Relatório prático – absorção atomica
INTRODUÇÃO Espectrometria de absorção atômica, também chamada de espectrofotometria de absorção atômica, é o método de análise usado para determinar qual tativamente e quantitativamente a presença de metais. O método consiste em determinar a presença e quantidade de um determinado metal em uma solução qualquer (embora possam ser usadas amostras sólidas), usando como princípio a absorção de radiação ultravioleta por parte dos elétrons.
Os elétrons ao sofrerem um salto quântico depois de devidamente excitados por uma fonte de energia, que pode ser a chama de um gás e um comburente, como o acetileno 3. 000 graus Celsius, no caso da espectrometria de absorção atômica de chama, d voltando assim para 2011). Segundo ainda a o ar-acetileno ou o ó ors to view nut*ge da para o meio, origem (WIKIPEDIA, comburente pode rgia devolvida na forma de um fóton de luz, por sua vez, absorve a radiação ultravioleta emitida pela fonte especifica (cátodo ôco) do elemento qu[mico em questão.
Dessa forma, elétrons que estão contidos na solução, e que sofrem também um salto quântico e que não pertencem ao mesmo elemento que constitui o cátodo ôco que está sendo usado no momento, não serão capazes de ausar uma interferência, isso porque eles absorverão apenas radiação com comprimento de onda referente ao elemento químico do qual fazem parte. Quase todas as interferências encontradas na espectrocospia de absorção atômica podem ser reduzidas ou completamente eliminadas pelos seguintes procedimentos: 1.
Usar se possível, padrões e amostras de decomposição semelhante para eliminar os efeitos de matriz (ajuste de matriz). 2. Alterar a composição da chama ou sua temperatura para reduzir a formação de compostos estáveis na chama 3. Selecionar ralas de ressonância que não sofram interferência spectral de outros átomos ou moléculas e de fragmentos moleculares. 4. Separar por extração com solventes ou processos de troca iônica o elemento interferente.
Este procedimento é mais necessário na espectroscopia de emissão de chama. 5. Usar um método de correção de radiação de fundo. Entre os elementos analisados principais encontram-se: Ca, Na, K, Mn, Fe, zn, se, cd, Ph e cu. O pnnclpio fundamental da Espectrometria de Absorção Atômica consiste da técnica que envolve a medida da absorção da intensidade da radiação eletromagnética que provém de uma fonte de radiação primária,por átomos gasosos no estado undamental. ?sse fenômeno é usado pela Espectrometria de Absorção Atômica para determinar quantitativamente elementos(metais,semi-metais e alguns não metais) com uma ampla variedade biológica tais como materiais biológico(tecidos e fluidos),ambientais(água,solo,sedimentos… ),alimentos e etc. OS dois tipos de atomlzadores mais usados em AAS são a chama e o forno de grafite. Onde a Espectrometria de Absorção Atômica em chama é utilizada para nível de(mg/L) e com atomização em forno de grafite utilizada para determinação de baixas concentrações(microgramas/L).
A fotometria de chama é a mais simples das técnicas analíticas baseadas em espectroscopia atômica e é utilizada largamente em análises clinicas e controle de qualidade de alimentos, além de inúmeras outras aplicações, para averiguar a quantidade de ions de metais alcallnos e alcalino-terrosos, como o sódio. Nesse caso, a amostra contendo cát quantidade de íons de metais alcalinos e alcalino-terrosos, como o sódio. Nesse caso, a amostra contendo cátlons metálicos é inserida em uma chama e analisada pela quantidade de radiação emitlda pelas espécies atômicas ou iônicas excitadas.
Esses elementos emitem radiação eletromagnética na região do visível em uma chama argas combustlVel (GLP), que opera em uma temperatura entre 1700 e 19000 C. A fotometria de chama é, portanto, uma alternativa instrumental de baixo custo para determinação de Na+ em diferentes tipos de amostras (OLIVEIRA et ala). OBJETIVO Obter a familiarização com a técnica da espectroscopia de absorção atômica (AAS) e a sua aplicação na determinação do cobre(Cu) em amostra de água e cachaça.
