Plano negocio

Categories: Trabalhos

0

494087 – wa – pger – sem 5 – unidade 2 – Plano de Negócios e EmpreendedorismoWeb Aula 1 Titulo: Plano de negócios Seja Bem-vindo a nossa aula web 1, da Unidade 2 aluno, nessa Web-aula abrodandaremos assuntos realacionado ao tema “Plano de Negócio”, no qual iremos explorar as suas características e funcionalidades. Indicarei algumas sugestões de leitura para que possamos explorar mais a fundo o tema tratado. Ante de iniciramos nossa aula, escolhi um vídeo que fala de planejamento:Este vídeo apresenta a falta que um menino sente de um irmão, de alguém para brincar.

Brincar sozinho não tem uita graça, não é mesmo? O garoto, então, com os recursos e ideias possíveis em sua idade, planeja a concepção de seu irmãozinho. E tem sucesso! Neste caso, aqui, ele detectou um problema, traçou um objetivo, um plano para alcançar esse objetivo e os meios e recursos para chegar até lá, mesmo sem dar a devida nomenclatura a tudo isso. Podemos chamar esse conjunto de ações de planejamento? ? fundamental você ter em mente que, para um bom aprendizado, alguns cuidados devem ser tomados: * Procure sempre um ambiente agradável para * Evite lugares barulhentos, o silêncio realizar seus estudos; juda a concentração; * Caso tenha dúvida acerca de algum termo, ou de algum conteúdo, não hesite em solicitar ajuda. Em nossa web-aula, iremos falar acerca da importância de planejar. Analise a conversa a seguir, entre o gato e a Alice (trecho de “Alice no país das maravilhas”) e reflita: você concorda com a resposta do to page -lal Studia gato?

Tenho que dizer que ele está correto. Sabe por quê? Se não sabemos para onde queremos ir, qualquer coisa que façamos ira servir, qualquer caminho chegaríamos ao nosso destino final. O planejamento de negócios é uma forma de pensar sobre o uturo de nossa empresa. I Isto para que consigamos conquistar o objetivo desejado e evitar futuros erros, incertezas e riscos. Se pararmos para pensar, vamos verificar que, diariamente, planejamos algo e que, muita vezes, não percebemos.

Vejamos alguns exemplos:Durante todo o ano, muitos de nós planejamos nossas férias. Assim, vamos fazer uma pausa e você irá pensar acerca de algumas questões: * Como foi a sensação de conquistar algo que você estabeleceu como objetivo em algum momento de sua vida? * O que você teve que fazer para obter esta conquista? * Houve obstáculos? * Como eles foram superados? Quantas vezes em sua vida você planejou? Uma viagem? O casamento? Um filho? A faculdade? Uma paquera? A compra de uma casa, um apartamento, um carro?

Existem critérios para o planejamento? Como ele ocorre? Quantas perguntas, não é mesmo? Mas pense… pense… Neste momento, imagino que sua cabeça deve estar cheia de pesamentos acerca deste objetivo que você realizou. E, com certeza, você elencou várias atividades ou ações que teve que fazer para atingir seu objetivo. Com as organizações, isto nao é diferente. As organizações também necessitam estabelecer objetivos para conquistar e, para isto, elas devem planejar. ? través da realização do planejamento e de uma excelente excuçào que as organizações vão obtendo suas conquistas. o planejamento existe p e de uma excelente excução que as organizações vão obtendo suas conquistas. O planejamento existe para que possamos organizar nossas ideias. O que é um Plano de Negócio? E estudo de viabilidade de seu Empreendimento, ou seja, analisa- se se será viável, ou não, nosso Empreendimento. Éo documento qual descreve o que você planeja fazer, qual o rumo a seguir. ? um estudo que devemos realizar com a máxima cautela, pois afinal, esse plano irá ajudar você na realização das melhores arefas essenciais para sua empresa, na qual poderá ajudar, como por exemplo: na busca de um novo sócio, fazer um empréstimo bancário, atrair investidores potenciais. “O plano de negócios é uma ferramenta de gestão usada para descrever seu negócio. Um importante documento, através do qual você consegue planejar e tomar decisões “a respeito do futuro de sua empresa, tendo como base o seu passado, sua situação atual em relação ao mercado, aos clientes e à concorrência.

Um poderoso guia que norteará todas as ações de sua empresa” (DORNELAS, 2006). ” O plano de negócio irá nos ajudar a seguir o melhor caminho, ara nos preparar para tomar as devidas decisões, quando nos defrontamos com problemas potenciais, como por exemplo, na estrutura organizacional; e quando sua empresa requer um financiamento de capital de giro. Atenção: Muitos acreditam que somente deve realizar um plano de negócios quem está abrindo um novo empreendimento. Cabe, aqui, então, esclarecer que o plano de negócios pode e deve ser utilizado por qualquer empresa, independentemente do seu porte e do seu segmento.

