Polimeros

Categories: Trabalhos

0

Classificação dos polimeros Quanto à ocorrência: Naturais – São pol[meros que já existem normalmente na natureza. Dentre os mais importantes estão os carboidratos (celulose, amido, glicogênio etc), as proteínas (existente em todos os seres vivos) e os ácidos nucléicos (existentes no nucleo das células vivas e responsáveis pelas características genéticas dos seres vivos). Sintéticos – São polímeros fabricados pelo homem, a partir de moléculas simples. D PVC etc.

No setor de naturais (algodão, se falamos também em exemplo, o rayon. I , o polietileno, o Iarmos em fibras -. ia naylon, poliéster etc), S p iew nent page ificadas, como, por A fabricação do rayon já parte de uma macromolécula, que são as fibras naturais do algodão; a seguir, por meio de várias reações químicas, purifica-se a macromolécula e no final faz-se uma nova fiação. Resultam então fios e fibras de composição quimica idêntica à macromolécula inicial, porém, de muito melhor qualidade, que constituem o rayon.

Quanto à natureza da cadeia: Polímero de cadeia homogênea – Quando o esqueleto da cadeia é formada apenas por átomos de carbono. Polímero de cadeia heterogênea – Quando no esqueleto da cadeia xistem átomos diferentes de carbono (heteroátomos). -lal Studia … (-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-)… Mesmo que a cadeia apresente ramificações (desde que a ramificação não ligue uma cadeia à outra vizinha) o polímero continua sendo considerado linear. Ex: borracha sintética (neopreno).

Os polímeros lineares dão origem a materiais termoplásticos, isto é, plásticos que podem ser amolecidos pelo calor quantas vezes quisermos e, ao resfriarem, voltam a apresentar as mesmas propriedades iniciais. Polímero tridimensional – Quando a macromolécula se esenvolve em todas as direções, isto é, há ligações entre cadeias adjacentes, através de átomos localizados ao longo da cadeia. Esses polímeros dão origem a materiais termofixos ou materiais termoendurecentes.

No primeiro caso, pelo menos a última fase de produção da macromolécula deve ser feita simultaneamente com a modelagem do objeto desejado, pois uma vez prontos, esses polímeros não podem ser novamente amolecidos pelo calor (um aquecimento excessivo causará a decomposição até a queima do material mas nunca seu amolecimento) e consequentemente, esses polímeros não podem ser reaproveitados industrialmente a moldagem de novos objetos. Os polímeros termoendurecentes, quando prontos, só podem ser fundidos uma vez, Tipo de polimeros Termoplásticos São também chamados plásticos, e são os mais encontrados no mercado.

Pode ser fundido diversas vezes, alguns podem até dissolver-se em vários solventes. Logo, sua reciclagem é possível, característica bastante dese’ável atualmente. Sob temperatura ambiente possível, característica bastante desejável atualmente. Sob temperatura ambiente, podem ser maleáveis, rígidos ou mesmo frágeis. Estrutura molecular: moléculas lineares dispostas na orma de cordões soltos, mas agregados, como num novelo de Iá Exemplos: polietileno (PE), polipropileno (PP), poli(tereftalato de etileno) (PET), policarbonato (PC), poliestireno (PS), poli(cloreto de vinila) (PVC), poli(metilmetacrilato) (PMMA)..

Termorrigidos (Termofixos) São rígidos e frágeis, sendo muito estáveis a variações de temperatura. Uma vez prontos, não mais se fundem. O aquecimento do polímero acabado promove decomposição do material antes de sua fusão, tornando sua reciclagem complicada. Estrutura molecular: os cordões estão ligados fisicamente entre i, formando uma rede, presos entre si através de numerosas ligações, não se movimentando com tanta liberdade os termoplásticos.

Pode-se fazer uma analogia com uma rede de malha fina. Elastômeros (Borrachas) Classe intermediária entre os termoplásticos e os termorr[gidos: não são fus[veis, mas apresentam alta elasticidade, não sendo rígidos como os termofixos. Reciclagem complicada pela incapacidade de fusão. Estrutura molecular: a estrutura é similar à do termorrígido, mas há menor número de ligações entre os “cordões”. Como se fosse a rede, mas com malhas bem ais largas .

Nome, Aplicação e Estrutura de Alguns Polimeros Poliacrilonltrilo (PAN) Poliacrilonitrilo é muito utilizado na fabricação de fibras acrilicas, na indústria para a fabrica (orlon), 3 utilizado na fabricação de fibras acrilicas, na indústria para a fabricação de roupas (orlon), feltros, carpetes, tapetes, cordas [PiC] Poliestireno Quando aquece o vinilbenzeno (estireno), na presença de catalisadores, a dupla ligação é rompida, onde cada molécula fica pronta para combinar com outras duas: Vejamos: [picl O poliestireno é muito utilizado na fabricação de brinquedos, tensílios de cozinha, pentes, copos descartáveis.

Polietileno Os polímeros do etileno recebem o nome de polietilenos. Esses polímeros possuem massa molecular baixa e são ótimos óleos lubrificantes. Já os que possuem massa molecular média, são parecidos com as ceras. Os que possuem cadeia maior são bem duros e bem resistentes à temperatura. Colocando-se catalisadores especiais, temos a polimerização com uma pressão perto da atmosfera. Polipropileno O polipropileno é muito ut ricaçào de frasco de óleos de silicone, que possuem uma viscosidade que pode variar pouco com a temperatura.

Teflon (politetrafluoroetileno) A polimerização do tetrafluoroetileno contendo 50 atmosferas de pressão, na presença de catalisadores à base de peróxido, origina um produto conhecido como teflon (massa molecular de 500 000 a 2 000 OcOU). Náilon (poliamida) Náilon é um polímero obtido através da condesação do ácido adípico HOOC – (CH2)4 – COOH e hexametilenodiamina H2N (CH2)6 — NH2. Através do estiramento, os fios de náilon ficam com uma grande resistência à tração. Tem dificuldade de queima, pois possui uma ótima resistência aos agentes químicos, à óleos e ? água quente.

Como o grupo abaixo é uma ligação am[dica, considera-se o náilon como uma poliamida. O nailon é utilizado na fabricação de fibras, fechos de portas e Vulcanização da borracha natural (Good Year e Thomas Hancock) Se tratando da borracha natural, podemos dizer que ela possui algumas características “indese’áveis” , como por exemplo, no verão ela se torna pegajos o ela se torna dura e S copolimerização do eritreno junto com estireno, na presença de sódio como catalisador. b) guna – N – obtida através da copolimerização do eritreno junto com acrilonitrilo. Neopreno — é o policloropreno Dácron (poliéster) O Drácon é produzido através da condensação de ácido tereftálico junto com etilenoglicol. Ele foi obtido entre 1947-48, sendo assim usado na fabricação de fibras sintéticas com grande resistência à tração, fitas magnéticas, garrafas de refrigerante e Na medicina o drácon e o teflon tem uma grande importância, principalmente no campo da cirurgia. [pic] Saran poli (cloreto de vinilideno) O poli cloreto de vinilideno é muito utilizado na fabricação de tubos plásticos, filmes. PVC (polyvinylchloride)

Imunidade diplomática

0

FACULDADE ESTÁCIO RADIAL CURSO DE DIREITO osg AUGUSTO CONFORTO CLÁUDIA BAGGIO LIPSKI ANDRIELLI p. C. ZANELLA IMUNIDADE DIPLOMATICA CURITIBA 2012

Read More

Extrusão

0

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACEUTICAS FBT – 0201 Tecnologia de Alimentos Prop Susana Saad Prof Maricê de

Read More