Prevençao e combate a incêndio

Categories: Trabalhos

0

COMBATE A INCÊNDI ALUNAS: ADRIANA, C RAIMUNDA TRA NCENDIO Prevençao e combate a incêndio Premium By DanrInraMaia MnpTa 21, 2012 4 pages TRABALHO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO I GENESIS INSTITUTO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE – GIEP CURSO: TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO SALA: 07 PROF o: CARLOS ARMISTRON DISCIPLINA: PREVENÇÃO E S. wp page OF4 A BARBOSA, COMBATE A CALOR OU ENERGIA DE ATIVAÇÃO * CONCEITOS: É uma forma de energia que é transmitida de um corpo para o outro quando, entre eles, existe uma diferença de temperatura . CALOR ESPECÍFICO – “C” É a quantidade de calor necessário para elevar de | 0 C, a massa e Ig do corpo. O calor específico de um corpo se relaciona com rapidez com que esse corpo se aquece ou se esfria, assim, corpos com baixo calor específico se aquecem ou se esfria com maior rapidez do que aqueles com alto calor específico. Denominou-se o calor especifico da água com igual a 1 C H20 = 1 cal/g0C_ * CALOR LATENTE 1200/2580 kcal/rns TRANSMISSÃO DE CALOR O calor pode ser transmitido de três modos, a saber: – Por condução; – por convecção; – Por radiação. CONDUÇÃO Ocorre no interior do meio. O calor passa de um ponto para outro sem movimentação desse meio. É o caso comum a transmissão através de sólidos. A principal característica da condução é a transferência de energia sem a simultânea transferência de matéria, ocorrendo, assim, predominantemente nos sólidos. Exemplo: a condução do calor em uma barra metálica, neste caso a energia (calor) vai sendo transmitida átomo a átomo, a barra leva um certo tempo para ter sua temperatura uniforme novamente.

A rapidez com que o calor é conduzido de uma extremidade a outra da barra vai depender de fatores tais como: comprimento da barra, diferença de temperatura entre suas extremidades, espessura da mesma e do material do qual é eita. Existem materiais que são melhores condutores que outros, tendo uma maior condutibilidade térmica. De acordo com esta propriedade podemos classificá-los em condutores e isolantes. * CONVECÇÃO O calor se transmite por partículas do meio que se movimentam de um local para outro.

Ocorre com líquidos e gases. Convecção natural (ou convecção livre) é a que acontece sem ação de agentes externos. O movimento se dá pela diferença de temperatura entre partículas. Na convecção forçada o movimento é provocado predominantemente pela ação de agentes externos como ventiladores. A convecção é a forma de transmissão do calor que ocorre principalm agentes externos como ventiladores. A convecção é a forma de transmissão do calor que ocorre principalmente nos fluidos (líquidos e gases).

Diferentemente da condução onde o calor é transmitido de átomo a átomo sucessivamente, na convecção a propagação do calor se dá através do movimento do fluido envolvendo transporte de matéria. * Radiação: A transmissão ocorre sem contado fisico entre os corpos, através de ondas eletromagnéticas de comprimentos de onda na faixa de 0,75 a 400 prn. A transmissão de energia através do espaço ? chamada radiação. Este processo de transmissão do calor não depende da presença de um meio material, podendo ocorrer através do vácuo.

A energia solar, por exemplo, chega até nós dessa forma. COMBUSTÃO É uma reação química em que qualquer material combina- se com o oxigênio contido no ar, produzindo calor e chama. Sempre ocorrendo na presença dos três elementos essenciais: COMBUSTIVEL, COMBURENTE E TEMPERATURA DE IGNIÇAO. VELOCIDADE DA COMBUSTÃO A velocidade da propagação é definida como a velocidade de deslocamento da fronteira da reação e pode ser classificada em: combustão lenta; – combustão viva; – deflagração. COMBUSTÃO LENTA É uma oxidação de baixa velocidade, não ocorrendo emissão de luz, a liberação de calor é muito fraca, sendo dissipada no meio ambiente sem criar um aumento de temperatura na área atingida. * COMBUSTÃO VIVA É uma oxidação onde há perce ão visual do deslocamento da frente de reação, p 3 COMBUSTAO VIVA É uma oxidação onde há percepção visual do deslocamento da frente de reação, porém a velocidade da propagação é inferior a 1 m/s, onde a energia desprendida na reação é parte dissipada no mbiente e parte absorvida para manter a reação em cadeia. DEFLAGRAÇÃO É uma oxidação de altíssima velocidade, superior a 1 m/s e inferior a 400m/s, onde surge o fenômeno de elevação da pressão com valores limitados entre 1 a 10 vezes a pressão inicial. CLASSIFICAÇÃO DOS INCÊNDIOS – CLASSE C Classe C: Incêndio que envolva materiais condutores que estejam potencialmente conduzindo corrente elétrica, incêndio em equipamentos elétricos energizados. Neste caso o agente extintor não pode ser um condutor para não eletrocutar o operador. Para esta classe devem ser utilizados apenas os extintores contendo ióxido de carbono e pó químico.

Ex. : MOTORES; TRANSFORMADORES; QUADROS DE DISTRIBUIÇAO; FIOS E ETC. EXTINTORES Extintor de C02 – Por ser o C02 um gás inerte, isto é, um gás que não alimenta a combustão, ele é empregado com agente extintor por abafamento, criando ao redor do corpo em chamas, uma atmosfera rica em C02 e, por conseguinte, pobre em oxigênio. O C02 é um gás mal condutor de eletricidade e, por isso, é especialmente indicado para incêndios classe “C”. O C02 é também muito usado em extintores portáteis, sendo empregado em incêndios das classes “B” e “C” 4DF4

Sete perdas da produção perda por enegia

0

Curso: Analista dos Tribunais Disciplina: Direito Civil Professor: Fábio Figueiredo Data: 07. 06. 2011 MEIOS INDIRETOS DE EXTINÇÃO DAS OBRIGAÇÕES

Read More

Pré natal

0

ntroduçao: Durante a gravidez, como em outras fases da vida, a prática de alguma atividade física, de maneira regular e

Read More