Projeto cidade limpa
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI – UESPI CAMPUS RIO MARATAOAN CURSO: LIC. PLENA EM GEOGRAFIA DISCIPLINA: ORGANIZAÇAO ESPACIAL DO PIAUI PROF. O: PAULO ROBERTO ACADEMICA: MARILIA CARVALHO ARAGAO Bloco VIII – noite Relatório referente ao Projeto Cidade Limpa, realizado nos dias 01 à 09 de junho/2011, no município de Barras-PI. O PROJETO CIDADE LIMPA Enquanto a água pod sempre aumenta.
Au lo. A situação torna-s das cidades brasileir PACE 1 ar 2 to view É lixo demais, e ele bemos onde colocá- os que, na maioria terrenos baldios ou nos “famosos” e inadequados lixões. Em todas as discussões sobre impacto ambiental, o lixo está presente, a contaminação provocada por esse material é o principal motivo pelo qual se tem dado cada vez mais importância ao tema.
Na cidade de Barras – Pl observa-se que o único método de disposição do lixo é a céu aberto, nesse sentido nota-se na área, onde o mesmo é deposltado, os impactos ao meio e a saúde. O Projeto Cidade Limpa foi criado com o objetivo de conscientização da sociedade em manter a sua cidade limpa, pois é a partir dai que a população vai entender que há uma lternativa ecologicamente correta, capaz de reaproveitar os resíduos sólidos normalmente atirados em aterros sanitários ou lixões. Esse projeto foi organizado por nós, acadêmicos do curo de Pl.
Realizou-se a partir de um Ciclo de Palestras de Conscientização sobre o Lixo e seu Ciclo, e ao término deste evento, foram colocados alguns coletores de Lixo nas principais praças de nossa cidade. Além da realização de oficinas de reciclagem. Foi um momento que mobilizou todos os participantes do pro jovem e boa parte dos graduandos do campus da UESPI de Barras. Estiveram presentes na culminância do Projeto o Professor Mestre em Geografia, Wesley Carneiro e a Professora Especialista em Meio Ambiente, Fátima.
Ao término de tudo foram expedidos certificados e logo após foi servido um fasto coquetel encerrando as atividades que chamaram à atenção de toda a população barrense. Os coletores de lixo foram doados pela AGESPISA/BARRAS que são galdes que continham produtos usados para o tratamento d’água em nossa ETA, os mesmos foram preparados pela Secretaria de Assistência Social e o Pro jovem Adolescente com ontra partida da Prefeitura Municipal.
Esse projeto é um incentivo a comunidade a proteger o meio ambiente e a melhorar a qualidade de vida. Podem ser realizados mutirões de cidadania para coleta de lixo, contribuindo assim, para a prevenção de doenças, enchentes e outros transtornos urbanos. A semente foi plantada, cabe agora o poder público olhar com bons olhos para a questão ambiental especialmente o lixo, dando continuidade ao Projeto Cidade Limpa, fazendo campanhas de conscientização na comunidade como um todo e acima de tudo agindo e dando suporte para estas atitudes.