Prática empresarial – natura

Categories: Trabalhos

0

INTRODUÇÃO – natura A Natura é uma companhia de capital aberto desde 2004, com ações listadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Em 2006 sua receita bruta foi 19,9% superior ? registrada em 2005. No Brasil é líder no setor de cosméticos e a marca está entre as mais admiradas do mercado. Atua no setor de vendas diretas através de seus mais de 600 mil consultores.

Ao longo do tempo, a Natura construiu uma marca forte e desenvolveu um portfolio de produtos de qualidade, que atendem às necessidades de uma ampla faixa de consumidores. Atual de 900 produtos. Em seus quase 4 or sua notável capa omposto por cerca oras to view nut*ge ra tem sido guiada uma linha de produtos capaz de brigar com as concorrentes multinacionais, e através da sustentabilidade, treinando seus funcionários para pensar em maneiras de preservar o meio ambiente ou de beneficiar as comunidades de alguma forma afetadas pelas atividades da empresa.

A logística desenvolvida pela organização é a de atender plenamente a demanda de produtos e serviços, garantindo um diferencial através da flexibilidade da cadeia logística com padrões de qualidade, serviço e custo, evidenciando o seu ompromisso com o desenvolvimento sustentável para a plena satisfação de seus clientes. fossem produzidos com fórmulas naturais, de alta qualidade e a preços competitivos. Desde a sua fundação, contando com um laboratório e uma pequena loja na rua Oscar Freire, em São Paulo.

Nascida com duas paixões – pela cosmética como veiculo de promoção do auto-conhecimento e de transformação na vida das pessoas das relações humanas, cujo encadeamento permite a expressão da vida. Na trajetória da Natura, um dos pontos fortes do êxito está na opção, feita em 1974, pela venda direta. Surgiram, assim, as onsultoras Natura, participantes de um sistema hoje vitorioso não só no Brasil como nos outros países nos quals a companha mantém operações. Com elas e com lançamentos de produtos inovadores, a Natura tem conseguido avançar mesmo em períodos adversos da economia.

Nos anos 80, por exemplo, em plena “década perdida” no Brasil, a companhia cresceu mais de 30 vezes em faturamento. Ao longo do tempo, a Natura construiu uma marca forte e desenvolveu um portfolio de produtos de qualidade, que atendem às necessidades de uma ampla faixa de consumidores. Atualmente, esse portfolio é composto por cerca de 900 rodutos – nas áreas de maquiagem, perfumaria, banho, cabelos, tratamento para o rosto e corpo, higiene oral, proteção solar, entre outras. A primeira marca acompanhou a empresa desde os primeiros anos até 1989, momento de fusão das empresas que então representavam o sistema Natura.

Com a fusão, a Natura passou a reunir de forma única todas aquelas diversas faces de si mesma, que existiam sob diferentes razões sociais. Nascia à segunda marca e o segundo ciclo, com a primeira grande transformação da história da Natura. No final da década de 90, uma nova economia e um PAGF transformação da história da Natura. No final da década de 90, uma nova economia e um novo consumidor, que tende a unir estética a saúde numa busca mais equilibrada por beleza, promoveram mudanças signlficativas na Natura.

Em 2004, a Natura tem sua abertura de capital com ações negociadas no novo mercado da Bovespa e obtenção da certificação NBR ISO 14001. A Natura reafirma sua posição de liderança no setor de cosméticos e produtos de higiene e de perfumaria. Consolida-se, principalmente, como empresa comprometida com a qualidade das relações que estabelece com seus diferentes públicos – que congrega na chamada Comunidade Natura – e com a inovação e o aperfeiçoamento constante dos seus produtos e serviços, dentro de um modelo de desenvolvimento sustentável de negócios.

Em Cajamar, São Paulo, concentra a produção, logística e pesquisa, em um complexo com 81,5 mil m2 de área construída em terreno de 643 mil m2. Na unidade de Itapecerica da Serra, também em São Paulo, são desenvolvidas as atividades comerciais e de marketing. 1. 1 PERSPECTIVA DE SEU FUNDADOR nvestir na qualidade de todos os relacionamentos para construir uma empresa coesa, que saiba atrair e manter talentos profissionais, e estabelecer diálogo construtivo com as omunidades e mobilizar as melhores energias para alcançar resultados econômcos consistentes.

Tem sido assim nessas três décadas e, mais ainda, no presente, em que a Natura vive um momento especial, o lançamento de nova marca, em 2000 assinalou o início de um novo ciclo, é a terceira vez passa a se inscrever diferente, não só por meio de sua marca, mas principalmente na manifestação de suas realizações . 1. 2 VALORES E CRENÇA QUE NORTEIAM O NEGOCIO Razão de ser da natura é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem estar. Bem estar relações harmoniosas, agradáveis, do indivíduo consigo mesmo e com seu orpo.

Estar bem é a relação empática, bem sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo. Crença Natura – “A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só, tudo é interdependente, Acreditamos profundamente que na percepção da importância das relações exista a oportunidade de uma grande revolução humana na busca da paz, da harmonia, da beleza do 2006). 1. 3 OS OBJETIVOS QUE SÃO PERSEGUIDOS DESDE O INICIO As buscas permanentes do aperfeiçoamento, que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da ociedade.

