Petróleo
Histórico do Petróleo -lal Studia Professora: Adriane TAQUARA 2007 INTRODUÇAO O seguinte trabalho visa mostrar um breve histórico do petróleo, desde a sua origem, passando pelas suas utilizações pela sociedade até os conflitos relacionados a sua escassez. Mostrará também conflitos envolvendo essa que é a maior fonte de energia do planeta. AS SETE IRMAS As Sete Irmãs são um grupo de sete petrolíferas criadas após a quebra da Standard Oil.
Elas tinham o controle sobre a produção, refino e distribuição, assim os lucros devido a petróleo é uma palavra do latim que significa “óleo da pedra”, é resusltado da lenta degradação bacteriológica de organismos aquáticos, animais e vegetais que, há dezenas, talvez centenas, de milhões de anos proliferaram nos mares e lagos, acumulando- se em camadas sedimentares. Os geólogos acreditam com com o passar do tempo outrs camadas foram se depositando sobre as já existentes e assim a pressão, como as bactérias e o calor foram transformando aquelas novas camadas rochosas e orgânicas em petróleo.
Ele é uma mistura constituida por hidrocarbonetos nos estados sólido, líquido e gasoso, devido a instabilidade do Hidrogênio e do Carbono. Pode conter várias cores: incolor, castanho claro ao preto e ainda pode ser verde. Apresenta-se como um liquido viscoso. É uma combinação complexa de hidrocarbonetos. Composta na sua maioria por hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos. Pode conter quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e metais, principalmente niquel e vanádio. Esta categoria inclui petróleos ligeiros, médios e pesados.
CONFLITOS ENVOLVENDO PETROLEO A Crise do Petróleo ocorreu foi provocada pelo embargo de petróleo que os parses produtores fizeram aos Estados Unidos e Europa. Essa crise foi marcada por sucessivos aumentos de preço, das casas de 300 até 1000%. Todos causados por conflitos políticos entre oriente e ocidente, ou pol[tica interna. A investida dos Estados Unidos contra o Iraque não só se concentra tirar o ditador que maltrata o seu povo e apresenta risco aos países do ocidente, mas é visível o interesse dos E. U. A. m tomar a posse do petróleo das terras iraquianas, lembrando que o pais possui a segunda maior reserva mundial de petróleo, 11%. CARACTERÍSTICAS, CONCEI 3 S SI DADES tirar os componentes), mas ainda importa um pouco de petróleo eve. * As refinarias estão sendo adaptadas para trabalhar com o petróleo nacional (pesado), a fim de evitar a importação. * O petróleo migra através de rochas porosas e permeáveis (arenitos) em direção a áreas com menor pressão, até encontrar uma camada impermeável que bloqueia o escapamento para a superffcie. As rochas-resewatórios podem estar localizados próximos a superfície ou em profundidades maiores que cinco mil metros. * Os geólogos acreditam que grande parte de petróleo já se perdeu na superfície, por falta dos obstáculos naturais. Esses azamentos explicam a razão pela qual alguns povos antigos já conheciam e utilizavam o petróleo em sua forma natural, 4. 000 anos antes de Cristo. * Em 2005 0 Brasil era 0 140 maior produtor de petróleo, Com 2 bilhões de barris/dia.
POSSÍVEIS UTILIZAÇÕES Os povos antigos já conheciam o petróleo e deram a ele os mais variados usos: – usado na construção das pirâmides; – na conservação das múmias; – como combustível nos dardos incendiários nas grandes batalhas; – cerâmica; – pintura; – impermeabilização; – calefação de embarcações; – os Incas utilizavam o produto para pavimentar as estradas do mperio. Hoje o petróleo se tornou indis ensável para a vida moderna, suas utilizações são: 4DF5 com os “conflitos envolvendo petróleo”.
Porque este bem, chamado de “ouro”, gera a cobiça de muitos países que perceberam que suas reservas estão se esgotando ou que visam ter o controle dessa, que será uma moeda de troca muito valiosa no futuro, assim como a água. ESCASSEZ DO PETROLEO A natureza leva em torno de 500 milhões de anos para sintetizar o petróleo. Da forma acelerada em que estamos consumindo- o não haverá tempo para que a natureza reúna os componentes ecessários para manter os níveis de petróleo, isso o faz uma fonte de energia não renovável.
De uma forma geral, cálculos revelam que em 2050 0 petróleo esteja perto do seu final. Para que isso não ocorra a indústria já vem a tempos trabalhando na criação de substitutos renováveis para o petróleo. Países que irão dominar a produção do petróleo nos anos são: a Arábia Saudita, a liderar, o Canadá (se desenvolver a exploração das suas reservas em petróleo “pesado”), o Iraque, a Venezuela (que, também, tem imensas oportunidades no petróleo “pesado”) e o Irã. Este grupo dos “cinco” dominara mais de 70% da produção mundial.
CONCLUSAO Antes que o petróleo chegue ao fim, certamente serão encontrados substitutos para as necessidades mundiais de energia. Mas não deixa de ser motivo para reflexão o fato de o homem ter esgotado, em dois ou três séculos, o que a natureza levou até centenas de milhões de anos para criar. O petróleo está se tornando um motivo de guerra pela sua posse e também uma arma, já que seus derivados emitem C02 na atmosfera. Ele deve ser conservado com muito cuidado, para que se consiga uma fonte se ura ara substituí-lo antes que ele acabe. S