Materiais – Espectro de Absorção Atômica (Unicam 939/ AA spectrometer) – Béquer Reagentes – Água destilada Soluções Padrão de Cobre (CU2+) Amostras – Cachaça Caiana PAGF3rl(F6 equipamento, será feito a otimização do sinal, onde será verificado qual a melhor posição para a lâmpada, e se ela está bem ajustada. As lâmpadas foram alinhadas para intensidade máxima (Optik einstellen), e posteriormente foi checado o caminho óptico do raio acima do queimador, e assim, selecionando o ícone “Flamme” os tipos de gases no software.
Após ligar a capela (exaustor de gases), foram abertas as válvulas de gás acetileno ajustando corretamente a pressão 0,62 bar ou 9 psi, (a pressão de acetileno que entra no aparelho deve er sempre menor que a que está circulando na linha de gás, para que o fluxo seja sempre contínuo e as leituras mais exatas e sem interferênclas. ), então, acionar o botão “Flame Ori”. Observar a chama atingir sua estabilidade, aguardando cerca de 10 minutos. Quando atingido a estabilidade da chama o cateter foi mergulhado na água destilada, onde foi ajustado no software o zero ou o branco para a análise do elemento.
Após, isso, o software pede para que seja feita a leitura do 10 padrão, então mergulhou-se o cateter no balão contendo a solução padrão de menor concentração, clicar ok. Assim que ele automaticamente marcar 0 1 a ponto na curva de calibração e pedir 0 20 padrão, repetir o procedimento descrito acima, fazer isso com todos os padrões da curva. Após ter feito a calibração do aparelho para o elemento Cobre (Cu2+), fazer a leitura das amostras. Verter um pouco da amostra para um pequeno béquer limpo, e então mergulhar o cateter na amostra, acionar o botão “Read” ou apertar a tecla “F9” do teclado do computador.
Esperar até que a leitura seja concluída, então, repetir o procedimento para a próxima amostra. Através dos valores de Absorbância encontrados para as mostras, PAGF procedimento para a próxima amostra. amostras, relacionar com os valores dos padrões e determinar a concentração do componente desejado. DISCUSSÃO E RESULTADOS [pic] Tabela 1 . Concentração de Cobre (ppm) nas soluções padrão, e suas respectivas Absorbências. [PiC] Figura 1. Curva de calibração das soluções padrão de Cobre. Abs = 0,0211 x conc. 0,0211 x conc. 0,05 = 0,0211 x conc.
Conc = 2,37 de Cu na cachaça caiana 0,38 de Cu na água por aquecedor solar) Abs = 0,008 = Conc = (aquecida I Conc. 12 15 I Abs De cu 10,043 10,109 I Amostra Padrão 1 nalíticos devido a sua alta resolução e o uso de uma única fonte de radiação, que permitem assim buscar alternativas aos problemas ligados. Percebemos também que a técnica utilizada pelo AAS é relativamente útil na análise das amostras complexas,onde suas diversas aplicações demonstram o potencial da técnica em especial a correção de fundo permitindo analise direto de amostras complexas sem maiores dificuldades.
H. PERSPECTIVA DE CONTINUIDADE OU DESDOBRAMENTO DO TRABALHO. A Espectrometria de Absorção Atômica é uma técnica utilizada para determinação de elementos nas mais diversas mostras, utiliza como base os princípios que átomos livres(estado gasoso) que são gerados em um atomizador absorvem radiação a partir de um freqüência especifica emitida pela fonte espectral.
No desenvolvimento do trabalho e nas aulas práticas podemos observar a importância em se fazer uma análise de espectrometria de absorção atômica, pois é uma técnica de baixo custo se comparado a possíveis outras utilizadas nas industrias. l. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. BORGES, L. D. Fundamentos da És ectrometria de Absorção Atomica de alta resolução. evistaanalytica