No mundo, cada ser, cada organização, cada país, tem potencial para se aperfeiçoar e para aperfeiçoar suas ações, a Natura acredita que o processo de busca desse aperfeiçoamento é sempre gerador de conquistas, enriquecimento e sabedoria. O compromisso com a verdade é o caminho para o aperfeiçoamento e a qualidade das relações. Na sociedade de consumo em geral e no mundo dos cosméticos em particular, tem prevalecido o engano, o ilusório o falso, na busca do êxito a qualquer preço.

A socieda a oportunidade de viver 2. ORGANIZAÇÃO 2. 1 0 MODELO DE ORGANIZAÇÃO USADA PARA O SEU CRESCIMENTO E SUA ESTRUTURA ATUAL A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, sera uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.

O modelo adotado pela Natura é o Humanista, onde sua estrutura se enquadra no perfil de Mayo e Maslow. 2. 2 CULTURA E PODER NA ORGANIZAÇÃO A Natura é conhecida pelo invejável pacote de benefícios oncedido aos funcionários e pelo ambiente de harmonia que reina em suas unidades. 2. MEIO AMBIENTE A Natura assume que uma empresa ambientalmente responsável deve gerenciar suas atividades de maneira a identificar os impactos sobre o meio ambiente, buscando minimizar aqueles que são negativos e amplificar os positivos. Deve, portanto, agir para a manutenção e melhoria das condições ambientais, minimizando ações próprias potencialmente agressivas ao meio ambiente e disseminando para outras empresas as práticas e conhecimentos adquiridos na experiência da gestão ambiental.

As diretrizes para o PAGF s OF da Natura normas subscritas pela organização; controla-os e monitora-os em todas as fases de produção, com vistas à redução de uso de insumos de valor ambiental estratégico, à eliminação gradativa de ensaios com animais em matérias-primas para produtos cosméticos, à redução de impactos ambientais de embalagens e a pronta reparação de eventuais incidentes; promove a melhoria contínua dos processos em toda a cadeia produtiva, incorporando tecnologias limpas; trata a questão ambiental como tema transversal em sua estrutura organizacional e a inclui no planejamento estratégico; desenvolve novos negocios ou ovos modelos de negócio levando em conta os principios e as oportunidades oferecidas pela sustentabilidade. • Educação ambiental – busca disseminar a cultura da responsabilidade ambiental, individual e coletiva, entre colaboradores, equipes de vendas, fornecedores, prestadores de serviços e consumidores.

Capacita colaboradores para a prática da sustentabilidade nas atividades profissionais e estende esse compromisso às parcerias com fornecedores, inclusive por meio de cláusulas contratuais. Desenvolve ações de educação ambiental e treinamento sobre a prática da responsabilidade mbiental para colaboradores e à comunidade do entorno imediato da empresa; e participa ou apóia projetos e programas de educação ambiental voltados para a sociedade em geral. • Gerenciamento do impacto no meio ambiente e do ciclo de vida de produtos e serviços – opera sistemas de gestão ambiental com ampla identificação de riscos, plano de ação, alocação de recursos, treinamento de colaboradores e auditoria.

Foca sua ação preventiva nos processos que oferecem dano potencial ao meio ambiente, à saúde e risco à segurança de seus colaboradores, PAGF 6 processos que oferecem dano potencial ao meio ambiente, ? aúde e risco à segurança de seus colaboradores, objetivando a prevenção à poluição, e realiza regularmente atividades de controle e monitoramento. produz estudos de impacto em toda a cadeia produtiva; desenvolve parceria com fornecedores visando a melhoria de seus processos de gerenciamento ambiental. • Minimização de entrada e saídas de materiais – A Natura busca desenvolver projetos e orienta os investimentos visando a compensação ambiental pelo uso de recursos naturais e pelo impacto causado por suas atividades. Busca organizar a sua estrutura interna de maneira que o meio ambiente não eja um tema Isolado, mas que permele todas as áreas da empresa, sendo considerado a cada produto, processo ou serviço que desenvolve ou planeja desenvolver.

Isso permite à empresa prevenir-se de riscos, além de reduzir custos, aprimorar processos e explorar novos negócios voltados para a sustentabilidade ambiental, favorecendo a sua inserção no mercado. • Sem alterar seu padrão tecnológico atual, a Natura procura reduzlr o consumo de energia, água, produtos tóxicos e matérias- primas, e implantar processos de destinação adequada de resíduos. Investe na atualização de seu padrão tecnológico, isando a redução ou substituição de recursos de entrada; realiza o tratamento de efluentes e de resíduos em geral e promove o uso de matérias-primas renováveis. Possui processos para medir, monitorar e auditar os aspectos ambientais associados ao consumo de recursos naturais e à geração de res(duos, estabelecendo periodicamente novas metas.

