Resumo do livro o líder sem status
Líder sem status. Introdução. A história é uma parábola, que ocorre nos Estados Unidos. A historia é narrada por Black. É uma historia Ficticia elaborada pelo autor Robin Sharma CSS- Líder sem Status. Personagens: – Black (Personagem principal, narrador do livro, ex-guerrilheiro, perdeu os pais ainda novo). – Tommy (Mentor de Black e “um típico líder sem status”. ) – Anna (Camareira de um luxuoso hotel e uma dos quatro Sw. view next page professores da filoso – Ty Boyd (Ex-esquiad OF36 dos quatro professor dê , – Jackson (Um dos qu status, um bem suce jardineiro). ja de esqui e um ofia do líder sem tornou em um Jet (Um dos quatro professores da filosofia do LSS, ele é Massoterapeuta, é rico e dono de um SPA). 10 Cap. – A história de Black. “Ninguém alcança o sucesso além de suas expectativas mais ousadas a menos que comece com expectativas ousadas”. “A visão de um feito é a melhor dádiva que um ser humano pode oferecer a outros”.
O personagem principal que é também quem narra a historia, se chama Black, ele é um rapaz desmotivado com a vida e com seu emprego e um dos principais fatores para essa desmotivação é por ter perdido seus pais ainda novo, logo apos ele é enviado para o Iraque para lutar pelo seu pais EUA. Porem após o fim da posição na sociedade, sente-se sozinho em meio à multidão, mesmo tendo uma namorada a qual não da muita atenção ultimamente, ele sente-se completamente deslocado e desmotivado tanto em sua vida pessoal, como profissional.
Por fim ele resume sua historia dizendo que em um belo dia, felizmente um milagre aconteceu em sua vida, e ele termina o capitulo dizendo que ele encontra-se com 29 anos, com mais sucesso e alegria do que se pode imaginar justificando que compreendeu que maus momentos deixam as pessoas melhores, onde cada um de nós é feito para vencer e ele termina dizendo ue nas paginas seguintes contara o que lhe aconteceu para que ocorresse essa mudança fantástica de homem desmotivado para homem de sucesso. 20 Cap. Meu encontro com um mentor de liderança”. “Os dias vêem e vão como figuras ocultas e veladas, enviadas de alguma amistosa e distante parte, mas não dizem coisa alguma. E se não usarmos as dádivas que eles nos trazem, estas são silenciosamente levadas de volta” Black narra mais um dia de trabalho na livraria onde trabalha, em uma manhã de segunda feira quando é abordado por um sujeito que a primeira impressão é de ser um cara sem noção por estar sando roupas que eram uma bagunça e no pescoço um colar com as Siglas LSS.
Enfim, incrivelmente e sem poder explicar Black se interessa pelo sujeito, mesmo que de inicio pareça se tratar de uma brincadeira ou pegadinha de seus colegas de trabalho, mas não era, era simplesmente um cara com roupas excêntricas a sua frente que sabia seu nome, e Isso confundiu 36 era simplesmente um cara com roupas excêntricas a sua frente que sabia seu nome, e isso confundiu Black e ele deu atenção a esse homem que logo se apresentou como amigo do pai falecido de Black, e então inicia-se uma longa conversa a qual sse homem chamado Tommy lhe conta ser o funcionário do mês dessa rede de livraria a qual Black também trabalha, ele admite ser o funcionário do mês a cinco anos consecutivos, e para justificar ser tao bom em se tornar o funcionário do mês ele diz a Black que esta tudo relacionado a liderança, a ser um lider independente de cargo ou posição social. E assim lhe traz um conceito de uma filosofia denominada LSS. A qual ele só lhe Dara mais informações se Black concordar o encontrar as 5:00 hrs da manha do dia seguinte, lhe informou o local e disse que só assim poderia lhe dar mais detalhes sobre a liderança e como funciona filosofia do LSS. Tommy pediu a Black que prometesse que após receber todo conhecimento adquirido no dia seguinte, teria que passar esse conhecimento para o maior número de pessoas que pudesse, e foi por isso Black escreveu o livro. Black diz que sente-se vivo como nao se sentia em anos.
