Pré, trans e pós-operatório
Cuidados enfermagem pré e pós e trans-operatório Definição de pré-operatório É o período de tempo que tem início no momento em que se reconhece a necessidade de uma crurgia e termina no momento em que o paciente chega à sala de operação. Subdivide-se em mediato (desde a indicação para a cirurgia até o dia anterior a ela) e em imediato (corresponde às 24 horas anteriores à cirurgia). Intervenções de enfermagem Atender o paciente c des psicológicas (esclarecimento ded -de Swipet page Verificar sinais vitais; Pesar o paciente; Colher material para exames conforme solicitação médica;
Observar e anotar a aceitação da dieta; Orientar higiene oral e corporal antes de encaminhar o paciente para o centro cirúrgico; Manter o paciente em jejum, conforme rotina; Fazer tricotomia conforme rotina; Orientar o paciente a esvaziar a bexiga 30 minutos antes da cirurgia; Retirar próteses dentárias, jóias, ornamentos e identificá-los; Encaminhar o paciente ao centro cirúrgico Definição de pós – operatório É o período que se inicia a partir da saída do paciente da sala de cirurgia e perdura até a sua total recuperação (sonolência); Avaliar drenagens e soroterapia;
Fazer medicações conforme prescrição; Realizar movmentos dos membros superiores ou inferiores livres se possível; Controlar a diurese; Assistir psicologicamente o paciente e os familiares; Observar e relatar as seguintes complicações: (pulmonares “cianose, dispnéia, agitação”); Urinárias (infecção e retenção urinária); Gastrointestinais (náuseas, vômitos, constipação intestinal, sede); Vasculares (Cianoses e edemas); da ferida operatória (hemorragia, infecção e deiscência) e choque.
Cirurgia Cardíaca [pic] A cirurgia do coração aberto é mais comumente realizada para doença da artéria coronariana, disfunção valvular e defeitos cardíacos congênitos. .1. Tipos de cirurgia cardíaca: 1 -Cirurgia de “transposição” da artéria coronária. 2-Cirurgia valvular. 3-Cirurgia cardíaca congênita. 1 . 2. Conduta pré – operatória/cuidados de enfermagem: Rever a doença do paciente para determinar o estado dos sistemas pulmonar, hepático, hematológico e metabólico.
Obter estudos laboratoriais pré-operatórios. Avaliar os esquemas medicamentosos; digital, diuréticos, Bloqueadores beta-adrene rópicos, anti- Preparar o paciente para os acontecimentos no período pós operatório. Avaliar estado emocional do paciente e tentar diminuir as ansiedades. Preparação cirúrgica. 1. 3. Conduta pós-operatória/cuidados de enfermagem: Garantir uma oxigenação adequada no per[odo pós-operatório imediato a insuficiência; a insuficiência respiratória é comum apos a cirurgia de coração aberto.
Empregar a monitorização hemodinâmica durante o período pós-operatório imediato, para avaliar o estado cardiovascular e respiratório e o equilíbrio hidroeletrolitico, no sentido de evitar complicações ou reconhecê-las o mais cedo posslVel. Monitorar a drenagem dos drenos torácicos mediastinais e pleurais. Monitorar rigorosamente o equilbrio hidroeletrolítico, podem ocorrer a acidose metabólica e o equilíbrio eletrolítico depois do uso de um oxigenador de bomba.
Administrar medicamentos pós-operatórios. Monitorar quanto a complicações. Instituir o marcapasso cardíaco se indicado através dos fios do marca-passo temporário. 1. 4. Intervenções de enfermagem Minimizar ansiedade; Promover uma troca gasosa adequada; Manutenção do débito cardíaco adequado; Mantendo o volume adequado de líquido; Aliviar a dor; Promover a orientação perceptiva e psicológica; Outras responsabilidades de enfermagem evitando complicações.