Plano gestor
Olá! Antes de tudo, indico excelente matéria da E. M. E. I. E. F. Regina Sperfeld Sebold, sobre Projeto Político Pedagógico! “Quando a escola se preocupa em desenvolver competências, os conteúdos deixam de ser um fim em si mesmo; o professor passa de transmissor do conhecimento o facilitador da aprendizagem; a avaliação, de classificatória e excludente, se transforma em instrumento para guiar intervenções pedagógicas; e o aluno, antes passivo, Vira participante ativo na construção do próprio conhecimento’ . . UNIDADE ESCOLA Identificação a) Nome: E. M. E. l. E. b) Endereço: Rua Bahia c) CEP: 78997-000 p Id NO 638 d) Telefone: (69)33422082 e) CGC: OI 156891/0001-32 f) Horário de funcionamento (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Sendo no período matutino das 07h00min horas ate às 11h15min da manha e o período vespertino das 13hOOmin horas ate às 17h15min da tarde. esponsáveis alunos e funcionários nas primeiras reuniões do ano letivo os pais sugeriram que o professores sejam habilitados nas disciplinas que leciona visando um ensino de qualidade aos filhos e que a escola possa oferecer escolarização para a família dos respectivos alunos que desejam prosseguirem seus estudos.
A scola conta com a direção de formação especifica ao cargo que exerce. c) Grande curricular (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Grade curricular que possibilitem investir em ações que potencializam a disponibilidade do aluno para a aprendizagem e garanta condições para que a mesma prevaleça relação escolar.
Comunidade – parceria ativa entre família e todos aqueles envolvido no processo com a escola, onde juntos posamos buscar soluções para os problemas identificados e participar ativamente desta construção coletiva onde no final todos aprendem. d) Calendário escolar e demais eventos da escola. A escola oferece a pratica de esportes, onde os alunos têm oportunidade de participar do JOER (Jogos Estaduais de Rondônia), jogos inter-classes e outros eventos escolares.
A escola tem cindo destaque em vários aspectos, principalmente cultural, onde alunos elevado o nome da instituição com belissmas apresentações de sete de setembro, danças quadrilhas, poesias, teatros também foram destacados no esport Também são organizadas dentro do calendário escolar as datas para realização de reuniõe nidade escolar, visando 2 OF Os planos de ações da direção são reorganizados emestralmente, onde são ajustadas as datas para a realização de atividades da execução dos projetos a ser desenvolvimento no decorrer do ano, bem com a realização de atividade cívica e eventos culturais proporcionando assim o desenvolvimento de habilidades cognitivas com qualidade sendo no projeto de hortaliça escolar, e outros que esta sendo desenvolvido. f) Em que consiste o plano gestor (Anexo D).
Conjunto de metas e ações selecionadas pela escola, a partir de seu Plano de Desenvolvimento da escola- PDE- Escola, que serão financiadas com recursos do MEC. A gestão escolar aminha numa perspectiva democrática, respeitando as características de exigência próprias. Esta sendo efetivado observando procedimentos que promovam o envolvimento, o comprometimento e a participação das pessoas, já no inicio do ano letivo, quando se reúnem todos os setores para troca do plano de trabalho e estabelecer as diretrizes conjuntamente, nos aspectos financeiros, pedagógicos e administrativos. 4. ORGANIZAÇAO REFLEXAO Núcleos a) Direção: • Diretor. 1 ÉCNICO-ADMINISTRATIVA: OBSERVAÇÃO E 30F 10 como cidadão participativo, reflexiva e autônoma, conhecedor de seus direitos e deveres. . PROCESSO E MOVIMENTO DA ESCOLA a) Em que realidade a escola está inserida? A comunidade escolar compreende sua função social, porém enfrenta as barreiras sociais, econômicas e politicas atuais intransponíveis presentes neste momento, mas que ainda não a imobilizou por ter um quadro de profissionais comprometidos com a educação, onde estão sempre buscando inovar o trabalho para a melhoria do ensino e aprendizagem. Mediante isso temos uma escola em condições de funcionamento em todos os aspectos físico, pedagógicos, financeiro e humano. b) Que escola “ideal” queremos para os nossos alunos?