E revela seu sucesso declarando que atualmente encontra-se como um dos mais jovens vice- presidentes da historia de Bright Mind Books, viajando por todo o país desenvolvendo lideres, agora ele adora nao só o seu trabalho mais também a sua vida, com ótima saúde e super feliz em seu casamento com sua namorada da ?poca da guerra e com seus dois filhos, satisfeito ele pretende através do li casamento com sua namorada da época da guerra e com seus dois filhos, satisfeito ele pretende através do livro nos trazer o conhecimento que ele adquiriu com Tommy seu mentor, e quatro professores, e suas quatro filosofias para poderem se tornar um lider sem status. 30 Cap. — O triste preço da mediocridade e as recompensas espetaculares do domínio da liderança. “Só os medíocres desvanecem em seu melhor momento.
Os verdadeiros lideres estão sempre se aperfeiçoando – e levando a expectativas com seu excelente desempenho e sua ção rápida” Jean Giraudoux. Ocorre o encontro de Tommy e Black. surpreso ao se deparar em um cemitério Black teme que Tommy possa ser algum psicopata pronto para fazer mais de suas vitimas, afinal são exatamente 5:00hrs da manhã e ainda esta escuro, e principalmente por Tommy estar parado enfrente a duas covas, mesmo com todos esses medos Black decide ir enfrente pois as poucas palavras ditas por Tommy no dia anterior lhe fizeram se sentir mais vivo, e sem saber o porque Black sentia confiança naquele homem, em suas palavras, por esse motivo Black prosseguiu e foi encontrar Tommy mais a frente, diante de duas covas abertas.
Tommy continua a falar sobre como a liderança ‘nfluencia a vida de cada um, onde em todos nos existe um líder interior que quer aflorar, porem não é permitido diante da sociedade em que wvemos, Tommy diz a Black que ficar estagnado de nada adianta, devemos despertar nosso líder interior que existe dentro de nós, e com isso melhoraremos nossa visão de que cargos, e 4 36 interior que existe dentro de nós, e com isso melhoraremos nossa visão de que cargos, e status sociais não são importantes, pois enquanto se é “presidente” se tem os privilégios de um residente, mais isso pode acabar assim que você for demitido, já a liderança, você ser líder, isso nunca é tirado de você, temos que ter em mente que todo trabalho é importante e devemos realizá- lo da melhor forma que nos for possível, dando sempre o melhor de nós a cada ato que realizarmos. Ao passar essas palavras a Black, Tommy então pede para que Black pule na primeira cova e veja o que há dentro dela, com receio porem confiando em Tommy, Black faz o que lhe foi solicitado, e então pula dentro da primeira cova, encontrando dentro dela uma placa de ardósia a qual estão gravadas as eguintes palavras “os dez arrependimentos humanos”. Black as lê incentivado por Tommy, e posteriormente Tommy explica os dez itens a Black.
Após isso, Tommy pede a Black que passe para a segunda cova, e verifique o que há dentro dela, Black não percebe nada dentro da cova e Tommy lhe propõe cavar a cova ate que ele encontre algo, Black aceita e então após um período cavando a segunda cova, depara-se com uma placa de puro ouro com as seguintes inscrições “As dez vitórias humanas. ” Black novamente torna a ler os dez itens e posteriormente os itens são explicados por Tommy. Finalmente Tommy apresenta a Black à filosofia do líder sem status e revela o significado da sigla LSS (líder sem status) que tem por objetivo despertar as pessoas que toda profissão CSS (lider sem status) que tem por objetivo despertar as pessoas que toda profissão é importante, independente em que área atuamos devemos nos empenhar sempre no que fazemos, que no fim sempre seremos reconhecidos pelas coisas grandiosas que realizarmos.