E não somente para a criação de um novo negoc10 3 empresa, independentemente do seu porte e do seu segmento. E ão somente para a criação de um novo negócio. Assim, uma empresa que já esteja estabelecida, e que pretenda ampliar seus negócios, pode fazer uso deste instrumento para buscar novos sócios, fazer um empréstimo, atrair novos investidores potenciais, como também na construção de uma boa imagem junto aos funcionários, fornecedores, clientes e Comunidade. fazer para atingir seu objetivo. Com as organizações, isto não é diferente.

As organizações também necessitam estabelecer objetivos para conquistar e, para isto, elas devem planejar. É através da realização do planejamento suas conquistas. O planejamento existe para que possamos organizar nossas ideias. PARA DISCUTIR:Agora, gostaria que você fosse ao FÓRUM DE DISCUSSÃO, se apresentasse e me respondesse por que escolheu o curso de Processos Gerenciais? Quais as motivações que o trouxeram até o último módulo? E, principalmente, quais são as suas pretensões profissionais e acadêmicas após a formatura? I Web Aula 2 Título: A Estrutura do plano de negócios.

Propriamente dito, podemos afirmar que nao existe uma estrutura sólida e especifica para desenvolver um plano de negócio, pois uma empresa de serviços é diferente de uma mpresa que fabrica produtos ou bens de consumo, por exemplo. Mas, qualquer plano de negócio deve constar uma sequência lógi 4DF9 de consumo, por exemplo. Mas, qualquer plano de negócio deve constar uma sequência lógica, que permita qualquer leitor do plano compreender como a empresa é organizada, seus objetivos, seus produtos e serviços, seu mercado, sua estratégia de marketing e sua situação financeira.

Estratégia de um Plano de Negócio Vamos partir para sua elaboração? http://www. efetividade. net/2007/10/10/ mo delo-de-plano-de -negocios-como-fazer-o-seu-com-efetividade/ Existem muitos conceitos de Planos de Negócios, cada um em seu próprio contexto. Vamos considerar que o Plano de Negócios é um documento que agrega e sistematiza informação prática e atualizada para a concretização de um projeto ou para a previsão e solução de seus problemas. m bom plano de negócios mistura informações sobre os processos do negócio em si (características, partes envolvidas, oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos), previsões e projeções financeiras, análise do negócio, do mercado, fornecedores, concorrentes, parceiros, previsão do fluxo de caixa, necessidades de capital… Em resumo: dados, dados, dados! Você precisa obtê-los de forma atualizada e suficientemente precisa, caso contrário, o seu plano de negócios pouco valerá. E é sobre isso que trataremos a seguir.

Lembre-se de que se trata de um documento vivo, E que uma de suas principais finalidades é convencer (a equipe, os investidores, o banco, os fornecedores, ou até mesmo os clientes potenciais) de que o seu negócio é viável e pode ser vantajoso a eles. Portanto, ao criar o seu plano de negócios, coloque o foco nestes importantes leitores, e lembre-se de incluir, de S seu plano de negócios, coloque o foco nestes importantes eitores, e lembre-se de incluir, de forma simples e fácil de encontrar, as respostas às principais dúvidas deles.

Se você não sabe quais são, eis algumas sugestões: Sobre o negócio: o que é o negócio (em uma frase! ), quais produtos e serviços serão oferecidos, quais as razões que levam a crer que será atingido o sucesso, quais são as oportunidades já existentes ou que serão criadas que você percebe e pretende explorar. Administração: quem administrará o seu negócio? Que experiência e formação essas pessoas têm? Que qualificações buscam para a equipe? Qual será a força me Mão-de-obra? Quais seus processos e remuneração? Onde eles trabalharão? Qual será a estrutura organizacional?

Qual a missão e a visão? http://crddigital. com/s/product_info. php? products_id=425&osCsid =d3401441374abb446218863f819bb285 Quanto ao mercado: quem e quantos são os clientes potenciais, onde eles estão, alguns exemplos específicos, como você os atrairá, por que eles escolheram você e não o concorrente, quem são seus parceiros e fornecedores, quem são os concorrentes, quais os fatores do sucesso atual destes concorrentes, qual o seu diferencial competitivo, qual o seu nicho, qual a sua delimitação eográfica, como você vai promover e divulgar seu negócio, como vai distribuir seu produto (logística).

Economia e finanças: fontes do capital, projeção de faturamento, investimentos e despesas para os 2 primeiros anos, projeção de fluxo de caixa mensal para o primeiro ano, volume de negócios necessário para alcançar o ponto de equilíbrio ou o resultado operacional po ano, volume de negócios necessário para alcançar o ponto de equilíbrio ou o resultado operacional positivo e em quanto tempo você espera alcançá-lo, quais as condições para começar a vender e faturar, valor do capital imobilizado em instalações equipamentos, fontes financeiras potenciais e garantias de empréstimo.

