Resenha blikstein

Categories: Trabalhos

0

RESENHA BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de Comunicação Escrita. 22 ed. São Paulo: Ática, 2006, 103 p. COMO CHEGAR AO RIO DEJANEIRO? Por: Renata Delfino Rafael “Técnicas de Comunicação Escrita”, obra de Izidoro Blikstein, publicada na década de 1980, é composta por cinco capítulos, vocabulário crítico e bibliografia comentada. ? um livro de linguagem acessível na comunicação escri O autor inicia co escreve um bilhete p resewe um lugar no OF3 Swipe nentp des para problemas gerente que pedindo-lhe que ro, porém, ele nao onsegue embarcar porque seu bilhete continha vários erros gramaticais, impedindo assim que sua ideia fosse transmitida de forma correta à mente de sua secretária. Neste primeiro capítulo, “Quem não escreve bem… perde o trem! , foi possível compreender que tais erros são comuns no processo da comunicação escrita. Para sabermos se a nossa mensagem escrita está correta, temos de verificar se a resposta a essa mensagem está igualmente correta ou, melhor dizendo, se corresponde à idéia que tínhamos na cabeça e queríamos transmitir ao leitor’. Blikstein, 2006, p. 15) O livro trata ainda de várias outras questões que fazem com que a comunicação escrita seja eficaz ou não, por exemplo, -lal Studia único significado).

No capítulo II, “Segredos da comunicação escrita”, podemos observar várias dicas para se escrever bem, para que a pessoa que estiver lendo o que escrevemos, esteja entendendo o que realmente estamos querendo transmitir. Aqui o autor mostra onde o patrão errou ao redigir o bilhete, e como ele deveria ter escrito de maneira correta, para que a secretária ão tivesse que “interpretá-lo” ao lê-lo. Comunicar-se bem ou escrever bem não é luxo, nem exibicionismo, é uma questão de sobrevivência.

Neste capitulo é afirmado que para fazer com que a mensagem se torne comum ao destinatário, é necessário conhecer o repertório do mesmo. Escrever bem é tornar o nosso pensamento conhecido dos outros, ou, melhor ainda, escrever bem é tornar comum aos outros o nosso pensamento. [… ]”(Blikstein, 2006, p. 20) No capítulo III, “Estrutura e funcionamento da comunicação”, autor nos mostra que para haver uma comunicação, deve haver o remetente e o destinatário da mensagem.

Quando escrevemos uma mensagem não podemos pensar em apenas nós mesmos, é preciso que nos preocupemos principalmente com o destinatário. Enfim, nos dá conselhos e condições necessárias para valorizar qualquer mensagem: ter cuidado com estereótipos, uso adequado do veiculo, evitar redundância, etc. No capítulo IV, “Ganchos para agarrar o leitor”, Blikstein nos ensina também, como prender a atenção do destinatário. Demonstra que a leitura pode ser atraente e agradável ao leitor quando se propõe uma linguagem simples e coesiva.

As ilustrações e gravuras utilizadas, leitor quando se propõe uma linguagem simples e coesiva. As ilustrações e gravuras utilizadas, também são chaves de persuasão, induz o destinatário não apenas mergulhar na leitura, mas também a utilizá-la como aprendizado. O último capitulo é uma recapitulação do conteúdo através de uma “Receita para eficácia da comunicação escrita” (tltulo do cap. V, p. 96). Nela é esboçada do que a comunicação escrita é formada e como prepará-la para que haja uma resposta esperada. ? um resumo dos capitulos anteriores que diz que para termos uma boa comunicação, temos que fazer uso de algumas técnicas, tais como: remetente, destinatário, mensagem, código, repertório, veiculo, entre outras, e como toda boa receita devemos utilizar com bom senso e uma visão critica. por fim, Izidoro Blikstein compara o gerente, da tão citada historinha, com qualquer indivíduo que se comunica através da escrita: O gerente é um pouco de cada um de nós, seres humanos, lutando sempre por comunicar as nossas ideias e sentimentos. ? diffcil. Mas vamos tentando”. (Blikstein, 2006, p. Esse livro é excelente para pessoas que fazem uso da comunicação escrita em especial, universitários dos cursos de Comunicação, Linguistica, Letras e alguns cursos da área de Ciências Humanas e Filosofia. Aos que pesquisam e necessitam conhecer mais sobre a comunicação, este livro é uma boa introdução à análise das técnicas de comunicação escrita, é bem editado e de leitura agradável. 3

O psicopedagogo – quem é esse profissional

0

INSTITU O DE ENSINO SUPERIOR DE BRASÍLIA (IES) O PSICOPEDAGOGO – QUEM É ESSE PROFISSIONAL 1 or16 to view nut*ge

Read More

Consumidor

0

O comportamento de compra do consumidor(consumer buying behaviour) inclui muitas dimensões que são complicadas de explicar. No entanto o seu

Read More