Relacoes interpessoais no ambiente de trabalho

Categories: Trabalhos

0

SUMÁRIO Conteúdo 1. INTRODUÇÃ04 2. RELAÇÕES INTERP 2. 1 COMUNICAÇÃO 2. 3 A FUNÇAO E A IVI AMBIENTE ORGANI 2. 4 TRABALHO EM E 3. CONCLUSÃ07 ors to view nut*ge M E TRABALHO 4 ICAÇAO NO 4. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 8 acontecem desvios ou bloqueios nesse fluxo. Diante disso, não resta dúvida sobre os corriqueiros desencontros no ato de se comunicar, principalmente quando se refere as organizações onde o trabalho exige constante troca de informações, tomadas de decisões corretas e desenvolver relacionamentos que integram e coordenam todas as partes. ara ue esses desencontros não ocorram os fluxos e os bloqueios precisam ser minimizados durante o processo de comunicação. O processo de comunicação se inicia através do emissor que transmite a mensagem codificada através de um canal para o receptor, que a decodifica. O processo se finda com o feedback. Sendo que o emissor e o receptor têm seu repertório cultural exclusivo e, portanto, transmitirá a informação segundo seu conjunto de particularidades e o receptor agirá da mesma maneira, segundo o seu próprio filtro cultural, vivências, emoções, toda a “bagagem” que traz consigo. 3 A FUNÇAO E A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇAO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL A comunicação tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização: controle, motivação, expressão emocional e informação. Mas sua propriedade nas organizações é solucionar problemas, gerar e facilitar a compreensão entre pessoas com diferentes pontos de vista. Bem administrada, a comunicação oferece a qualquer empresa agilidade.

Os administradores começaram a se preocupar com os aspectos “intangíveis” da organização, tais como liderança, comunicação, otivação organização, informal buscando entender o comportamento humano Iuçóes para os problemas organização, informal, buscando entender o comportamento humano e encontrar soluções para os problemas organizacionais. A comunicação no ambiente organizacional é importante por vários motivos, entre eles, porque os empregados são parceiros e quanto mais bem informados estiverem mais envolvidos com aquela empresa, eles estarão.

A comunicação interna amplia a visão do empregado, dando-lhe um conhecimento sistemático do processo. Assim, o funcionário, sabendo o que seu trabalho representa no todo da organização, qual a importância das tarefas que realiza, do que produz, o desempenhará com mais eficiência. Ela também é importante porque toda organização está inserida num mercado altamente competitivo. Com a globalização e a disseminação de novas tecnologias.

A Comunicação Interna tem uma função importante, no sentido de fazer circular as informações novas, promover o debate e a interação entre os vários segmentos da organização e, sobretudo, capacitar os uncionários para os novos desafios. Por isso, o processo de comunicação interna precisa ser valorizado e os canais que ele dispõe (jornais, boletins, intranet, murais etc) disponibilizados de forma eficaz e atrativa para que realmente cumpram sua missão de integrar todo o quadro funcional de uma organização.

Comunicar é mais que informar, é atrair, é envolver. E neste processo, todos os empregados possuem seu valor e atuam de forma a tornar uma organização bem informada ou não. Enfim, uma boa comunicação depende de toda a equipe. 2. 4 TRABALHO EM EQUIPE PAGF3rl(FS TRABALHO EM EQUIPE Não há dados que comprovem quando surgiu a idéia de reunir indivíduos em grupos em prol de um objetivo comum, mas sabe-se que esta concepção de equipe existe há muito tempo, desde que se começou a pensar no processo do trabalho.

O trabalho em equipe, portanto, pode ser entendido como uma estratégia, concebida pelo homem, para melhorar a efetividade do trabalho e elevar o grau de satisfação do trabalhador. Mas, antes de atentarmos para as questões que envolvem o trabalho em equipe e a importância do mesmo para o sucesso da rganização, é preciso diferenciar o grupo da equipe. Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. O respeito e os beneficios psicológicos que os membros encontram, em geral, produzem resultados de aceitáveis a bons.

No entanto este grupo não é uma equipe. Já Equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas. A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e o alcance das metas. O respeito aos princípios da equipe, a interação entre seus membros e especialmente o reconhecimento da interdependência entre seus membros no atingimento dos resultados da equipe, deve favorecer ainda os resultados das outras equipes e da organização como um todo. ? isso que torna o trabalho desse grupo um verdadeiro trabalho em equipe. Fazer com que todas as pessoas da organização caminhem na mesma direção não é tão difícil quanto parece. É necessário muita estratégia, objetivos definidos, comun PAGF direção não é tão difícil quanto parece. ? necessaria muita estratégia, objetivos definidos, comunicação eficaz, feedbacks constantes e lideranças compartilhadas. Um bom trabalho em equipe é determinante para o alcance dos objetivos propostos.

São notórios os benefícios que uma equipe bem afinada pode trazer para a organização. Primeiro, porque uma equipe é formada de pessoas, que trazem consigo histórias de vida e competências diferentes, mas que se relacionam. Um é bom em analisar relatórios, outro fala muito bem em público, e o terceiro tem uma boca capacidade para detectar e resolver problemas. Estas são algumas caracteristicas que, somadas, podem formar uma equipe coesa e eficiente.

CONCLUSÃO Contudo conclui-se que pequenas falhas na comunicação podem comprometer tomadas de decisões corretas e desenvolver atritos nos relacionamentos que integram e coordenam todas as partes em uma organização. Vimos que o desempenho das organizações depende das pessoas, portanto as boas relações interpessoais são as chaves para altos desempenhos corporativos e pessoais, e para que isto ocorra devem ser tomadas medidas de ambos os lados, tanto do funcionário como da empresa.

Que fonte devo usar

0

Que fonte devo usar? Cinco Princípios para a Seleção e Utilização de Fontes Por Dan Mayer Ci nco pri ncípi

Read More

A terapia sistêmica e a clínica da família

0

UNIVERSIDADE IGUAÇU CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TERAPIA FAMILIAR JORGE ALVES DE ABREU Swipe to page A TERAPIA SISTÊMICA

Read More