O projeto deve ser objeto de um estudo de rentabilidade, no sentido de verificar se as receitas, liquidas de despesas associadas ao projeto de investimento, compensam ou não o montante inicialmente gasto. Para facilitar a construção desse estudo, foi criado o modelo financeiro aqui incluído, capaz não só de produzir os mapas necessários, mas ainda permitir a realização de simulações. Deste modo, o empreendedor poderá assumir, a cada momento, os pressupostos que entender por convenientes e imediatamente analisar os seus efeitos na viabilidade do seu rojeto.

Atuais necessidades de fundos – especificar o total necessário para iniciar o projeto e mantê-lo durante 12 meses de operação. Descrever o percentual deste total onde será utilizado capital próprio e o percentual que deverá ser financiado. Relacione suas fontes financeiras potenciais; Política de uso dos fundos – indique como será utilizado o dinheiro do empréstimo ou dos investidores.

Nessa etapa, discrimine todos os gastos do seu projeto; Projeções Financeiras – elabore uma projeção financeira das receitas dos próximos 12 meses e cruze com os custos do projeto para conseguir o saldo final de um ano. Lembre-se de que só serão explic tadas nessa etapa as receitas, custos e despesas que estão diretamente relacionadas ao s explicitadas nessa etapa as receitas, custos e despesas que estão diretamente relacionadas ao seu projeto. http://www. spartansite. com. br/curso/sebraemg_planonegocios . tm uma grande dificuldade enfrentada é em consequência da natureza dos planos de negócio. Tratam as ideias ainda não realizadas e, assim, não podem se basear em históricos ou em estatísticas próprias para realizar sua previsão. O grande desafio é conseguir obter dados de organizações semelhantes, u extrapolar a partir de outros dados, de maneira consistente, objetiva e, principalmente, convincente De toda atenção que for necessária ao Resumo Executivo. Ele é uma das últimas partes a concluir, mas deve estar bem no início do documento.

Muitas pessoas lerão apenas o resumo e avaliarão por ele se o seu negócio vale ou nao a busca de maiores detalhes. Conquiste o leitor em cada linha do seu resumo! Fale, nele, sobre os objetivos, as razões de sucesso, e apresente os numeros principais, sem exagerar na densidade das informações. Chegamos ao fim de nossa ultima unidade, espero ter contribuído om suas expectativas relacionadas ao tema Plano de Negócio. Para saber mais sobre Plano de Negócio, Acesse o link, abaixo: http://201. 2. 114. 147/bds/BDS. nsf 1797332C6209B4B1283257368006FF4BA’ $FiIe/NT000361 B2. df Agora, sabemos que realizamos um plano de negócios em nossas vidas quase que diariamente, pois já levantamos da nossa cama, muitas vezes, pensando e planejando o que faremos durante o nosso dia de trabalho, dia de lazer. Mas não paramos por aqui, pois necessitamos nos manter informado e colocar no papel nossa criatividade, ideia e 8 paramos por aqui, pois necessitamos nos manter informado e olocar no papel nossa criatividade, ideia e fazer dela algo útil em nossa empresa ou em nosso futuro empreendimento. Pronto, agora acabou.

Esó montar o negocio? Ainda não, falta, ainda, verificar que esta sua IDEIA tem o potencial de gerar lucro financeiro. Se caso ela tenha, você podera iniciar a construção de seu PLANO DE NEGOCIOS… Referências: LOBATO, David Menezes (Coord. ). Estratégia de empresas. Rio de Janeiro: FGV, 2003 CHIAVENATO, l. Vamos abrir um novo negócio? São Paulo: Makron, 1995. LONGENECKER, Justin G. ; MOORE, carlos W. ; PEITY, J. William. Administração de pequenas empresas: ênfase na gerência mpresarial. São Paulo: Makron Books, 2004. 868p.

DORNELAS, José carlos ASSiS. Empreendedorismo: Transformando idéias em Negócios. – 3. ed. – Rio de Janeiro, 2008. 232p. PORTER, Michael E. Vantagem competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992. Indicação para leitura: DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): prática e princípios. São Paulo: Pioneira, 2003. 378P. PEREIRA, Heitor J. ; SANTOS, Silvio Aparecido. Criando seu próprio negócio: como desenvolver o otencial empreendedor. Brasília: sebrae, 1995. g

Publico externo: consumidor final

0

Publico Externo: Consumidor Final A razão de existir de toda empresa é seu cliente, portanto o consumidor final é o

Read More

Tecnologia

0

FUNDAÇÃO ARMANDO ALVARES PENTEADO FAAP pós- GRADUAÇÃO 1230 TURMA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO- SENSU EM ADMINISTRAÇAO DE MARKETING VICTOR

Read More