Pintores

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Escola Celso Ramos Alunas: Franciele Everton Raquel Samanta Vanessa Luis Fernando Rebeca André TRABALHO DE ARTES Pintores Premium gysamOOI anpe,1A IO, 2012 5 pages to view nut*ge Série: 30 ano 04 ors tamanho natural e com trajes majestáticos, assim como de outros membros da família real. Pintou também o desembarque da arquiduquesa Leopoldina, mulher de D. Pedro, e primeira imperatriz do Brasil.

Tendo recebido um atelier no novo edifício da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro, para aí poder pintar numa grande tela a coroação imperial, ocorrida em Dezembro de 1822, reuniu oito discípulos a quem deu aulas de intura. Em 1820 foi nomeado professor de pintura histórica da Academia de Belas Artes, instituição que só em 1826 começou a sua atividade. Em 1 829 organizou a primeira exposição artística do Brasil, ao apresentar os trabalhos dos seus discípulos.

O sucesso do acontecimento valeu-lhe ser nomeado oficial da Ordem de Cristo. Tendo regressado a França em 1 831, sendo desde 1830 membro correspondente da Academia das Belas Artes do Instituto de França, publicou a partir de 1834 até 1839 uma numerosa série de gravuras na obra em 3 volumes intitulada Voyage pitoresque et historique au Brésil, ou Séjour d’un artiste rançais au Brésil (Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, ou Estadia de um artista francês no Brasil). PiC] Nicolas Antoine Taunay Nicolas Antoine Taunay foi um pintor francês que fez parte da Missão Artística Francesa, chegando ao Brasil em 1816. Iniciou estudos de pintura em 1768, com François Bernard Lépicié, e depois estudou com Nicol t e Francisco Casanova. PAGO n; s François Bernard Lépicié, e depois estudou com Nicolas Guy Brenet e Francisco Casanova. Em 1773 é aluno de Louis David na Escola de Belas Artes de Paris. No período de 1 784 a 1787 permaneceu estudando em Roma como pensionista da Academia Real de Pintura.

Em 1805 foi escolhido, com outros pintores, para retratar as campanhas de Napoleão na Alemanha. Com a queda do imperador, Taunay escreve à rainha de Portugal solicitando-lhe o apoio, com o objetivo de serem contratados ele e seus companheiros, por não se sentirem seguros na França devido à persiguições políticas, e viaja com sua família para o Brasil como integrante da Missão Artística Francesa. Taunay chega ao Rio de Janeiro em 1816 e torna-se pintor pensionista do Reino.

Integra o grupo de pintores fundadores da Academia Imperial de Belas Artes, Aiba, e em 1820 é nomeado professor da cadeira de pintura de paisagem da Academia. No ano seguinte, após desentendimentos surgidos pela nomeação do pintor português Henrique José da Silva para a direção da Aiba, retorna à França. Seu filho Felix-Emile Taunay torna-se professor de pintura de paisagem e posteriormente diretor da Aiba, e Aimé-Adrien Taunay, o mais novo, acompanha como desenhista as expedições de Freycinet e Langsdorff.

Nicolas Antoine Taunay nasceu dia 10 de fevereiro de 1755- pa is e morreu dia 20 de março de 1830- paris [picl PAGF3rl(FS Joaquim Lebreton Chefe da Seção de Museus, Conservatórios e Bibliotecas e depois da Seção de Belas Artes do Ministério do Interior; ecretário perpétuo da classe de Belas Artes do Instituto de França e membro do Tribunato – a Assembleia Legislativa.

A restauração da casa de Bourbon em 1815 e a reivindicação de obras de artes guardadas no Louvre – tomadas pelos exércitos napoleônicos aos países invadidos – indispuseram Lebreton com o Ministério do Interior e fizeram com que se demitisse do Instituto de França. Para comandar a missão artística no Brasil, consigo, Lebreton trouxe 54 obras de arte, entre originais e cópias, pretendia vendê- las ao governo português como núcleo da futura pinacoteca da Academia do Rio de Janeiro.

No rio de Janeiro recebeu elevada pensão, foi apoiado pelo Conde da Barca, idealizador do projeto, e acolhido por D. João VI. Após a morte do Conde da Barca, em 1817, Lebreton percebeu que seu projeto de implantação da Academia de Artes demoraria ainda muito a se realizar. Cansado de lutar contra a inércia e a má vontade governamentais, retirou-se para uma chácara na praia do Flamengo, onde faleceu em 1819 aos cinquenta e nove anos. [pic] PAGF em Paris, líder do grupo de pintores, escultores e arquitetos franceses chamados por D. João VI para colaborar no desenvolvimento das artes no Brasil.

Arquiteto de grande mérito recebeu o prêm10 Roma (1799) e ganhou maior fama depois de reformar a Villa Medici, em Roma (1 803), e construir o palácio Bellevue, em Kassel, Vestfália. Mudou-se para o Rio de Janeiro (181 6), cidade de onde não mais saiu, e recebeu o título de professor de arquitetura, o primeiro oficialmente concedido no país. Foi incumbido de projetar o edifício da futura Academia Imperial de gelas-Artes (1 817) e, mais tarde, responsabilizou-se pela elaboração de projetos oficiais e privados, projetando e construindo residências particulares nas ruas do passeio, Manz e Barros, Haddock Lobo e

Catumbi, no Rio de Janeiro. Sua concepção neoclássica provocou resistências dos tradicionalistas. Projetou o edifício da praça do Comércio (1821), depois prédio da Alfândega, Segundo Tribunal do Júri, Casa França-3rasiI e, mais tarde, executou notáveis obras públicas, como a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, a primeira e a segunda praças do Comércio, o mercado da Candelária e a adaptação do Seminário São Joaquim para funcionamento do Colégio pedro II. A influência do arquiteto permaneceu por muitas décadas e suas lições orientaram vários discípulos.

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