Após uma discussão coletiva e o levantamento dos dados coletados, compreendemos que a atuação desta instituição aproxima-se de concepção pedagógico progressista, critica social dos conteúdos. A partir desses dados foi traçado concepção de educação, sociedade, curricular, gestão, relação escolar comunidade, aprendizagem, ensino, relações interpessoal, que nossos alunos possam aprender com qualidade para um futuro melhor e qualificado na sociedade. c) Que tipo de cidadão queremos formar. Cidadão capaz de constr vida, de forma reflexiva educacional, evolvendo emoção, motivação, valores e atitudes o sujeito em relação ao outro, suas responsabilidades e compromissos na sociedade. e) Forma de ingresso, classificação e reclassificação.
De forma que a educação se posicione na linha de frente na luta contra todas as formas de exclusões, contribuindo para a promoção e integração de todos, repensando a construção da cidadania, não com meta a ser atingida num futuro distante, mas como pratica efetiva. f) Freqüência e compensação de ausências. Que possibilitem investir em ações que potencializam a disponibilidade do aluno para a aprendizagem e garanta condições para que a mesma prevaleça no crescimento de uma idadania melhor para um todo. 7. DIAGNOSTICO a) Eficiência do processo de ensino-aprendizagem. Contribuir para o desenvolvimento de diversas habilidades nos indivíduos, proporcionand saber sistematizado, 0 do ensino e aprendizagem. ) Administração e gestão financeira da escola. Divulgar os recursos financeiros da escola e suas respectivas aplicações; Delegar responsabilidades aos diferentes setores no levantamento das respectivas, aplicarem os recursos, priorizando as necessidades maiores. De programar a divulgação dos recursos financeiros e sua aplicação; Fortalecer a participação da comunidade na aplicabilidade dos ecursos. 8. DESENVOVIMENTO PEDAGOGICO DA ESCOLA a) processo de avaliação Avaliar é uma ação continuada, devendo para tanto, subsidiar o professor com elementos reflexivos quanto a sua prática pedagógica, é ela quem vai mostrar o caminho a ser segundo pelo professor.
Para o aluno a mesmo deve ser um instrumento de tomada de consciência uistas, dificuldades e 6 0 que estes alunos possam passar o ano letivo com qualidade do ensino-aprendizagem. d) Classes de aceleração. A equipe gestora realiza oficinas e sensibilização pedagógica, reuniões com comunidade escolar, encontros com alunos e rofessores para conselhos de classe, estudos de formação continuado reflexão da atuação profissional, a proposta pedagógica curricular, e reorganizada pelos professores e equipe pedagógica entra semestralmente, de forma que todos sintam esta aceleração tecnológica. 9. DIRETOR DA ESCOLA. a) O papel do diretor.
Em busca de mudanças que se processam na pol[tica e gestão da educação, definir rumos, objetivos, diretrizes e estratégias de ação é tarefa coletiva, seja pelo exercício da democracia direto, em que todos os envolvidos possam participar diretamente com ma ação construtivo para que juntos possamos sonar qualquer obstáculos que surgir ao caminho andado pela educação de nosso munlclpo. b) programa de desenvolvimento do trabalho do diretor. 0 projeto é de conhecer a realidade da escola e com isso detectar os principais problemas que vem dificultando a instituição de cumprir a sua função de entidade formadora de cidadão capazes de estarem no mundo como seres participativos, atuantes, críticos e conscientes de seus direitos e deveres. 12. ATIVIDADE EXTRACLASSE (PROFESSORES). ) Hora da atividade. Temos à hora de proporcionar nossa atividade assim o esenvolvimento de habilidade cognitivo com qualidade, nos torna capaz de progredir com avanço tecnológico para nossos alunos. b) HTPC- organização de trabalho pedagógico coletivo, explicitando o temário e o cronograma. Os profissionais desta instituição visando um aproveitamento no desenvolvimento de seus trabalhos reúnem-se no Inicio do ano letivo para elaboração das ações a serem realizados a finalidade de oferecer a clientela escolar a cuidar, fazendo com que os alunos se adapta com os horários e que os professores passam ser, mas criativos com seu plano pedagógico. essoas que também vem visitar e saber como é o uncionamento da escola. • Atuação e análise de suas atribuições. a) Escriturário: Tenho a função de exercer, todas as metas em função de aperfeiçoar cada vez mais e almejar oportunidade tais com cursos para que isso aconteça e ficar por dentro da tecnologia virtual do nosso pais. b) Serviços realizados na secretaria. Atendimento de pais tanto nas matrículas e durante os anos letivos. c) Análise de escrituração. Procuro esta sempre atenta com as mudanças que acontece, procuro me proporcionar da melhor forma possível para atender pais e mestre que visita nossa escola. 0 DF 10