Resistência de aterramento
Eletricidade Pré Relatório – Ensaio 6 – Medição de Resistência de Aterramento O aterramento é um sistema de proteção onde um fio interliga os componentes eletrônicos ao subsolo terrestre, por isso é dado a esse fio o nome de fio-terra. Em uma rede elétrica, existem basicamente dois fios condutores, um chamado de neutro e outro chamado de fase. O neutro tem, na teoria, um potencial elétrico de zero volt. Já o fase tem um potencial diferente de zero.
A diferença de potencial ddp) entre esses dois fios gera o que é chamado erroneamente de voltagem. Em uma rede elétrica convencional de Brasília, por Swpe to page exemplo, a diferença de 220 Volts. O fio neutro, noe ant se deve a fuga de ten Em um computador, ora neutro e o fio fase é á com zero volt. Isso os equipamentos. de tensão pode fazer com que haja corrente na parte met lica externa, podendo ocasionar choques nos usuários.
No caso de dois equipam equipamentos estarem interligados, como uma CPU e uma mpressora, essa fuga de corrente fará com que haja uma diferença de potencial entres esses dois equipamentos, causando a queima de alguma peça de um dos componentes. Como pode-se observar, a fuga de tensão pode resultar na queima de algum aparelho. O aterramento serve para eliminar essa fuga de tensão, e por conseqüência proteger os equipamentos de um estrago, e ao mesmo tempo proteger as usuários de um possível choque.
O aterramento é feito de forma que os componentes letrônicos estão ligados à Terra por meio de um fio. Em um aparelho eletro-eletrônico que precisa desse tipo de proteção, há um terceiro fio conector, o fio-terra, que será Ilgado à rede de proteção da residência onde o equipamento será utilizado. Nas redes elétricas com essa proteção, as tomadas têm três entradas, onde uma delas é a do fio terra. O sistema de fios-terra irá desembocar em uma haste cravada no solo, gerando o efeito terra e protegendo os sistemas.