Reciclagem
1. INTRODUÇAO Este trabalho sobre reciclagem vai abordar os mais relevantes temas sobre o assunto, dês de sobre o que se trata a reciclagem, o que ela é, a importância do ato de se reciclar, os matérias que podem ser reciclados e os impactos causados no meio ambiente se a reciclagem não ocorrer da correta maneira.
Isso tudo porque hoje em dia muito se fala sobre a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, visando esses dois pontos podemos ver que muito pode ser feito para que o mundo seja um local mais harmonioso em termos de reciclagem correta, sem desperdício e sem poluição. OF8 p ateriais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características, conceito de reciclagem é diferente do de reutilização, o reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro.
Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. A palavra reciclagem foi introduzida ao vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam e estão se esgotando. Reciclar significa = Re (repetir) + Cycle (ciclo). 3. A IMPORTANCIA DA RECICLAGEM 3. BENEFICIOS Antes de tudo podemos citar os vários benefícios da reciclagem, ela melhora a qualidade de vida das pessoas e de todo sistema ecológico, tudo fica mais limpo e o risco de se contrair doenças com essas poluições claramente diminui, ela economiza energia e matéria prima, pois os próprios objetos recicláveis são matéria prima para vários outros objetos, é um ciclo, pois reciclagem é isso, reduz a poluição como já citamos acima, e tudo fica mais “apresentável”, pois, a sujeita conse üentemente é uma poluição isual, e ela gera renda e e que esse ciclo se faz a quebrados é muito grande, e quem é afetado é o homem, acima de todos esses pontos reciclar contribui para a educação ambiental, pois dês de crianças no ensino fundamental até a pessoas no seu local de trabalho convivem com isso, com os lixos que em quase todos os locais tem, as cestas de coleta divididas por cores, e é ótimo ensinar as pessoas isso, porque alem delas estarem contribuindo para o meio ambiente estão também contribuindo para sua própria vida e a vida das próximas gerações. 3. 2 IMPORTÂNCIA A importância dessa ação, que é a reciclagem, vai alem da preseruação da natureza, ela é boa para a economia também.
Justamente porque reciclar é o ato de reaproveitar os resíduos já utilizados, variando de papel até vidros, que não são diretamente descartados após o uso, mais sm reaproveitados e convertidos em matéria prima para a fabricação de vários outros novos produtos, como por exemplo: – latas já utilizadas, retornam como novas embalagens. – garrafas velhas retornam como novas garrafas ou embalagens – plásticos descartados retornam ao nosso meio ambiente como plástico – papel usado que retorna. e o próprio lixo orgânico pode ser usado como fertilizante, contribuindo para que as safras agrícolas sejam cada vez maiores e melhores. Portanto como podemos ver, ela tem uma grande função econômica, uma que nós reutilizamos matérias primas e poupamos recursos naturais. . 3 VALOR ECONOMICO DO LIXO por mais que o lixo não seja derivado de uma relação social, ou seja, do mercado, ele tem um valor benéfico social, econômico e ambiental, porque perdem os com o lixo, então é 3 ambiental, porque perdemos e ganhamos com o lixo, então é necessário utilizar isso como algo convencionalmente econômico, orque representam um conjunto de ações e reações que vão servir para o presente e para o futuro nas áreas da economia, saúde e educação. Porque quando a gente recicla, poupamos ardores e energias que seriam usadas a mais para fabricar diversos tipos de coisas. 4. O QUE PODE E NAO PODE SER RECICLADO? 4. PAPEL – Reciclável Jornais e revistas Folhas de caderno Formulários de computador Caixas em geral Aparas de papel (retalhos a de produção) panela Tomadas Embalagem de biscoito Misturas de papel, plástico e metais 5. SEPARAÇÃO DO LIXO Os lixos reciclados não se S ados nos mesmos Mais de 200 anos. Depende de vários fatores. Latas de Alumínio – Mais de 500 anos. Vidro — Tempo Indeterminado. empo Indeterminado. Pneus – 7. QUAL IMPACTO NO MEIO AMBIENTE SE NAO RECICLAR? 7. 1 IMPACTOS NAS ÁGUAS Veremos alguns objetos recicláveis jogados nas águas, a origem deles e seus danos causados. Principalmente em praias, que é o local que em certas épocas fica mais saturado de pessoas e a maioria das pessoas jogam o lixo em qualquer lugar.
Provoca a mau digestão dos animais, e danos a saúde humana antes de descartados Local correto para ser depositado: Devem ser depositados no lixo ?mido: Higiênico. Aluminio Origem: Praias, rios, embarcações e lixo da cidade Danos causados: Pode causar problemas digestivos quando ingeridos pelos animais e um efeito abrasivo no fundo marinho Local correto para ser depositado: Deve ser depositado no lixo seco: Metais. Garrafa plástica Origem: Praias, Carregadas pelos rios e esgotos e de barcos Danos causados: Provoca grandes danos a fauna e flora marinha seco: Plástico. Isopor Origem: Praias e cidades Danos causados: Dificultam a ingestão dos animais Local correto para ser depositado: Materiais de isopor devem ser epositados no lixo seco.
Tampinha de garrafa Origem: Vêem de praias e rios pelos vetores bares e quiosques Danos causados: Alem do impacto visual, pode bloquear os tubos respiratórios e digestivos dos organismos marinhos Local correto para ser depositado: Devem ser depos tados no lixo Copo plástico Origem: Praia, barcos balneários e cidade Danos causados: Provoca o recobrimento do tecido digestivo impedindo a alimentação. seco: Plástico Potes ou garrafas de Vidro Origem: Jogados nas cidades, praias, rios e dos barcos. Danos causados: Provoca cortes e ferimentos em pessoas e animais. Canudinhos Origem: Praias, praças e cidades. Danos causados: Alem de sujar a imagem das praias, dificulta a alimentação dos animais. seco: Plásticos. Sacola plástica Origem: O lixo humano jogado nas praias, rios, cidades, esgotos e barcos. Danos causados: Parece água-viva ou alga quando boiando, e ingerida pelos animais provocando asfixia, intoxicação, impedimento de absorção de alimento. Origem: Vêem de praias e rios pelos vetores bares e quiosques.
Danos causados: Alem do impacto visual, pode provocar cortes e transmitir tétano. Palito de Picolé Origem: Praias e cidades. Danos causados: Dificultam a ingestão dos animais. Local correto para ser depositado: Materiais de madeira devem ser depositados no lixo orgânico. Pilha ou bateria Origem: Vindo das cidades e rios. Danos causados: Provoca contaminação do meio ambiente pela presença de metais pesados, Níquel, Cádmio, muito tóxicos. Local correto para ser depositado: Deve ser depositados nos locais onde são vendidos, para tratamento específico. Esgoto Origem: De casas, indústrias e fazendas sem tratamento de esgoto. Danos causados: Pode provocar a intoxicação, envenenamento e morte de plantas e animai 8