Procura adotar práticas de bom manejo florestal na extração de ativos e na utilização sustentável de recursos naturais básicos; p PAGF 7 na extração de ativos e na utilização sustentável de recursos naturais básicos; promove a reciclagem e o reuso de materiais, o erenciamento da qualidade do ar, da água e do solo, o controle de efeitos sonoros, a redução do desperdício e privilega o uso de materiais biodegradáveis, entre outras iniciativas. 2. 4 ÉTICA A Natura tem como objetivo consolidar-se como referência na qualidade de processos e produtos na industria cosmética e alcançar “classe mundial” na qualidade dos serviços e relacionamentos, de modo a construir uma marca de excelência reconheclda por todos os seus públicos. Nesse sentido, a Política Natura de Qualidade define diretrizes para monitorar e promover a melhoria continua necessária ao desenvolvimento os negócios. Com a sua aplicação, a empresa busca superar positivamente as expectativas dos seus clientes — consumidores, Consultoras, fornecedores, acionistas, colaboradores, comunidades, governos e sociedade.

Para isso, a Natura compromete-se com: • O cumprimento da legislação aplicável à organização e a seus produtos, processos e serviços, e de acordos e princípios voluntariamente subscritos pela empresa; • A tomada de decisões sobre a qualidade a partir da visão e das necessidades do cliente, para isso adotando como princípios pró-atividade, rapidez flexibilidade, inovação e criatividade; ?? A adoção de rígidos controles de qualidade com foco na prevenção de problemas; • A busca permanente do aperfeiçoamento em todas as suas atividades e da qualidade de seus rocessos, produtos e serviços, pautando suas ações no d to sustentável. doção de fundamentos de excelência que considerem, igualmente, os compromissos que orientam a forma de a Natura atuar no mundo e de relacionar com seus públicos e as melhores práticas organizacionais, buscando alcançar o nlVel 6 Sigma; • A promoção da qualidade das relações por meio de um comportamento empresarial baseado no diálogo, na ética e na transparência. A Natura teve conhecimento sobre a veiculação, na internet, de mensagens spam acusando a empresa, de forma agressiva e distorcida, de realizar testes de laboratórios em anmais. Este tipo de comunicação é repudiada pela empresa, pois apenas visa confundir a opinião pública e nada acrescenta ao necessário debate sobre o tema.

A Natura tem sido transparente nessa questão e reafirma sua conduta de diálogo com seus públicos, entre eles as organizações de defesa dos animais. Reforçando esse compromisso, a Natura divulga, mais uma vez, a posição oficial da empresa sobre o assunto: com base nos princípios de espeito à vida, à diversidade biológlca e à ética, que inspiram o seu comportamento empresarial, a Natura torna pública a sua posição contrária à realização de testes de laboratórios em animais. Há mais de cinco anos, a empresa vem adotando diversas iniciativas para reduzir a necessidade dessa prática – em sua gestão e na de seus fornecedores – e garantir, ao mesmo tempo, a segurança dos produtos que coloca no mercado.

Como um dos resultados, desde 2003, a Natura eliminou inteiramente o uso de animais em testes de produtos cosméticos acabados. Exemplo disso é a Linha Natura Ekos, desenvolvida a artir de ativos da biodiversidade brasileira, cujos produtos não são experimentados em a ratóri ativos da biodiversidade brasileira, cujos produtos não são experimentados em animais de laboratório. Um avanço que estimula suas pesquisas voltadas ao tema. Entretanto, ainda em respeito ao bem-estar do consumidor, a Natura realiza algumas avaliações em animais, quando desenvolve ou utiliza uma nova matéria-prima, como fruto de sua vocação empresarial em inovação de produtos.

Estes testes somente são utilizados quando não há métodos alternativos capazes de fornecer uma esposta científica que elimine os riscos à saúde do consumidor. A Natura, com o objetivo de eliminar esta situação, por ora necessária, tem investido em alternativas para racionalizar os testes em animals, visando substitui-los, gradativamente, por métodos cientificamente válidos e éticos, que garantam a segurança dessas matérias-primas para o uso humano. Também com esse objetivo, a empresa criou o Comitê de Segurança de Produtos da Natura, que, entre outras funções, tem a missão de estabelecer o m[nimo de avaliações que exijam testes em animais especialmente criados para esse fim.

Como resultado desses sforços, a Natura reduziu os testes com animais em cerca de 92%, entre 1997 e 2003. A Natura utiliza-se dos critérios técnicos e científicos internacionais do g upo de estudo conhecido como “3R”_ Reduction, Refinement and Replacement (redução, refinamento e substituição), que reúne as maiores indústrias de cosméticos do mundo com o objetivo de analisar e desenvolver métodos alternativos aos ensaios com animais. É a única empresa brasileira de cosméticos que mantém o compromisso de ellmlnar inteiramente as experiências com animais até 2009, alinhando-se com a legislação européia. Também é a única a investir em te

Didática velhos e novos temas

0

José Carlos Libâneo DIDÁTICA Velhos e novos temas Edição do Autor Maio de 2002 2 INDICE Parte – Natureza e

Read More

Realidade aumentada

0

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO PROJETO

Read More