Poka yoke

Categories: Trabalhos

0

POKA YOKE O poka Yoke, “a prova de erros” engloba os conceitos desenvolvidos por Shingo no Sistema Toyota de Produção durante os anos 60 no Japão. Esses conceitos são aplicados desde o projeto até a implementação dos dispositivos a prova de erros. O objetivo do poka Yoke é evitar que os erros se tornem defeitos, através da eliminação de suas causas. Sendo assim, esse sistema, ao evitar que os erros aconteçam, é mais econômico, pois reduz os custos das avaliações e controles da qualidade.

Estamos falando então de um controle de qualidade com uma inspeção e 100% já que as causas dos erros são combatidas pelos dispositivos impleme citar a tomada de trê inversão da mesma. entra na posição ade OF3 Swipe p simples podemos a possibilidade de isquete, que só O Poka Yoke pode ser de duas maneiras: De controle – quando a linha de produção pára assim que a causa do erro é detectada, ou seja, o processo nao vai continuar se o mesmo possuir um erro.

De advertência – nesse caso é emitido um alarme ou sinalização para que os operadores possam tomar as devidas providências. Através de uma pesquisa em sites da Internet levantei alguns exemplos de dispositivos Poka Yoke que você poderá conhecer para ent Swipe to next entender um pouco mais e até mesmo implementar na sua empresa. Exemplos 1 – poka Yoke nos Veículos Como garantir que uma pessoa ao sair de um veiculo nao deixará farol, ar condicionado e outros equipamentos elétricos ligados?

Uma forma de evitar esse erro é: a retirada da chave só é efetuada com o desligamento do sistema elétrico do carro. 2 – Check-List O check list é um exemplo de Poka Yoke. Comandante de uma embarcação. A embarcação só sairá depôs que todos os itens estiverem verificados. É uma forma de controle, de evitar que o processo aconteça sem atender a todas as suas exigências. – Contato Físico Imagine que uma determinada peça usinada vai receber um furo em formato de cilindro de altura igual a IO centímetros e raio 0,5 centímetros em uma etapa A do processo. Depois será tratada em uma etapa B. Uma forma de realizar um poka yoke, evitando que a peça passe da etapa A para a etapa B com situação não onforme é possuir em uma outra etapa do processo (verificação) uma espécie de gabarito para testar se o furo foi realizado, usando o simples conceito do “macho” e “fêmea”.

Veja conforme a imagem a seguir. Se a máquina, por algum motivo, na etapa A, não realizar o furo, o processo automatizado deve parar na verificação antes de seguir para a etapa B. 4 – pesagem seguir para a etapa B. Uma embalagem com um produto deve conter um equipamento A, mais um Manual B, um cabo de energia C e mais um KIT de Segurança D, onde o peso total é de 2,45 Kg. Uma forma de evitar que a embalagem nao contenha todos esses itens é colocar uma balança antes da expedição, assim, a embalagem é pesada e verifica-se o peso.

Se for menor que 2,45 KG é sinal de que algum operador esqueceu algum item, se for maior é porque colocaram mais itens. 5 – Na segurança Imagine um operador que, ao controlar uma prensa, corre riscos de perder a sua mão por um descuido no processo. Uma forma de evitar esse acidente seria utilizar um acionamento da prensa utilizando as duas mãos, evitando assim, qualquer possibilidade e o mesmo se acidentar. Veja que inúmeras são as situações onde dispositivos poka Yoke podem ser aplicados .

Da mesma forma que a questão do atendimento as especificações (orientação para a qualidade) a orientação para a segurança (evitar acidentes) como visto no exemplo anterior, e também a orientação para o meio ambiente podem ser aplicados. Imagine se os carros ou outras máquinas desligassem automaticamente por um tempo após um certo nível de emissão de poluentes Fontes: http://vwm. totalqualidade. com. br 3

Características de um gerador

0

Relatório: Caracter[sticas de um gerador (TL 11. 4 A) Objectivos: * Aplicar a lei de Ohm generalizada; * Determinar a

Read More

Atividades do módulo 01 do progestão

0

Progestão Módulo I – Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Caderno

Read More