Tommy então propõe a Black que conheçam os quatro professores e suas filosofias para liderar sem status nesse mesmo dia, o levando ao primeiro encontro. 0Cap. – “A primeira conversa sobre liderança: você não precisa de um cargo importante para ser líder”. “Se um homem tem o dom de varrer ruas, deve varrê-las como Michelangelo pintava como Beethoven compunha ou como Shakespeare escrevia. Deve varrê-las tão bem que todas as hostes dos céus e da terra pararão para dizer “Aqui viveu um grande varredor de ruas, que fez um bom trabalho”. – Martin Luther KingJr “O modo mais comum das pessoas abrirem mão de seu poder é pensar que não têm poder algum” – Alice Walker.
Tommy guardou a placa de ouro no porta malas de seu Porsche. Black e Tommy finalmente chegam ao local do primeiro encontro com um dos quatro professores da filosofia do LSS, o prédio é um grande e luxuoso hotel e Tommy e Black vão a encontro de Anna que é a camareira desse hotel. Chegando lá Black se emociona com a maneira que os dois se tratam, e o afeto que um sente pelo outro é evidente aos olhos de qualquer um. Anna comenta com Black como é grata a seu passado como guerrilheiro no Iraque, defendendo seu País, e lhe agradece pela coragem e por tudo que os soldados fizeram e fazem pelo EUA. Então A 6 País, e lhe agradece pela coragem e por tudo que os soldados izeram e fazem pelo EUA.
Então Anna começa a explicar como podemos ser lideres sem precisar ter um cargo importante, pelo simples fato de que quando um cara é presidente de uma empresa, ele tem regalias de um presidente, é tratado como um presidente, mais caso ele seja despedido, toda essa regalia desaparece e ele torna-se mais um homem comum, desempregado, já quando você torna- se líder, será sempre líder, sempre influenciando e servindo de exemplo para as pessoas ao seu redor. Devemos primeiramente ter a consciência de que qualquer cargo é importante, qualquer profissão é única e importante e colabora ara o bem da sociedade, por isso devemos fazer esse trabalho da melhor forma possível, dando o melhor de nós mesmos, e nos empenhando para que esse trabalho seja realizado plenamente bem.
Anna usa ainda uma ótima frase “Nada menos que o melhor de si” ela usa como exemplo ela mesma. Todos vêem camareiras apenas como mulheres que arrumam a bagunça dos hospedes, mais nao é bem assim, ela trabalhando com excelência e com liderança hoje ela vê seu trabalho como “o melhor do mundo! “, pois é disso que ela gosta de fazer, e é isso que ela faz bem feito. Ultimamente as pessoas esperam ter um bom emprego um bom argo para depois se dedicar, somente depois mostrar o seu melhor, e essa é a forma errada de se pensar, primeiro devemos batalhar, nos dedicar, empenhar para depois podermos ser reconhecidos e remunerados. Há também as pessoas que se fazem de vitima, que são a podermos ser reconhecidos e remunerados.
Há também as pessoas que se fazem de vitima, que são aquelas que se “apaixonam” pelas desculpas como, por exemplo: “Não sou o dono nem o gerente daqui por isso não posso fazer nada” ou então, “Não sou tão Inteligente assim, a ponto de gerar uma mudança diante de circunstâncias difíceis” essas pessoas estão odas erradas, estão se fazendo de vitimas e impondo limites pra elas mesmas, todos nós podemos fazer alguma coisa, todos nós independente de cargos importantes podemos fazer coisas grandiosas, basta darmos o melhor de nós para aquela atividade. Há um momento durante a conversa de Anna com Black que Tommy começa a tossir e a passa mal.
