Poluição sonora
SUMÁRIO NTRODUÇÃO 2 1. RETROSPECTIVA HISTORICA SOBRE A POLUIÇAO SONORA 4 1. 1 BREVE HISTORICO SOBRE POLUIÇAO SONORA NO MUNDO 5 1. 2 POLUIÇÃO SONORA NO BRASIL: SURGIMENTO E EVOLUÇÃO 6 2. CARACTERÍSTICA DA POLUIÇÃO SONORA 7 2. 1. CONCEITOS E EFEITOS…. 2. 1 . AS LEIS E INFRAÇÕES QUE REGEM A POLUIÇÃO SONORA 8 3. A POLUIÇAO SON 3. 1 -ASPECTOS GERAI 3. 2. AS CAUSAS ECO CIDADE 11 3. 3.
POLUIÇAO SONO METODOLOGIA13 CONCLUSÃ014 OF8 O ÇÃo SONORA NA R RESOLVIDO 12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15 reivindicá-los junto às autoridades competentes, uma vez que este trata dos prejuízos causados pela poluição sonora. Este trabalho também apresenta uma análise situacional do centro urbano da cidade de Buriti dos Lopes, uma vez que a mesma passou a apresentar quase os mesmos problemas dos grandes centros urbanos, como é o caso da poluição sonora que incomoda quase toda a população dessa cidade, sendo proveniente de várias fontes:clubes de festa, igrejas evangélicas, carros de sons e descargas de motos.
O estudo da poluição sonora deve como base teórica, vários autores como SANTOS( 1994), KITAMURA (1995), resolução do CONAMA, leis nos âmbitos federal, estadual e municipal, além e apostilas, livros que tratam do assunto e pesquisas feitas na internet. O presente trabalho está dividido em três capítulos com a seguinte divisão: Capitulo I -Retrospectiva Histórica Sobre A poluição Sonora; ao qual retrata como foram os primeiros problemas e ruídos surgidos em consequência da poluição sonora em alguns lugares do planeta, apesar de, não ser igual ao que conhecemos hoje, mais que prejudicava as pessoas na época.
Capítulo II – A Poluição Sonora e seus efeitos; será dado ênfase aos principais conceitos de poluição sonora, com o surgimento de leis especificas com suas infrações no que rege a onstituição federal de 1988, o que estar sendo feito para tentar amenizar essa situação e seus efeitos na população.
No Capítulo III – A Poluição Sonora Em Buriti dos Lopes, o refendo trabalho tratará de identificar os principais ruídos existentes na cidade, sua intensidade em alguns ambientes seja ele em lugares abertos ou fechados sua Intensidade em alguns ambientes seja ele em lugares abertos ou fechados, sua nocividade, a natureza do ruído, os horários Inconvenientes em que são realizados, além da falta de respeitos as normas e legislações vigente, pois em muitos casos, essa lei é otalmente ignorada, por falta de fiscalização e punição por parte de órgãos responsáveis por tal fato e até mesmo por falta do conhecimento dessa lei. que reinou de 1 588 a 1603, e que “proibia aos maridos ingleses de baterem em suas esposas depois das 22:00 h, a fim de não perturbarem os vizinhos com os gritos.
Isso tudo foram relatos de problemas sonoros que causaram muitos malefícios, mas que eram até então controlados, diferentemente da Revolução Industrial que aconteceu na Idade Moderna, para tornar o método de produção mais eficiente (rápido), devido o crescimento da população e demanda muito grande de produtos e mercadorias, mas em troca de toda essa eficiência ouve o aumento do desemprego, pois muitas pessoas foram trocadas por máquinas, ouve também o aumento da poluição ambiental e principalmente o aumento da poluição sonora, que vem a cada dia mais se evoluindo não só com máquinas industriais, mas com as máquinas de construção civil, com automóveis, aviões, aparelhos sonoros, o movimento de um elevado número de pessoas em um ambiente fechado, discotecas, shows musicais e eventos relacionados que embora não sejam de longa duração podem ser prejudiciais a populaçao.
No início quando o Brasil era habitado por índios eles já usavam os sons para se comunicar, como o som da voz (música), palmas, assobios, eles também produziam outros tipos de sons que eram decorrentes de suas ações na transformação dos elementos naturais de seu próprio uso, depois da descoberta do Brasil quando o país passou a ser mais habitado e o homem passou a viver em sociedade, passou a desenvolver suas qualidades criadoras é que o ruído se transformou em seu aliado, nos primórdios da civilização. 4DF8 Com o passar do tempo, procurando melhorar a qualidade e condições de vida já na Idade Moderna ouve a Revolução Industrial que na Inglaterra teve inicio no século XVIII e no Brasil chegou um pouco depois, na década de 1930 no governo de Getúlio Vargas.
