lei foi regul normatizada pela IN . Objetivos As ZPEs (ou mecanis Zpe-zona de processamento de

Read More

Pipa 2 – unip

0

INTRODUÇAO O cenário mercadológico atual condiciona as empresas á preocuparem-se continuamente pela busca de otimização dos processos organizacionais, bem como

Read More