Resumo do filme quase deuses
RESENHA CRÍTICA DO FILME INFÂNCIA ROUBADA Infância Roubada é um filme tocante, a história é ambientada na periferia de Johanesburgo, na África do Sul, uma cidade pobre que vive dividida em guetos e sofre com a epidemia de AIDS, que assola o pais. Relata a vida de Tsotsi, um jovem revoltado, que se transforma num marginal frio e líder de gangue. Ele e seus companheiros cometem um assalto e terminam assassinando friamente um senhor, negro, dentro do metrô. Esse fato gera um desentendimento entre ele e os integrantes da gangue, e az com que Tsotsi espanque um dos companheiros deixando- o desfigurado.
Depois disso sai transtornado por bairros de t n ut page classe média alta da nova vítima para des mulher, quando ela e va . wip nent page carro. O problema é do carro, há um beb e em busca de uma , atirando numa m casa e rouba seu banco traseiro ro leva a criança consigo, enquanto foge da policia. Tsotsl leva a criança para casa e tenta sem muita habilidade, cuidar da criança, assustado com a situação ele tenta na medida do possível, manter a criança confortável e alimentada.
Esse bebê o faz lembrar-se da mãe doente e do pai violento, que o maltratava na infância, fazendo ele se enxergar na criança e sentir vontade de mudar o rumo de sua vida, deixando no ar uma possibilidade de redenção. O personagem que é apresentado como um vilão criminoso vai aos poucos, se explicando e se humanizando. O filme é muito triste, tem uma bela fotografia e consegue através de uma boa iluminação e ambientação retratar a miséria sul-africana, Mostra o poder da vida diante da possibilidade de superação apesar das intensas relações de causa e efeito que companha a narrativa.
Foi aplaudido de pé em suas exibições e é Considerado por muitos críticos o Cidade de Deus, africano, por abordar uma temática de Violência e Pobreza, o registro do filme nos leva a fazer muitas comparações, pois a história ambientada em Johanesburgo se passa também nas nossas favelas brasileiras, dentro, é claro, de outro contexto. Crianças sendo recrutadas pelo tráfico de drogas, vivendo em meio à violência, assaltando, traficando e matando como se não tivessem mais nada a perder e a morte fosse a única saída.
CONCLUSAO No meu entendimento ambos os filmes têm a intenção de mostrar as mazelas sociais dos seus respectivos países. Acho o roteiro do brasileiro Cidade de Deus de Fernando Meirelles mais criativo, procurando falar de questões sociais e de violência através do enredo, enquanto que o impactante Infância Roubada de Gavin Hood, tem um tom de denuncia e consegue através de imagens retratar os muitos problemas contemporâneos da nova África do Sul.
Mas o filme de Gavin me impressionou multo por seu apelo humano, uma história de redenção muito bem contada, asseando pelas questões raciais, de violência doméstica e até de saúde pública quando mostra os efeitos da AIDS, naquele continente. Um filme surpreendente e emocionante! pública quando mostra os efeitos da AIDS, naquele continente. um filme surpreendente e emocionante! Há quem faça outra leitura do filme, fazendo severas críticas, como é o caso desta publicação da internet, que estou anexando ao trabalho.
INFÂNCIA ROUBADA Nota Cineclick Angélica Bito O maior destaque de Infância Roubada é o fato de que este filme ul-africano foi o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2005. Até então, pouco se havia dito sobre esta produção, evidentemente influenciado por filmes como Cidade de Deus ao mostrar a criminalidade juvenil num país de Terceiro Mundo. nfância Roubada é uma sequência de clichês. Explorando uma miséria estética, sem as soluções criativas e o roteiro de Cidade de Deus, o filme tenta emocionar o espectador de qualquer forma, mas nao consegue. O protagonista nao tem carisma algum.
Nem mesmo sabendo sobre seu passado trágico, que um ia ele foi uma criança com esperanças, o espectador consegue torcer para que ele consiga se dar bem. Muito pelo contrário: o garoto toma decisões tao estúpidas que seu destino não é mais do que o esperado. As interpretações são exageradas e a direção é pesada. Nem mesmo a favela cenográfica é capaz de enganar alguém. Resumindo: tudo em Infância Roubada dá a Impressão de ser falso e pensado demais, sempre de olho na lágrima do espectador. Pode emocionar os mais sensíveis, mas a relação mais esperada é a sensação do tempo roubado. O do público, no caso. 3