E Anna fica tao preocupada que acaba preocupando Black também. Após Black se sentir melhor Anna continua sua filosofia. Após essa explicação Anna sugere mais uma s’gla para Black, a sigla é IMAGE e representa o seguinte: VOCE NAO PRECISA DE UM CARGO IMPORTANTE PARA SER LIDER. inovação M – maestria A – autenticidade G garra E- ética. “Dinheiro, influencia e posição não são nada em comparação com idéias, princípios, energia e perseverança”. Anna explica da seguinte forma: um líder sem status deve ser inovador, ou seja, deve inovar sempre, vemos hoje que muitas pessoas de negócios perderão a centelha natural para a inovação genuína.
Ou seja, deixamos de lado nossa criatividade para fazer coisas que já existem por medo de errar, vemos isso direto quando um cantor novo regrava musicas, ou quando vemos refilma em de fi errar, vemos isso direto quando um cantor novo regrava musicas, u quando vemos refilmagem de filmes antigos, etc. Devemos ter em mente a seguinte pergunta “no que posso melhorar hoje? ‘ sempre tentando inovar e melhorar nosso desempenho. Se permita inovar, deixe sua criatividade falar mais alto que o comum, não tenha medo do novo e de mudanças. A mudança é algo normal e deve ser vista como algo bom que serve para desenvolver e aprimorar mais anda nosso trabalho. O ponto chave da maestria no trabalho é elevar as expectativas em relação a si próprio. Comprometa-se consigo mesmo a ser o primeiro, o maior, o único e absolutamente o melhor.
Espere mais de si do que os outros esperariam de você, a maioria das pessoas estabelecem padrões baixos para si mesmas, visam tão pouco, e tristemente é só isso que consegue. Devemos aperfeiçoar nosso trabalho todo dia, para podermos aprimorar e alcançar nosso talento oculto. Poucas coisas são tao agradáveis quanto saber que realizamos um trabalho com maestria. “O trabalho lhe oferece uma plataforma diária para revelar seu líder interior. É uma chance, no dia a dia, de aproveitar mais o potencial que você enterrou e despertar o relacionamento adormecido entre o que é hoje e seu melhor absoluto. Trata-se e uma oportunidade de expressar mais seu potencial criativo e muito mais sua valiosa humanidade”.
O trabalho não é um mero jeito de pagar as contas e sim uma dádiva, é um modo espetacular de ter acesso ao melhor de minha liderança, e com isso não só se tornar um ser hu modo espetacular de ter acesso ao melhor de minha liderança, e com isso não só se tornar um ser humano mais feliz, mas também fazer do mundo um lugar melhor. “Nunca foi tão importante ser digno de confiança, nunca foi tão importante ser alguém respeitado pelos outros, nunca foi tao importante cumprir as promessas que faz a colegas e clientes, unca foi tão essencial ser autêntico”. Nunca foi tão difícil demonstrar autenticidade por toda a pressão social para que você seja igual a todo mundo. O mundo a nossa volta nos bombardeia com mensagens cujo Intuito é nos fazer viver os valores dele, não o nosso. A liderança requer que você tape os ouvidos e consiga ouvir melhor a missão e o chamado dentro de você. sso nos faz lembrar das palavras do Dr.
Seuss ” Seja quem você é e diga o que sente, pois aqueles que se incomodaram não são importantes, e aqueles que são importantes não se incomodam” Isso é autenticidade. ? sentir-se realmente seguro e aprender a confiar em si mesmo, trabalhando segundo seus próprios valores, permitindo que o melhor em você aflore. É saber quem é o que quer e ter a coragem de ser você mesmo em todas as situações não só quando for conveniente, de modo que aquilo que é por dentro se reflita em seu desempenho exterior. E ser autêntico e verdadeiro consigo mesmo significa realizar seu potencial e trabalhar com todo seu fulgor, porque na realidade você é isso. “Ser você mesmo num mundo que vive tentando fazer com que você seja outra coisa é a maior de todas as realizações”. 0 DF 36