Naquela época com o crescimento populacional, teve maior demanda de produtos e mercadorias, então o governo que trazendo a Indústria para o nosso país ia melhorar muito, pois ia haver uma produção mais eficiente e mais rápida desses produtos, barateando o preço e estimulando o consumo, até então, a indústria era nossa aliada, mas o tempo foi passando e a Indústria foi se desenvolvendo e as máquinas foram substituindo aos poucos a mão-de-obra humana, e se não astasse, trouxe consigo também muita poluição sonora que aos poucos ia contaminando-nos, lesando-nos lenta, constante e irreversivelmente. E essa poluição sonora vem sendo gerada constantemente, pois a sociedade está sendo desenvolvida dia após dia, a indústria e o comércio também estão sempre em evolução. A construção de edifícios, tem aumentado, as empresas de automóveis, de celulares, a evolução tecnologia que propicia um refinamento na produção de equipamentos como os aparelhos de som que estão cada vez melhores, com maior precisão, aguçando a audição de todos. ?? importante falar que poluição sonora não é um problema só das grandes cidades, as pequenas cidades também sofrem com o abuso injustificado desses equipamentos sonoros e que tal problema ganha contorno de problema público q S injustificado desses equipamentos sonoros e que tal problema ganha contorno de problema público que deve merecer uma atenção mais rigorosa dos órgãos públicos, em virtude das grandes consequências que ocasionam para o conjunto da sociedade. CAPITULO 2 2. CONCEITO DE POLUIÇÃO SONORA E SEUS EFEITOS 2. 1 . CONCEITO DE POLUIÇÃO SONORA O inciso III do art. 30 da Lei NO. 6. 38/81 conceitua poluição como “a degradação ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:a)prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da condições adversas às atividades sociais e econômicas;c)afetem desfavoravelmente a as condições estéticas ou sanitarias do meio ambiente;e)lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos” Edis Milaré(l)afirma que a poluição sonora é o ruído capaz de incomodar ou de gerar malefícios a saúde.
Fabiano Pereira dos Santos(2)defende que a poluição sonora exprime uma mudança das propriedades ffsicas do eio ambiente decorrente da emissão de sons que, direta ou indiretamente, independentemente de serem permitidos pela legislação, sejam prejudiciais á saúde do ser humano. Já Lurs Paulo Sirvinskas(3) entende que poluição sonora é a emissão de ruídos indesejáveis de forma continuada e em desrespeito aos níveis legais que, dentro de um determinado período de tempo, ameaçam a saúde humana e o bem-estar da coletividade. Enfim, poluição sonora “é um tipo de alteração física do ambiente que causa conjugação dos sons, causando danos a saúde e ao bem estar de alguma essoa”. É qualquer se onjugação dos sons, causando danos a saúde e ao bem estar de alguma pessoa”. É qualquer sensação de ruído indesejável”.
Sendo assim é importante saber que cada um tem um significado sobre a poluição sonora e que é por melo da audição que obviamente esse tipo de poluição chega ao ser humano, conforme as espécies de seres vivos que os emitem ou que conseguem percebê-los. 2. 2. EFEITOS DA POLUIÇAO SONORA A poluição sonora pode causar para a espécie humana, sérios problemas de saúde, como para outras espécies também. No ser humano eles vêem se destacando basicamente em eações físicas, em reações emocionais ou psicológicas. Segundo Fabiano Pereira dos Santos, as reações físicas são o aumento da pressão sanguínea, aumento do ritmo cardíaco, interrupção do processo digestivo, problema de ouvido-nariz- garganta, maior produção de adrenalina e outros hormônios.
No caso da poluição sonora mais prolongada existem ainda outros efeitos, como absenteísmo, incidência de úlcera, cefaléias, hipertensão, maior consumo de tranqüilizantes, náuseas e perturbações labirínticas. As reações emocionais ou psicológicas são ansiedade, esmotivação, desconforto, excitabilidade, falta de apetite, insônia, medo, perda da libido, tensão e tristeza. Celso Antonio Pachêco Fiorillo, diz o seguinte: Ficar surdo é só uma das consequências. O resultado pior ocorre em níveis moderados de ruído, onde lentamente vão causando estresse, distúrbios físicos, mentais e psicológicos. Acrescenta-se também que a poluição sonora e o estresse auditivo são a terceira psicologicos. auditivo são a terceira causa de maior incidência de doenças do trabalho.
Como eu Já havia citado antes a poluição sonora causa efeitos também em outras espécies, como por exemplo em nimais:segundo o zoológico a maior dificuldade de adaptação dos animais em cativeiros, decorrem principalmente do barulho que existe nas grandes cidades. Por outro lado, locais de muito ruído é mais acentuada a presença de ratos e baratas, agentes potenciais de transmissão de doenças. 2. 2. 1 CAPACIDADE DE SUPORTE A POLUIÇAO SONORA De acordo com a Organização Municipal de Saúde o limite de suporte do organismo humano à poluição sonora é de:65 dg, mas é a partir de 85 dB que o sistema auditivo passa a estar comprometido.
Especificamente os limites de intensidade são: Até 55dB não causa nenhum problema ao organismo umano. De 56dB a 75dB pode incomodar, embora nao cause malefícios à saúde. De 76dB a 85dB pode afetar a saúde Acima de 85dB a saúde será afetada a depender do tempo de exposição. Após atingir 100dB pode ocorrer o trauma auditivo que pode acarretar a surdez. No nível de 120dB ocorre a lesão do nervo auditivo, provocando zumbido nos ouvidos, tonturas e aumento do nervosismo. O ruído com intensidade de 140dB pode levar a destruição total do tímpano. Mas é muito importante lembrar que o tempo se exposição a esses ruidos contribuem multo para os efeitos da poluição sonora. 8